Editorial
Opinião
PCP

SIRP: é tempo da sua refundação democrática

Os desenvolvimentos recentes comprovam a análise do Partido: o Sistema de Informações da República (SIRP) padece de uma doença crónica, em agravamento. É um quadro clínico perverso e difícil, nascido de um conflito congénito com o regime democrático constitucional e com surtos contagiosos na vida do País. O SIRP é hoje democraticamente irreformável.

 

Actual

A montanha sagrada

A dívida pública portuguesa atingia no final de 2015 mais de 230 mil milhões de euros e é uma das maiores do...
Actual

Marco de Correio

Já não é fácil encontrar os célebres marcos de correio, estruturas cilíndricas, de cor vermelha,...
Actual

Os indignados

O incómodo que a contratação de Durão Barroso pelo Goldman Sachs está a suscitar nas instâncias da...
A talhe de foice

Golpes

A estranha tentativa de golpe de Estado ocorrida na Turquia teve duas consequências imediatas. Uma, escancarou o caminho ao...
Crónica Internacional

«Prenda de Deus»

Os acontecimentos na frente internacional sucedem-se a um ritmo quase alucinante no que vai deste verão quente setentrional. Bastaria...
Em Foco

Defender e valorizar <br>a produção nacional

Jerónimo de Sousa esteve nas ilhas açorianas do Faial e do Pico, nos dias 15 e 16, a participar em reuniões e visitas e em iniciativas com militantes do Partido e apoiantes da CDU. A acompanhá-lo esteve o primeiro candidato da coligação PCP-PEV às eleições regionais de Outubro, Aníbal Pires.

PCP

Acção em defesa da CGD

O Partido iniciou na segunda-feira uma acção de contacto sob o lema «A Caixa Geral de Depósitos (CGD) ou é pública, ou não é nacional».

Só a luta garante direitos

Num comunicado dirigido aos estivadores, o PCP sublinha que a força para melhorar salários e condições de trabalho reside nos trabalhadores, na sua unidade e luta.

Novos combates, <br>o compromisso de sempre

Jerónimo de Sousa garantiu no domingo, 17, numa festa realizada na Foz do Arelho, que o Partido só votará favoravelmente o Orçamento do Estado para 2017 se ele não reverter direitos dos trabalhadores.

Consolidar e conquistar <br>com a luta

Das reuniões das direcções das organizações regionais de Lisboa, Algarve e Leiria, realizadas recentemente, saiu a determinação em reforçar a organização e intervenção partidárias e a luta dos trabalhadores e das populações.

Resistir na Portway

O PCP denuncia a chantagem que está a ser exercida sobre os trabalhadores da Portway para que adiram ao «acordo de...

A impunidade compensa?

O Governo está a preparar-se para alterar a lei no sentido de legalizar a operação da plataforma Uber, prejudicando...

PCP recebeu AHRESP

O PCP recebeu, no dia 14, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal/AHRESP, com a entrada...
Trabalhadores

Luta em alta no Algarve

Um abaixo-assinado, com mais de 900 assinaturas, foi entregue à associação patronal da hotelaria algarvia, e ocorreram acções de luta num hotel de Vilamoura e no Inatel, em Albufeira.

Triumph passa responsabilidade

Com a «doação» da fábrica de Sacavém, a multinacional Triumph visa aliviar as suas responsabilidades para com os trabalhadores, acusou o Sindicato dos Têxteis do Sul, após uma reunião com o patrão da multinacional.

Mobilização nos transportes

Representantes dos trabalhadores das empresas públicas de transporte de passageiros decidiram preparar acções, algumas em conjunto com utentes, para exigir medidas urgentes que parem a degradação do serviço.

Plenários nos hospitais

Para preparar a participação na greve nacional de dias 28 e 29 e analisar outras acções de luta, o SEP/CGTP-IN...

Precariedade no aeroporto

A União dos Sindicatos de Lisboa (CGTP-IN) decidiu promover ontem uma tribuna pública no aeroporto...

Visita de deputados à CP

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do...

Greve na CarrisTur

Amanhã, 22, os trabalhadores da CarrisTur vão realizar uma greve de 24 horas, estando marcada uma marcha, às 10 horas,...

Posição das CT da banca

«Não podem ser os trabalhadores a pagar pelos erros das administrações», afirmam as comissões de...

IEFP sem explicação

«Continua a falta de explicação do IEFP para o mistério do recuo do número de desempregados registados,...
Assembleia da República

Maior justiça na renda apoiada

O Parlamento aprovou, dia 7, em votação final global, com os votos favoráveis do PCP, PEV, PS e BE e os votos contra do PSD e do CDS, o texto do grupo de trabalho de Habitação que introduz maior justiça social no regime de arrendamento urbano apoiado.


Só o controlo público defende o País

O PCP reiterou a necessidade do controlo público do sistema financeiro, entendendo que essa é a única forma de garantir a salvaguarda do interesse nacional.

