Desigualdade no Reino Unido

Alarga-se fosso intergeracional

A de­si­gual­dade so­cial e de opor­tu­ni­dades entre as novas e as ve­lhas ge­ra­ções acen­tuou-se nos úl­timos anos e ameaça tornar o Reino Unido num país «per­ma­nen­te­mente di­vi­dido».

A con­clusão é da Co­missão para a Mo­bi­li­dade So­cial e a Po­breza In­fantil, uma en­ti­dade go­ver­na­mental, que acom­panha as ques­tões so­ciais.

O seu pre­si­dente, Alan Mil­burn, alertou para a gra­vi­dade da si­tu­ação, ape­lando ao go­verno que tome me­didas ur­gentes no sen­tido de dar mais opor­tu­ni­dades aos jo­vens no acesso à edu­cação, ao mer­cado de tra­balho e à ha­bi­tação.

Na apre­sen­tação do es­tudo, Mil­burn, an­tigo mi­nistro tra­ba­lhista, sa­li­entou que a ideia de que as novas ge­ra­ções te­riam uma vida me­lhor do que as an­te­ri­ores «é parte da trama que unia a so­ci­e­dade no seu con­junto».

Porém, o re­la­tório da Co­missão, que in­cluiu uma son­dagem de opi­nião, mostra que é o con­trário que está a ocorrer.

Um quinto dos in­qui­ridos re­ceia que o Es­tado in­vista cada vez menos em ser­viços pú­blicos, cri­ando mai­ores di­fi­cul­dades aos jo­vens. E a mai­oria (54%) con­si­dera que a vida dos jo­vens será pior dos que a dos seus pais e avós, contra apenas 20 por cento que se ma­ni­festam op­ti­mistas.

«Tanto o nosso re­la­tório como a son­dagem in­dicam que che­gámos a um ponto crí­tico, e se estas ten­dên­cias se man­ti­verem tornar-nos-emos uma nação per­ma­nen­te­mente di­vi­dida».

Mil­burn sa­li­entou ainda que menos de me­tade dos jo­vens bri­tâ­nicos tem re­cursos para aceder a ha­bi­tação pró­pria. A cha­mada «Ge­ração Y» ou «Ge­ração do Mi­lénio», jo­vens que nas­ceram entre os anos 80 e 2000, tem de fazer face a pro­pinas uni­ver­si­tá­rias muito mais ele­vadas do que as ge­ra­ções an­te­ri­ores, altos preços da ha­bi­tação e uma ca­restia de vida sem pre­ce­dentes.

Nos úl­timos 30 anos, os jo­vens dei­xaram de ser pes­soas bem re­mu­ne­radas, com re­cursos para com­prarem casa e cons­ti­tuírem fa­mília, e tor­naram-se «pa­rentes po­bres» da so­ci­e­dade.  




Mais artigos de: Europa

Expulsão injusta e desumana

Um con­junto de or­ga­ni­za­ções que pres­tavam au­xílio aos re­fu­gi­ados na Grécia de­ci­diram sus­pender a sua ac­ti­vi­dade na sequência do acordo entre a União Eu­ro­peia e a Tur­quia.

Luta de todos

Tra­ba­lha­dores e es­tu­dantes re­a­lizam hoje, em toda a França, uma grande jor­nada de luta pela re­ti­rada do pro­jecto de lei do tra­balho, que in­clui greves em todos os sec­tores.

Irlandeses comemoram centenário<br>da revolta da Páscoa

Centenas de milhares de pessoas encheram, dia 27, as ruas de Dublin, para marcar o centésimo aniversário da Revolta da Páscoa, levantamento popular contra o domínio britânico que abriu caminho para a independência da Irlanda. As comemorações marcaram os seis dias...

Quem semeia ventos

No passado dia 22 de Março, Bruxelas acordou ao som de explosões no átrio de partidas do Aeroporto Internacional de Zaventem e na estação de Metro de Maelbeek. As hediondas acções, reclamadas a meio da tarde desse dia pelo autoproclamado Estado Islâmico, resultaram...