Protesto massivo na Alemanha contra TTIP e CETA

Acordos contra os povos

Cen­tenas de mi­lhares de pes­soas des­fi­laram, dia 17, em Berlim e ou­tras seis ci­dades alemãs em pro­testo contra os acordos de livre co­mércio ne­go­ci­ados pela Co­missão Eu­ro­peia.

Acordos de livre co­mércio ame­açam di­reitos so­ciais

Em Berlim, os ma­ni­fes­tantes con­cen­traram-se na praça Ale­xan­der­platz, no centro da ci­dade, des­fi­lando em di­recção ao an­tigo lado ori­ental da ca­pital alemã.

Ac­ções se­me­lhantes de­cor­reram nou­tras grandes ci­dades, de­sig­na­da­mente Co­lónia, Ham­burgo, Mu­nique, Frank­furt, Leipzig e Es­tu­garda.

A jor­nada de­correu sob o lema «Por um co­mércio mun­dial justo» e foi con­vo­cada por uma ampla pla­ta­forma in­te­grada por sin­di­catos, or­ga­ni­za­ções am­bi­en­ta­listas e também re­li­gi­osas, bem como pelos os par­tidos po­lí­ticos Verdes e A Es­querda, que se têm oposto aos tra­tados de co­mércio livre entre a União Eu­ro­peia e os Es­tados Unidos (TTIP) e o Ca­nadá (CETA).

Os or­ga­ni­za­dores cal­cu­laram em 320 mil o nú­mero de par­ti­ci­pantes nas di­fe­rentes ini­ci­a­tivas: «um sinal claro» que a pla­ta­forma «Stop TTIP» es­pera que seja en­ten­dido pelos po­lí­ticos.

«Os acordos re­pre­sentam um claro pe­rigo para a de­mo­cracia, para os pa­drões so­ciais e am­bi­en­tais no país. Por isso é pre­ciso im­pedir a sua ra­ti­fi­cação», afirmou em Berlim um porta-voz dos or­ga­ni­za­dores, ci­tado pelo jornal es­pa­nhol, El País.

Também as son­da­gens têm mos­trado que um em cada três ale­mães re­jeita aber­ta­mente o acordo de livre co­mércio com os EUA, contra menos de um em cada cinco (19%) que afirma estar a favor.

Já em oca­siões an­te­ri­ores os ale­mães mos­traram estar par­ti­cu­lar­mente atentos a esta questão. Em Ou­tubro do ano pas­sado, uma au­tên­tica maré hu­mana (mais de 250 mil pes­soas) in­vadiu Berlim com slo­gans e ale­go­rias contra o TTIP.

Mais re­cen­te­mente, em Abril, cerca de 60 mil pes­soas re­pe­tiram o pro­testo em Han­nover, nas vés­peras da vista do pre­si­dente dos Es­tados Unidos à Ale­manha.

A forte mo­bi­li­zação da opi­nião pú­blica tem tido re­flexos no com­por­ta­mento dos po­lí­ticos. No final de Agosto, Sigmar Ga­briel, vice-chan­celer, mi­nistro da Eco­nomia e pre­si­dente dos so­ciais-de­mo­cratas, ga­rantiu em en­tre­vista que as ne­go­ci­a­ções do TTIP ti­nham fra­cas­sado.

Porém, as suas de­cla­ra­ções foram re­ce­bidas com des­con­fi­ança e de­pressa foram apon­tadas con­tra­di­ções ao go­ver­nante. Entre os car­tazes em­pu­nhados pelos ma­ni­festa-se podia ler-se: «Ga­briel vilão, en­ga­naste o povo», numa alusão à sua po­sição fa­vo­rável ao acordo com o Ca­nadá (CETA), a qual aliás está a di­vidir o seu par­tido.




Mais artigos de: Europa

Revés para Merkel

A União De­mo­crata Cristã da chan­celer An­gela Merkel e os so­ciais-de­mo­cratas re­cu­aram nas elei­ções re­gi­o­nais que de­cor­reram, dia 18, em Berlim.

Luta prossegue em França<br>contra lei do trabalho

Mais de uma centena de manifestações, greves nos correios, transportes públicos, na Air France e no audiovisual marcaram a 14.ª jornada de luta contra a contestada reforma laboral. Pela manhã do dia 15, grandes desfiles arrancaram nas principais cidades. Em Paris, cerca de 40 mil...

Acordos com Marrocos inaplicáveis<br>ao Sara Ocidental

O advogado-geral do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), Melchior Wathelet, considera que «o Sara Ocidental não faz parte do território de Marrocos e que, por conseguinte, nem o acordo de associação nem o acordo UE-Marrocos de liberalização são...

Parlamento britânico denuncia intervenção na Líbia

A intervenção militar britânica na Líbia em 2011 baseou-se em «falsas premissas», consideram deputados britânicos num relatório publicado, dia 14, que faz fortes críticas ao antigo primeiro-ministro, David Cameron. A Comissão dos Negócios...

Combata-se as desigualdades!

Terminou na passada semana a discussão no Parlamento Europeu, que reuniu a Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais e a Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Género, de um relatório «Sobre a criação de condições...