Semana de luta em construção

A «semana nacional de acção e luta», que a CGTP-IN vai promover a partir de segunda-feira, 16, e até sexta-feira, 20, deverá concretizar-se em greves, concentrações e manifestações, apontando responsáveis e exigindo respostas para as reivindicações mais sentidas pelos trabalhadores das empresas privadas, do sector empresarial do Estado e da Administração Pública. Perante o bloqueio patronal da contratação colectiva em vários sectores, a Intersindical e os trabalhadores vão colocar o foco em algumas empresas, tanto com plenários, como com iniciativas nas ruas, pelo aumento dos salários, por emprego com direitos e contra a precariedade, pelo desbloqueamento da contratação colectiva. Prosseguindo o objectivo de «defender, repor e conquistar direitos», vai ser exigido, na próxima semana, que o Governo vá mais longe e não fique por sinais positivos, mas tímidos.

Uma manifestação nacional dos trabalhadores da Administração Local está convocada para dia 17, terça-feira, em Lisboa, com início às 10h30, no Largo da Estrela, em defesa dos salários, carreiras, suplementos e 35 horas para todos.

Para dia 18, quarta-feira, em Vila Nova de Famalicão, está marcada uma manifestação de trabalhadores das indústrias têxteis, de vestuário e calçado, que sairá às 15 horas da Câmara Municipal para a sede da associação patronal ATP.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Luta por emprego e futuro

Trabalhadores das confecções Triumph, em Loures, e da fábrica de molas para automóveis Frauenthal, na Azambuja, exigiram medidas do Governo para salvar estas importantes unidades produtivas, com centenas de postos de trabalho.

A EMEF pode mais

Trabalhadores da EMEF de todo o País manifestaram-se anteontem em Lisboa, para levarem ao Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas a afirmação das capacidades da empresa e a reivindicação de reposição de direitos e salários.

Eleva-se a luta no <i>handling</i>

Os trabalhadores da Portway e da SPdH demonstraram coragem, unidade e determinação, a ANAC voltou a mostrar passividade e cumplicidade e o Governo não pode «fingir-se de morto».

Petição do ensino público

A Federação Nacional dos Professores anunciou na terça-feira, dia 10, em Lisboa, que vai apoiar uma petição que rejeita a duplicação do financiamento e exige que os contratos de associação com colégios privados sejam...

19.º Encontro de CT

No dia 20, sexta-feira da próxima semana, no Fórum Municipal do Seixal, vai realizar-se o 19.º Encontro Nacional de Comissões de Trabalhadores, promovido por uma comissão organizadora constituída pelas comissões coordenadoras regionais das CT de Lisboa, Porto,...