Editorial

DINAMIZAR A LUTA

Esta semana e como era expectável pela sua conformidade constitucional foi promulgado pelo Presidente da República o...
Opinião
A talhe de foice

Jogo sujo

O seminário luso-brasileiro de Direito que hoje termina em Lisboa com o debate do sugestivo tema «Constituição e...
Crónica Internacional

Os «clientes»

No dia 22 de Março Bruxelas foi alvo de ataques terroristas reivindicados pelo «Estado Islâmico» (ou ISIS, ou ISIL ou...
Actual

A Constituição

A poucos dias de se assinalar o quadragésimo aniversário da aprovação da Constituição da...
PCP

Lutar por direitos

Chama-se Maria. Enviou-nos um email onde relatava a situação vivida na fábrica em que trabalha. Pedia a nossa ajuda. Respondemos pedindo mais elementos e um contacto telefónico para que pudéssemos conversar mais em pormenor. Estabelecido o contacto, combinamos uma reunião. Disse que trazia mais duas colegas. Vieram três trabalhadoras.

Em Foco

<font color=0093dd>O compromisso do PCP <br>é com os trabalhadores<br>e o povo português</font>

«O nosso principal compromisso continua a ser com os trabalhadores e com o povo português. Não estamos amarrados a qualquer submissão ou obrigação. Continuaremos a ser uma força de proposta construtiva mas simultaneamente com a afirmação própria de um Partido portador de uma política alternativa». Palavras de Jerónimo de Sousa em entrevista ao Avante!, em que analisa a nova situação política existente no País, com as suas potencialidades e contradições, e a importância da participação do colectivo partidário na preparação do XX Congresso do Partido.


Dia memorável

Não foi só a aprovação da Constituição pelos deputados constituintes que...

Os direitos estão cá!

É na revisão de 1989, com o cavaquismo imperante e o PS enredado nas suas cedências, que a...

Horizonte de progresso

«Num quadro em que o exercício dos direitos emerge como questão essencial, a Constituição da...
PCP

Desenvolvimento e soberania

Reconstituir um poderoso sector público financeiro é, tal como o controlo da moeda e a libertação do País de outros constrangimentos, condição essencial para impulsionar o progresso económico e social num Portugal soberano. Esta a ideia-mestra confirmada no seminário que o PCP realizou fez anteontem uma semana.

PCP contra fusão

O PCP está contra a anunciada fusão das administrações dos portos de Setúbal, Sesimbra e Lisboa, reafirmando que a dinamização da actividade portuária requer a manutenção da autonomia.

Rigor e audácia

Falta um mês para terminar a campanha de fundos lançada pelo PCP para a compra da Quinta do Cabo....

Unidade e vigilância

Num comunicado distribuído aos trabalhadores do complexo dos Olivais da Câmara Municipal de Lisboa, a célula do Partido...
Trabalhadores

Futuro sem precariedade

A Interjovem/CGTP-IN promove esta tarde, em Lisboa, uma manifestação nacional que assinala o Dia da Juventude e constitui a primeira acção de rua da campanha que vai decorrer nos próximos quatro anos.

Juventude sai em luta

Promovida pela CGTP-IN e pela Interjovem, sua organização autónoma, tem hoje lugar uma manifestação nacional da juventude trabalhadora, da Praça Luís de Camões para a Assembleia da República.

Páscoa em greve

Na Carristur, nos CTT, na Servirail e em hotéis do Algarve, os trabalhadores passaram a Páscoa em luta, com greves e acções de rua, para exigirem aumentos salariais e mais justiça na distribuição da riqueza criada.

Água pública e emprego

No dia 22 de Março, a CGTP-IN e o STAL lembraram que no Mundo e em Portugal está muito por fazer para ir ao encontro do lema deste ano do Dia Mundial da Água e conseguir «melhor água, melhor emprego».

De novo feriados

No dia 28, segunda-feira, depois de o primeiro-ministro ter assinado a referenda (último acto antes de se iniciar a...
Assembleia da República

Combate ao flagelo<br>da precariedade

A precariedade laboral tornou-se um flagelo social que atinge cerca de um milhão e duzentos mil trabalhadores, sendo hoje um factor de tremenda instabilidade e injustiça social.

Um imperativo de justiça

Mesmo que a carreira contributiva tenha sido de 40 anos de descontos para a Segurança Social um desfecho é inevitável para quem pretenda reformar-se antes dos 65 anos: sofrer uma pesada redução no valor das suas pensões.

Nacional

A crise do leite

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) participou, no dia 21, numa audição pública, promovida pelo Grupo Parlamentar do PCP, sobre a crise do leite.

Aumento da exploração

A conclusão e aplicação do TTIP significará para Portugal e, em particular, para a Região Autónoma da Madeira, uma acrescida destruição do aparelho produtivo, alerta a CDU.

Negócio ruinoso

A CDU manifestou-se contra a privatização da limpeza na cidade do Porto, um negócio que trará prejuízos aos trabalhadores e munícipes.

PEV interroga Governo

O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), entregou, há...

Medidas avulsas na Urzelina

Anteontem, 29, Aníbal Pires, deputado do PCP na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, apresentou...
Europa

Expulsão injusta e desumana

Um conjunto de organizações que prestavam auxílio aos refugiados na Grécia decidiram suspender a sua actividade na sequência do acordo entre a União Europeia e a Turquia.

Luta de todos

Trabalhadores e estudantes realizam hoje, em toda a França, uma grande jornada de luta pela retirada do projecto de lei do trabalho, que inclui greves em todos os sectores.

Alarga-se fosso intergeracional

A desigualdade social e de oportunidades entre as novas e as velhas gerações acentuou-se nos últimos anos e ameaça...

Quem semeia ventos

No passado dia 22 de Março, Bruxelas acordou ao som de explosões no átrio de partidas do Aeroporto Internacional de...
Internacional

Regresso ao passado rejeitado

A visita de Barack Obama e os 40 anos da instauração da ditadura foram pretextos para os argentinos contestarem o retrocesso promovido pelo presidente Mauricio Macri, que cumpriu cem dias de mandato.

Milhares contra agressão

A capital do Iémen foi palco de uma gigantesca manifestação contra a intervenção militar saudita quando se cumpre um ano sobre a agressão.

No Brasil, contra o golpe

No rescaldo das grandes acções de massas realizadas dia 18, sob convocatória de diversas forças políticas...

Tribunal angolano dita sentença

O Tribunal Provincial de Luanda condenou os 17 cidadãos angolanos, que estão a ser julgados desde Novembro passado, a penas...

Desafio crucial em Cabo Verde

Em Cabo Verde, o MpD (Movimento para a Democracia), de direita, ganhou as recentes eleições legislativas e vai governar nos...
Argumentos
Teatro

<i>O teatro pode dizer-nos tudo</i>

O Dia Mundial do Teatro, que se celebra a 27 de Março, foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, um organismo da...
Argumentos

A estrada da morte

A televisão deu-nos a tristíssima notícia (e como ela, a televisão portuguesa, parece gostar delas, das...
Memória
Aconteceu

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Soluções para o...

A semana em resumo

Frases

“[Passos Coelho] é o líder ideal agora, daqui por um ano não...