Semana de luta em construção
A «semana nacional de acção e luta», que a CGTP-IN vai promover a partir de segunda-feira, 16, e até sexta-feira, 20, deverá concretizar-se em greves, concentrações e manifestações, apontando responsáveis e exigindo respostas para as reivindicações mais sentidas pelos trabalhadores das empresas privadas, do sector empresarial do Estado e da Administração Pública. Perante o bloqueio patronal da contratação colectiva em vários sectores, a Intersindical e os trabalhadores vão colocar o foco em algumas empresas, tanto com plenários, como com iniciativas nas ruas, pelo aumento dos salários, por emprego com direitos e contra a precariedade, pelo desbloqueamento da contratação colectiva. Prosseguindo o objectivo de «defender, repor e conquistar direitos», vai ser exigido, na próxima semana, que o Governo vá mais longe e não fique por sinais positivos, mas tímidos.
Uma manifestação nacional dos trabalhadores da Administração Local está convocada para dia 17, terça-feira, em Lisboa, com início às 10h30, no Largo da Estrela, em defesa dos salários, carreiras, suplementos e 35 horas para todos.
Para dia 18, quarta-feira, em Vila Nova de Famalicão, está marcada uma manifestação de trabalhadores das indústrias têxteis, de vestuário e calçado, que sairá às 15 horas da Câmara Municipal para a sede da associação patronal ATP.