Editorial

IR MAIS LONGE<br>PELA LUTA

Pelo seu profundo significado e actualidade, esta semana ficou marcada pela realização anteontem em Lisboa da sessão...
Opinião
Actual

Da Grécia e da mentira…

Dizem as notícias que o Eurogrupo reuniu para analisar a situação na Grécia e que o «tabu» da...
Actual

Lembram-se como era?

O jornal «Observador», apenas disponível em formato electrónico, nunca escondeu ao que vinha. Um projecto...
Actual

Direito de escolha

As contradições em que se enredam os defensores do Estado mínimo e das propaladas virtudes da iniciativa privada geram...
Crónica Internacional

Ilusões e luta

Na Grécia e França, importantes lutas marcam a actualidade. Governos auto-proclamados de esquerda – ou até da...
A talhe de foice

Barroso

Durão Barroso deu uma entrevista ao Expresso e declarou, em relação à «cimeira das Lajes» de 2003,...
PCP

Férias forçadas<br>com salários em atraso

A Santix é uma em­presa têxtil do con­celho de Coimbra que existe desde 1900. Nos úl­timos anos, dentro das suas ins­ta­la­ções tra­ba­lham ope­rá­rias de duas em­presas – a Santix e a In­sieme. A cons­ti­tuição da In­sieme tem con­tornos pouco claros. Foi for­mada com o acordo da pro­pri­e­tária da Santix, pelo con­ta­bi­lista e outro sócio.

Em Foco

Momentos decisivos<br>da história do PCP<br>e da luta antifascista

O III e o IV con­gressos do Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês (os pri­meiros re­a­li­zados na clan­des­ti­ni­dade) re­pre­sentam o cul­minar do pro­cesso ini­ciado com a re­or­ga­ni­zação de 1940/​41, que trans­formou o PCP numa grande força na­ci­onal, or­ga­ni­za­dora da luta po­pular e im­pul­si­o­na­dora da uni­dade an­ti­fas­cista. As aná­lises pro­du­zidas nesses dois con­gressos e as ori­en­ta­ções deles ema­nadas – quer as res­pei­tantes à or­ga­ni­zação e in­ter­venção par­ti­dá­rias quer à de­fi­nição do ca­minho para o der­ru­ba­mento do fas­cismo – foram de­ci­sivas para o cres­ci­mento e afir­mação do Par­tido e para o im­pe­tuoso as­censo da luta pela li­ber­dade e a de­mo­cracia.

PCP

Libertar o País<br>da submissão ao euro

«A li­ber­tação do País da sub­missão ao euro – con­dição para o de­sen­vol­vi­mento e a so­be­rania na­ci­onal» foi o lema da sessão que o PCP pro­moveu an­te­ontem, 10, em Lisboa, na qual par­ti­ci­param o Se­cre­tário-geral Je­ró­nimo de Sousa, o membro da Co­missão Po­lí­tica Vasco Car­doso, os de­pu­tados João Fer­reira e Paulo Sá e os eco­no­mistas João Fer­reira do Amaral e Jorge Ba­teira.

Euro é instrumento<br>de dominação e submissão

Os alertas feitos pelo PCP pelo menos ao longo dos úl­timos 20 anos são hoje con­fir­mados pela grave si­tu­ação eco­nó­mica e so­cial do País, con­cluiu-se no de­bate da pas­sada terça-feira.

Podem contar com o PCP!

O PCP vai distribuir, a partir de sábado, 14, por todo o País, um folheto intitulado «Basta de...

Luta por um Alentejo<br>com futuro

Mais de 200 pes­soas par­ti­ci­param, no dia 7 de Maio, em Avis, Por­ta­legre, no 15.º En­contro Re­gi­onal de Qua­dros do Alen­tejo do PCP, que contou com a pre­sença de Je­ró­nimo de Sousa.

«Aumenta o som, baixa o IVA!»

Ao mesmo tempo que pros­se­guem as eli­mi­na­tó­rias do con­curso de bandas para o Palco Novos Va­lores, a JCP lança uma cam­panha exi­gindo a baixa do IVA dos ins­tru­mentos mu­si­cais para seis por cento.

Vencer a chantagem

O PCP está so­li­dário com os tra­ba­lha­dores do Porto de Lisboa que lutam pelos seus di­reitos e de­fende a re­ti­rada das con­ces­sões pú­blicas às mul­ti­na­ci­o­nais que do­minam a ac­ti­vi­dade por­tuária.

Precariedade ou qualidade

«Não há jornalismo de qualidade com precariedade e baixos salários», afirma o PCP num comunicado...

Alterar a lei das rendas

A deputada Paula Santos esteve recentemente reunida com o grupo de representantes dos bairros de Setúbal de renda apoiada, com o...
Trabalhadores

Luta por emprego e futuro

Tra­ba­lha­dores das con­fec­ções Triumph, em Loures, e da fá­brica de molas para au­to­mó­veis Frau­enthal, na Azam­buja, exi­giram me­didas do Go­verno para salvar estas im­por­tantes uni­dades pro­du­tivas, com cen­tenas de postos de tra­balho.

A EMEF pode mais

Tra­ba­lha­dores da EMEF de todo o País ma­ni­fes­taram-se an­te­ontem em Lisboa, para le­varem ao Mi­nis­tério do Pla­ne­a­mento e das Infra-es­tru­turas a afir­mação das ca­pa­ci­dades da em­presa e a rei­vin­di­cação de re­po­sição de di­reitos e sa­lá­rios.

