Editorial
Opinião
Crónica Internacional

O consenso de Bruxelas

Os recentes desenvolvimentos na União Europeia são elucidativos da profundidade e persistência da crise que afecta o...
PCP

Juntar com o bico<br>e espalhar com as patas

O saldo do que aconteceu na última semana, depois do apressado anúncio feito pelo BE e confirmado pelo PS a propósito do imposto sobre o património imobiliário de valor elevado, confirma que posturas e critérios errados não se limitam apenas a criar dificuldades a boas medidas que podem ser tomadas, oferecem ainda de bandeja a outros (neste caso a PSD e CDS) a oportunidade de branquearem as suas opções.

Actual

Barroso vulgaris de Lineu

Carl Linneus foi um botânico , zoólogo e médico sueco do século XVIII criador da classificação e...
Actual

O anúncio

A dirigente do CDS Assunção Cristas foi recentemente ao distrito de Aveiro apresentar a sua candidatura à Câmara...
Actual

A Cultura no OE

O debate de qualquer OE é um debate de números. Mas se há área em que esses elementos quantitativos são...
A talhe de foice

Não se enxerga

No mesmo dia em que estava anunciada a rentrée do PS, o PSD inventou uma «Festa da Beira Baixa» para antecipar palco a...
Em Foco
PCP

Rumo alternativo para o País

O PCP inicia no dia 29 uma acção nacional de esclarecimento e mobilização em torno das questões do emprego, dos direitos, da produção nacional, da soberania.

Efectivar o direito à mobilidade

O PCP quer que o «Andante» seja considerado o passe social intermodal da Área Metropolitana do Porto, válido para todos os transportes públicos da região.

Desenvolver a Serra da Estrela

O PCP defende um novo rumo para a Serra da Estrela, capaz de aproveitar os seus valiosos recursos em prol do desenvolvimento regional e da justiça social.

Um avanço para alargar

Militantes comunistas têm estado junto a escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico de todo o...

Ensino Superior não é mercadoria

O PCP vai lançar uma campanha pública contra a possibilidade de transformação da Universidade de Coimbra em Fundação de direito privado.

Defender o carácter público

O PCP está empenhado em defender e valorizar o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), no distrito de Aveiro, e assume-se como o...

PCP questiona UE sobre Síria

O deputado do PCP no Parlamento Europeu João Ferreira pretende saber se a Alta Representante da UE para a Política Externa...
Trabalhadores

Com a luta eles movem-se

O desinvestimento e outras medidas do governo PSD/CDS que faziam parte da política de privatização do transporte público provocaram problemas aos trabalhadores, aos passageiros, às próprias empresas e ao País, que precisam de soluções urgentes, exigidas nos últimos dias em iniciativas públicas da Fectrans/CGTP-IN, das CT e do movimento de utentes.

«Grande mentira» da Aphort

O Sindicato da Hotelaria do Norte acusou a associação patronal Aphort de cometer uma «grande mentira», quando reagiu a um protesto declarando que nenhum hotel do Porto tinha negado aumentos salariais.

Algarve recusa destino precário

Numa tribuna pública, em Faro, a CGTP-IN denunciou o crescimento contínuo do trabalho precário na região e desferiu argumentos que liquidam a tese de que a elevada precariedade se justificaria pelo pendor sazonal da economia.

TAP na rota errada

Um pedido urgente de reunião foi endereçado ao ministro do Planeamento e das Infra-estruturas pelo Sindicato dos Trabalhadores...

Contra fundação na Nova

No momento da visita do primeiro-ministro e do ministro do Ensino Superior e da Ciência à Faculdade...
Nacional

Desespero no sector do leite

A crise no sector do leite continua sem fim à vista, devido aos baixos preços pagos na produção, às penalizações que são aplicadas pelos compradores e aos elevados preços dos factores de produção.

Pôr termo às injustiças

José Luís Ferreira, deputado do PEV, entregou na Assembleia da República, no dia 6, uma pergunta em que questiona o...
Europa

Acordos contra os povos

Centenas de milhares de pessoas desfilaram, dia 17, em Berlim e outras seis cidades alemãs em protesto contra os acordos de livre comércio negociados pela Comissão Europeia.

Revés para Merkel

A União Democrata Cristã da chanceler Angela Merkel e os sociais-democratas recuaram nas eleições regionais que decorreram, dia 18, em Berlim.

Internacional

EUA minaram trégua na Síria

Os governos sírio e russo negam a autoria do ataque a um comboio humanitário, próximo de Alepo, ocorrido já depois do fim de um cessar-fogo violado pelos EUA e por «grupos rebeldes» apoiados por estes.

Guerrilheiros da paz

Termina amanhã a Conferência das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo, na qual as bases guerrilheiras devem aprovar o acordo de paz com o governo colombiano, anunciado a 24 de Agosto.

PCP saúda PAIGC

O PCP esteve representado na comemoração dos 60 anos da fundação do Partido Africano da Independência da...
Temas

Os baldios são do povo

Esta semana esteve em debate na Assembleia da República o Projecto-Lei do PCP (em conjunto com projectos do PEV, do PS e do BE) que revoga a Lei dos Baldios em vigor (Lei 68/93, alterada pela 72/2014), «devolvendo os baldios aos povos». Foi aliás esta a expressão que alguns órgãos de comunicação social usaram para titular as notícias sobre o assunto.
Porque a expressão é rica de simbologia e conteúdo, aqui ficam algumas ideias que, sem esgotar o tema, procuram contribuir para um debate político e ideológico muito sério, que seguramente se prolongará para lá deste processo e do seu desfecho.

Argumentos
TVisto

Na floresta de enganos

Como é sabido, enganos há muitos por esse mundo fora, ainda que para estas duas colunas interessem sobretudo os enganos que...
Memória
Aconteceu

Crise penalizou os mais pobres

A quebra média de rendimentos verificada em Portugal entre 2009 e 2014 situou-se em 116 euros mensais (12%), mas os mais pobres...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Soluções...

A semana em resumo

Frases

“Na Europa temos de construir não um muro de xenofobia e racismo mas um muro de...