Editorial

AGIR INTERVIR<br>ORGANIZAR

Forçado pela luta dos trabalhadores e do povo, o Presidente da República, cumprindo finalmente a Constituição,...
Opinião
A talhe de foice

Ei-los

A Assembleia da República vota hoje o programa de Governo e a moção de rejeição que será apresentada...
Actual

Burlas e mentirolas

Mesmo conhecendo-se que não se deve mexer no que está enterrado justifica-se ainda assim voltar a uma das mais visíveis...
Actual

A azia das avantesmas

A experiência e o saber colectivo de séculos de grandes batalhas pela emancipação dos trabalhadores e dos povos...
Actual

Um herói sírio

Khaled al-Assad, 82 anos, perito em questões do património histórico e artístico da Síria, foi há...
PCP

Sobre a COP 21<br>e o combate às alterações climáticas

Está a decorrer, em Paris, a Conferência no âmbito das Convenções Quadro sobre Alterações Climáticas das Nações Unidas, num quadro em que é aceite que deveria haver definição de objectivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa mais ambiciosos.

Crónica Internacional

Para onde vai a França?

Já sabíamos que as «cimeiras» em que participam as grandes potências imperialistas são sempre...
Em Foco

Mudança real só com a luta

Para que a Constituição seja cumprida e para que se concretize uma verdadeira mudança de política, é indispensável a participação activa dos trabalhadores e da população, nos locais de trabalho e na rua, afirmou Arménio Carlos na concentração que a CGTP-IN levou a cabo, no sábado, na Praça Luís de Camões.

Presidenciais

Direito inalienável

A declaração proferida, na terça-feira, no Centro de Trabalho de Vitória, pelo candidato do PCP à Presidência da República, assinala a afirmação inalienável de Portugal à sua soberania e independência nacionais. O texto, que a seguir se transcreve na íntegra, fica ainda marcado pelo simbolismo de ser apresentado a 1 de Dezembro, data de cuja dimensão histórica e significado o povo e o País não abdicam.

Valores de Abril <br/>são impressão digital

Edgar Silva participou, no dia 24, em acções de contacto com trabalhadores e populações nos concelhos de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova Famalicão, aprofundando o conhecimento da região e afirmando os valores da sua candidatura.

Conhecer a realidade do País

Nos dias 25 e 26, a candidatura de Edgar Silva à Presidência da República promoveu encontros, visitou instituições e contactou com trabalhadores e populações em diversos concelhos de Lisboa e Santarém.

Será o povo a eleger

Nos quatro dias que passou nos Açores, Edgar Silva visitou instituições, participou em encontros, promoveu contactos, por forma a aprofundar o conhecimento das potencialidades e dos problemas da região. E sublinhou a importância das eleições de 24 de Janeiro.

PCP

Tempo de exigentes combates

Na sexta-feira e no sábado, em duas duas grandes iniciativas realizadas na Figueira da Foz e em Vila Real de Santo António, Jerónimo de Sousa apelou à intensificação da luta e ao reforço do Partido a todos os níveis.

Avenida Álvaro Cunhal<br>na Figueira da Foz

O concelho da Figueira da Foz tem, desde a passada sexta-feira, uma «Avenida Álvaro Cunhal», inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal e pelo Secretário-geral do PCP.

Travar o desmembramento

O PCP considera que a privatização da TAP é ilegal e perigosa para o futuro da empresa e exige que os partidos que afirmaram opor-se ao negócio cumpram agora os seus compromissos. 

Interrupção imediata

Os últimos dias «trouxeram novos e poderosos argumentos à luta contra a privatização» da TAP, garante o PCP, que quer travar de imediato o «criminoso processo» que o governo PSD/CDS e o grande capital lançaram contra a empresa.

Suspender as demolições

A Câmara Municipal de Faro mandatou, na sua reunião de 19 de Novembro, o seu presidente para apresentar ao Conselho de...

Debater, decidir e concretizar

No sábado, 28, realizaram-se duas assembleias de importantes organizações do Partido: a concelhia do Montijo e a...
Trabalhadores

Reafirmada opção de luta

No 3.º Congresso da maior federação da CGTP-IN nos sectores da indústria foi afirmada a determinação de afrontar o patronato, com a acção reivindicativa nas empresas, e de exigir da AR leis favoráveis aos trabalhadores.

Boas notícias

As federações sindicais dos professores e dos trabalhadores de transportes congratularam-se com as posições maioritárias assumidas no dia 27, no plenário parlamentar.

Aumentar salários na ferrovia

Sem actualização salarial desde 2009, os ferroviários estão a perder 7,23 por cento, o que ainda mais justifica...