Eleva-se a luta no <i>handling</i>

Os tra­ba­lha­dores da Portway e da SPdH de­mons­traram co­ragem, uni­dade e de­ter­mi­nação, a ANAC voltou a mos­trar pas­si­vi­dade e cum­pli­ci­dade e o Go­verno não pode «fingir-se de morto».

19.º Encontro de CT

No dia 20, sexta-feira da próxima semana, no Fórum Municipal do Seixal, vai realizar-se o 19.º Encontro Nacional de...
Assembleia da República

Acabar com o fardo<br>das portagens

Abo­lição ime­diata das por­ta­gens nas au­to­es­tradas da Beira In­te­rior, da Beira Li­toral e Beira Alta, do In­te­rior Norte, de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Al­garve, tal era o ob­jec­tivo es­ta­be­le­cido em cinco pro­jectos de lei do PCP que os votos contra de PS, PSD e CDS in­vi­a­bi­li­zaram sexta-feira, 6, no Par­la­mento.

Pelo reforço e eficácia<br>da ACT

Pre­en­cher as ac­tuais vagas do quadro de ins­pec­tores da Au­to­ri­dade para as Con­di­ções de Tra­balho (ACT) e adoptar, com ca­rácter de ur­gência, as me­didas que se ajustem ao cum­pri­mento das ori­en­ta­ções desta en­ti­dade, no­me­a­da­mente a exis­tência de pelo menos um ins­pector para cada dez mil tra­ba­lha­dores, eis duas das re­co­men­da­ções ao Go­verno con­tidas em pro­jecto de re­so­lução do PCP apro­vado re­cen­te­mente pelo Par­la­mento.

Rejeição total ao TTIP

Foi chumbado com os votos contra de PS, PSD e CDS o «ponto um» do voto do PCP onde se afirma a rejeição dos...

PCP demarca-se<br>de voto do CDS

O PCP demarcou-se de um voto do CDS, aprovado no passado dia 29 de Abril com o voto favorável das restantes bancadas parlamentares, de...
Nacional

Obra colectiva em Almada

No dia 5, Je­ró­nimo de Sousa es­teve no con­celho de Al­mada, um bom exemplo do que é o pro­jecto au­tár­quico da CDU, que se afirma pelo tra­balho, ho­nes­ti­dade e com­pe­tência.

Repor os direitos <br>da juventude

A Di­recção Na­ci­onal (DN) da JCP, reu­nida nos dias 7 e 8 de Maio, em Lisboa, ana­lisou a si­tu­ação po­lí­tica do País, a re­a­li­dade da ju­ven­tude e a sua luta.

Roteiro para mudar Sintra

A CDU deu início, sá­bado, em Sintra, ao Ro­teiro «Um ter­ri­tório qua­li­fi­cado no res­peito pelos di­reitos dos tra­ba­lha­dores e das po­pu­la­ções», com a apre­sen­tação de pro­postas para a re­qua­li­fi­cação ur­bana da Ta­pada das Mercês.

Memórias de resistência

Os 40 anos da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) foram assinalados com diversas...
Europa

Desenvolvimento é a prioridade

Os de­pu­tados do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu re­a­li­zaram, entre os dias 2 e 5, jor­nadas de tra­balho em Aveiro, Coimbra, Leiria e Viseu.

À mercê dos credores

Num am­bi­ente de fortes pro­testos, o par­la­mento da Grécia aprovou por es­cassa margem um novo pa­cote de aus­te­ri­dade que prevê re­dução das pen­sões e au­mento de im­postos.

Tories perdem Londres

O candidato trabalhista, Sadiq Khan, conquistou, dia 5, a presidência da Câmara de Londres, que era governada há oito anos...

A pobreza no feminino

Após discussão e aprovação na Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de...
Internacional

Vitória imortal

A vi­tória sobre o nazi-fas­cismo foi as­si­na­lada em todo o mundo, com des­taque para as ce­le­bra­ções na Rússia e para os des­files do «Re­gi­mento Imortal».

Senado vota

A dis­ti­tuição de Dilma Rous­seff pode ser tra­vada na sequência do afas­ta­mento do pre­si­dente do par­la­mento, Edu­ardo Cunha. No en­tento, o Se­nado con­firmou a vo­tação do pe­dido.

NATO acolhe Israel

Israel aceitou o convite da NATO para abrir uma missão permanente junto da sede da organização, em Bruxelas. Com...

Paz ameaçada na Colômbia

Uma reunião de membros do Partido e da Juventude comunistas colombianos e da União Patriótica, foi alvo de um atentado na...
Temas

Bento de Jesus Caraça<br>e a integração de intelectuais<br>no PCP

A in­te­gração de in­te­lec­tuais no com­bate do povo é tão re­mota quanto a exis­tência de classes an­ta­gó­nicas como es­tru­tura fun­da­mental sobre a base da qual se eleva qual­quer cons­trução so­cial. En­tre­tanto, esta frase não deve levar-nos a acre­ditar que a pro­le­ta­ri­zação dos in­te­lec­tuais pode levá-los à pro­le­ta­ri­zação com­pleta como agu­da­mente o ob­servou Walter Ben­jamin.

Argumentos
Filme do Mês

A lei do capital

Thierry Taugourdeau, operário fabril, foi despedido junto com mais de 750 colegas. Tem 51 anos e...
TVisto

A voz invencida

O programa estava anunciado para transmissão na segunda-feira, embora já no final do dia, a horas em que não desse muito...
Memória
Aconteceu

Faleceu Paulo Varela Gomes

O escritor e historiador da arquitectura Paulo Varela Gomes faleceu, dia 30 de Abril, aos 63 anos, vítima de um cancro diagnosticado...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP  ...

A semana em resumo

Frases

“Está na altura de as pessoas serem ouvidas e dizerem se concordam com a...