Debater, decidir e concretizar

No sábado, 28, realizaram-se duas assembleias de importantes organizações do Partido: a concelhia do Montijo e a célula dos trabalhadores comunistas no município de Lisboa. A primeira ocorreu na localidade de Sarilhos Grandes e teve como lema «Reforçar o Partido, lutar pelos valores de Abril». Em destaque esteve a prestação de contas da actividade realizada desde a assembleia anterior, a 11.ª, e a definição das linhas de orientação política para o futuro.

O debate serviu para se aprofundar o conhecimento da situação social e política do concelho e nos documentos aprovados estão inscritas as propostas do Partido para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e do povo e as medidas visando o reforço da organização e intervenção do Partido e da sua ligação às massas. Foi ainda eleita a nova Comissão Concelhia.

Na 12.ª Assembleia da Organização Concelhia do Montijo do PCP foram aprovadas duas moções: uma sobre as eleições presidenciais, que valoriza a candidatura de Edgar Silva como sendo a única vinculada aos valores de Abril e à defesa da Constituição da República Portuguesa; e outra que proclama a defesa do SNS, insurgindo-se nomeadamente contra o encerramento das Urgências do Hospital do Montijo e exigindo a reabertura imediata da extensão de saúde de Santo Isidro de Pegões.

Em Lisboa, teve lugar a 12.ª assembleia da célula do PCP no município de Lisboa, que decorreu sob o lema «Com os trabalhadores do Município de Lisboa, Avante por um PCP mais forte». Esteve presente o membro da Comissão Política João Dias Coelho.

Na assembleia, para além de ter sido feito um balanço da intervenção dos comunistas junto dos trabalhadores do município, apontou-se as linhas de acção futuras. Na resolução aprovada destaca-se que a «intervenção dos comunistas no município de Lisboa, que deverá contar com o envolvimento dos trabalhadores, deve estar orientada para as lutas gerais e sectoriais, acções contra a retirada de direitos e a redução dos rendimentos dos trabalhadores, contra a degradação das condições de trabalho, em defesa do serviço público municipal de qualidade contra as tentativas de privatização». Foi ainda aprovado um conjunto de objectivos orgânicos com vista ao reforço do Partido de modo a ampliar a sua influência junto dos trabalhadores do município.

 



Mais artigos de: PCP

Tempo de exigentes combates

Na sexta-feira e no sábado, em duas duas grandes iniciativas realizadas na Figueira da Foz e em Vila Real de Santo António, Jerónimo de Sousa apelou à intensificação da luta e ao reforço do Partido a todos os níveis.

Avenida Álvaro Cunhal<br>na Figueira da Foz

O concelho da Figueira da Foz tem, desde a passada sexta-feira, uma «Avenida Álvaro Cunhal», inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal e pelo Secretário-geral do PCP.

Travar o desmembramento

O PCP considera que a privatização da TAP é ilegal e perigosa para o futuro da empresa e exige que os partidos que afirmaram opor-se ao negócio cumpram agora os seus compromissos. 

Interrupção imediata

Os últimos dias «trouxeram novos e poderosos argumentos à luta contra a privatização» da TAP, garante o PCP, que quer travar de imediato o «criminoso processo» que o governo PSD/CDS e o grande capital lançaram contra a empresa.

Chocalhos são Património da Humanidade

O fabrico de chocalhos em Portugal foi anteontem, 1 de Dezembro, classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como Património Cultural Imaterial da Humanidade com Necessidade de Salvaguarda Urgente. A candidatura foi...

No Douro, luta-se pela sobrevivência

O PCP esteve recentemente junto às instalações da Casa do Douro a expressar a sua solidariedade aos pequenos vitivinicultores da região. A delegação do PCP que se deslocou à Régua, no dia 13, era composta pelo membro da Comissão Política João...

Suspender as demolições

A Câmara Municipal de Faro mandatou, na sua reunião de 19 de Novembro, o seu presidente para apresentar ao Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa SA a «exigência de suspensão imediata das demolições de habitações na Ria...

O comentador-estrela<br>virou candidato imaculado

Por entre os muitos momentos mediáticos protagonizados pelo Presidente da República nas últimas semanas, das audições às confederações patronais aos comentários sobre a banana da Madeira, Cavaco Silva marcou a data das próximas eleições...