A talhe de foice
Jogo sujo
Crónica Internacional
Os «clientes»
Actual
«Tantas histórias. Quantas perguntas»
Actual
Para que serve uma privatização
Actual
A Constituição
PCP
Lutar por direitos
Chama-se Maria. Enviou-nos um email onde relatava a situação vivida na fábrica em que trabalha. Pedia a nossa ajuda. Respondemos pedindo mais elementos e um contacto telefónico para que pudéssemos conversar mais em pormenor. Estabelecido o contacto, combinamos uma reunião. Disse que trazia mais duas colegas. Vieram três trabalhadoras.
Cartaz
<font color=0093dd>O compromisso do PCP <br>é com os trabalhadores<br>e o povo português</font>
«O nosso principal compromisso continua a ser com os trabalhadores e com o povo português. Não estamos amarrados a qualquer submissão ou obrigação. Continuaremos a ser uma força de proposta construtiva mas simultaneamente com a afirmação própria de um Partido portador de uma política alternativa». Palavras de Jerónimo de Sousa em entrevista ao Avante!, em que analisa a nova situação política existente no País, com as suas potencialidades e contradições, e a importância da participação do colectivo partidário na preparação do XX Congresso do Partido.
Mais actual do que nunca
Força inspiradora de futuro
Direitos, liberdades e garantias
Dia memorável
Os direitos estão cá!
Constituição respira Abril
Conquista de valor supremo
Horizonte de progresso
Constituição da República<br>- Prêambulo
PCP reclama a valorização <br>das pensões
«Nesta luta em defesa dos reformados, pensionistas e idosos podem continuar a contar com o PCP», afirmou, anteontem, em Almada, Jerónimo de Sousa.
Desenvolvimento e soberania
Reconstituir um poderoso sector público financeiro é, tal como o controlo da moeda e a libertação do País de outros constrangimentos, condição essencial para impulsionar o progresso económico e social num Portugal soberano. Esta a ideia-mestra confirmada no seminário que o PCP realizou fez anteontem uma semana.
PCP contra fusão
O PCP está contra a anunciada fusão das administrações dos portos de Setúbal, Sesimbra e Lisboa, reafirmando que a dinamização da actividade portuária requer a manutenção da autonomia.
Em Lisboa, <br>um colectivo determinado
Rigor e audácia
PCP assinala 40 anos <br>da Constituição de Abril
Rápido, barato, divertido
Unidade e vigilância
Futuro sem precariedade
A Interjovem/CGTP-IN promove esta tarde, em Lisboa, uma manifestação nacional que assinala o Dia da Juventude e constitui a primeira acção de rua da campanha que vai decorrer nos próximos quatro anos.
Juventude sai em luta
Promovida pela CGTP-IN e pela Interjovem, sua organização autónoma, tem hoje lugar uma manifestação nacional da juventude trabalhadora, da Praça Luís de Camões para a Assembleia da República.
Páscoa em greve
Na Carristur, nos CTT, na Servirail e em hotéis do Algarve, os trabalhadores passaram a Páscoa em luta, com greves e acções de rua, para exigirem aumentos salariais e mais justiça na distribuição da riqueza criada.
Água pública e emprego
No dia 22 de Março, a CGTP-IN e o STAL lembraram que no Mundo e em Portugal está muito por fazer para ir ao encontro do lema deste ano do Dia Mundial da Água e conseguir «melhor água, melhor emprego».
Encontro da CGTP-IN com o PCP
De novo feriados
Combate ao flagelo<br>da precariedade
A precariedade laboral tornou-se um flagelo social que atinge cerca de um milhão e duzentos mil trabalhadores, sendo hoje um factor de tremenda instabilidade e injustiça social.
Um imperativo de justiça
Mesmo que a carreira contributiva tenha sido de 40 anos de descontos para a Segurança Social um desfecho é inevitável para quem pretenda reformar-se antes dos 65 anos: sofrer uma pesada redução no valor das suas pensões.
Solidariedade com<br>os presos políticos saaráuis
A crise do leite
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) participou, no dia 21, numa audição pública, promovida pelo Grupo Parlamentar do PCP, sobre a crise do leite.
Aumento da exploração
A conclusão e aplicação do TTIP significará para Portugal e, em particular, para a Região Autónoma da Madeira, uma acrescida destruição do aparelho produtivo, alerta a CDU.
Negócio ruinoso
A CDU manifestou-se contra a privatização da limpeza na cidade do Porto, um negócio que trará prejuízos aos trabalhadores e munícipes.
Ponte vai ligar <br>o Barreiro ao Seixal
PEV interroga Governo
Medidas avulsas na Urzelina
Expulsão injusta e desumana
Um conjunto de organizações que prestavam auxílio aos refugiados na Grécia decidiram suspender a sua actividade na sequência do acordo entre a União Europeia e a Turquia.
Luta de todos
Trabalhadores e estudantes realizam hoje, em toda a França, uma grande jornada de luta pela retirada do projecto de lei do trabalho, que inclui greves em todos os sectores.
Irlandeses comemoram centenário<br>da revolta da Páscoa
Alarga-se fosso intergeracional
Quem semeia ventos
Regresso ao passado rejeitado
A visita de Barack Obama e os 40 anos da instauração da ditadura foram pretextos para os argentinos contestarem o retrocesso promovido pelo presidente Mauricio Macri, que cumpriu cem dias de mandato.
Milhares contra agressão
A capital do Iémen foi palco de uma gigantesca manifestação contra a intervenção militar saudita quando se cumpre um ano sobre a agressão.