Demissão com mais razão

A administração comum da Transtejo e da Soflusa já deveria ter sido demitida, pela sua «prática de...

Reforma Agrária

A União dos Sindicatos do Norte Alentejano (CGTP-IN) promove no sábado, 5, às 18 horas, em Avis, um conjunto de...
Assembleia da República

Melhores cuidados<br>de saúde para todos

A resposta pública às necessidades dos portugueses em termos de saúde está hoje mais enfraquecida e o acesso aos cuidados mais dificultado – e essa é uma consequência da política desastrosa do governo PSD/ CDS para o Serviço Nacional de Saúde.

Cancelar processos ruinosos

Baixaram à comissão, sem votação, por um período de 20 dias, os diplomas apresentados pelo PCP, PS, PEV e BE para o cancelamento e reversão dos processos de fusão e subconcessão dos transportes públicos de Lisboa e do Porto.

Valorizar a avaliação contínua

O Parlamento aprovou sexta-feira, 27, o fim dos exames do 4.º ano de escolaridade, medida proposta em projectos de lei do PCP e do BE.

Nacional

Um país em construção

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), em conjunto com a Câmara do Seixal, organizou, sexta-feira, o colóquio «A Venezuela no Quadro Mundial».

Realidade intolerável

No Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) alertou para o «flagelo das violências», que abrangem uma enorme variedade de aspectos na vida de muitas mulheres, do privado ao público, do social ao político.

Solidariedade com a luta

No dia 26 de Novembro, estudantes do Ensino Superior do Porto, Lisboa, Vila Real, Braga, Almada, Aveiro,...
Europa

Não à espiral da guerra!

Milhares de pessoas manifestaram-se, dia 28, em Londres e Madrid contra a participação do Reino Unido e de Espanha em acções militares na Síria.

Sectores estratégicos

«Sectores estratégicos, mercado comum e soberania nacional – um olhar desde o sector dos transportes», foi o tema do debate realizado dia 27, em Lisboa.

Deputado visita Calais

O deputado do PCP ao Parlamento Europeu, Miguel Viegas, integrou a Delegação do Grupo Confederal da Esquerda Unitária...

UE – Projecto imperialista

A cada sessão plenária, a maioria do Parlamento Europeu aprofunda, legítima e confirma a natureza de classe dos...
Internacional

Processo bolivariano a votos

Cerca de 19,5 milhões de venezuelanos elegem no próximo domingo, 6, os 167 deputados deputados à Assembleia Nacional. A campanha eleitoral que termina hoje foi um batalha contra a ingerência imperialista e a mentira.

40 anos da conquista <br>da independência

Assinalando o 40 º aniversário da conquista da independência dos povos africanos sob o domínio do colonialismo português, o PCP realizou um jantar comemorativo, anteontem, em Lisboa, com a presença do Secretário-geral, Jerónimo de Sousa.

Rússia acusa

«A decisão de abater o nosso avião foi ditada pelo desejo de proteger a rede de abastecimento de petróleo»,...

Não existe planeta B

Dezenas de milhares de pessoas participaram nas centenas de manifestações que em todos os continentes marcaram, domingo, 29, o...
Temas

A difícil criação do <i>Novo</i>

A Tragédia Optimista passa-se durante a Guerra Civil Russa (1918-21) e tem como pano de fundo um regimento de marinheiros, que uma jovem comissária bolchevique procura atrair para a linha política do Partido – pela qual, garante, vai «até onde for preciso». Longe de ser uma peça histórica, a obra de Vsevolod Vichnievsky põe em confronto o individual e o colectivo, a abnegação revolucionária e o niilismo abstencionista, a transformação da realidade concreta e o idealismo utopista.

Argumentos
TVisto

Em busca do futuro ameaçado

A Cimeira acontece em Paris, e talvez convenha dizer, de passagem, que se realiza num lugar adequado. É claro que Paris já...
Memória
Aconteceu

Novo governo tomou posse

O XXI Governo constitucional, liderado por António Costa, tomou posse, dia 26, no Palácio da Ajuda. Depois do...

Portugal mais desigual

Portugal é o mais desigual entre os 20 países desenvolvidos analisados num estudo do banco norte-americano Morgan Stanley....

Economia estagnou

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou, dia 30, a estagnação da economia no terceiro trimestre face ao...

Educação andou para trás

Portugal foi um dos países que mais reduziu a despesa pública com instituições educativas nos últimos...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP      Luta e...

A semana em resumo

Frases

“Não abdicando de nenhum dos poderes que a Constituição atribui ao...