 

Malabarismo e mentiras

A marcar este debate sobre a Banca esteve a acusação ao anterior governo PSD/CDS de que ocultou a verdadeira...
Nacional

Reclamações ao Governo

Os vitivinicultores do Douro reclamaram, domingo, em Peso da Régua, apoios excepcionais para colmatarem os prejuízos causados na vinha e um aumento do benefício nesta vindima.

Amputados desesperam <br>nos Capuchos

O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) questionou o Ministério da Saúde sobre a recusa de assistência a pessoas amputadas encaminhadas pelo Serviço Regional de Saúde dos Açores para o Hospital dos Capuchos, em Lisboa.

Mobilidade condicionada

A Câmara do Seixal exige da Transportes Sul do Tejo (TST) o cumprimento integral das carreiras previstas e a reposição das carreiras retiradas.

Taxistas indignados

Numa posição conjunta, divulgada no dia 14, a Federação Portuguesa do Táxi (FPT) e a...

Buzinão

Para hoje, quinta-feira, a partir das 8 horas, está previsto um buzinão na Ponte 25 de Abril. O protesto, promovido pela...
Europa

Os apoios ocultos ao terrorismo

Um relatório parlamentar britânico, divulgado dia 12, indica que o grupo terrorista «Estado Islâmico» (EI) recebeu apoio financeiro de países do Golfo Pérsico.

Vigilância global

A Comissão Europeia anunciou, dia 12, a entrada em vigor do novo quadro jurídico que regula a transferência de dados pessoais de cidadãos de países membros da UE para os Estados Unidos.

PCP condena atentado de Nice

O PCP emitiu no dia 15 uma nota de imprensa onde expressa a sua condenação pelo acto terrorista perpetrado na véspera...

PCP na Alemanha e Catalunha

O PCP participou nas festas do Partido Comunista Alemão (PCA) e dos Comunistas da Catalunha, recentemente...

Deputado do PCP visita Cuba

O deputado do PCP no Parlamento Europeu e membro da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-America (EUROLAT),...

Pragas, impasse e fuga

1. Passaram quatro semanas desde o referendo no Reino Unido. Estranhamente, o pré-anunciado apocalipse em...
Internacional

Imensa purga na Turquia

Após a tentativa de golpe de Estado militar de sexta-feira, 15, está a ser levada a cabo pelas autoridades turcas uma imensa purga que inclui a detenção ou o afastamento de milhares de militares, polícias, magistrados e funcionários públicos.

Polisário elegeu novo presidente

Brahim Ghali foi eleito secretário-geral da Frente Polisário e presidente da República Árabe Saarauí Democrática (RASD). Cabe-lhe continuar a luta pela independência, contra a dominação marroquina.

Temas

Património Natural:<br>do papel do Estado às tarefas do Partido

Ao longo do século passado, um desenvolvimento demográfico e tecnológico sem paralelo veio pôr a descoberto as limitações em recursos e sistemas naturais de produção e regulação ecológica indispensáveis à vida humana. Os mecanismos de acumulação capitalista, baseados na apropriação da mais-valia e orientados para a disputa territorial por processos imperialistas, orientam-se agora para a especulação com bens básicos para a sociedade, como a água, o solo, a floresta ou a energia.

Argumentos
TVisto

A Frente Leste

Na passada segunda-feira, por volta da hora de jantar, a TVI24 transmitiu mais uma reportagem no âmbito da sua rubrica...
Sociedade

«El Condor Pasa»

Um senhor alemão, com ar de instalado na vida e decerto tendo, no seu amplo escritório, obras de...
Defesa Nacional

Os problemas avolumam-se

Sobre as malfeitorias do governo PSD/CDS no que respeita aos militares, já tudo foi dito: desde as...
Memória
Festa do Avante!

Moldar o futuro <br>com as próprias mãos

Com um papel cada vez mais destacado na construção, divulgação e realização da Festa do Avante! (como aliás em toda a actividade do Partido), a Juventude Comunista Portuguesa assegura aí um espaço próprio, concebido, construído e mantido pelos jovens comunistas e por muitos amigos – a Cidade da Juventude. A constante animação, os debates e exposições sobre problemas e reivindicações da juventude e o Palco Novos Valores, onde actuarão os 10 vencedores do concurso de bandas e mais três grupos convidados, são motivos de sobra para justificar uma visita atenta e demorada a este espaço ímpar.

Em festa para a Festa

A JCP organiza novamente este ano o Comboio da Festa do Avante!, que assume ser uma forma «confortável, barata e cómoda de chegar à Festa». Além disso, promete,vir no comboio é «vir já em festa para a Festa».

Criolo na Festa

O rico e diversificado cartaz musical da Festa do Avante! conta com um novo artista, o brasileiro Criolo, nome...
Aconteceu

Ciclistas no pódio

O ciclista Ivo Oliveira sagrou-se vice-campeão europeu ao terminar em segundo lugar a prova de perseguição individual...

Faleceu Jorge Veiga

Jorge Veiga, antigo vice-reitor da Universidade de Coimbra, faleceu, dia 9, aos 81 anos de idade. Universitário brilhante,...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP  ...

A semana em resumo

Frases

“Eu apostei o meu dinheiro no brexit. O comissário da Estabilidade Financeira da...