Rússia acusa

«A decisão de abater o nosso avião foi ditada pelo desejo de proteger a rede de abastecimento de petróleo», disse Vladimir Putin, segunda-feira, 30, garantindo deter «informações adicionais que confirmam que o petróleo produzido em áreas controladas pelo Estado Islâmico e outras organizações terroristas, é transportado numa escala industrial para a Turquia».

O presidente russo reiterou, desta forma, a acusação de que a Turquia apoia o EI e outros grupos armados responsáveis pela guerra na Síria, e adianta o motivo pelo qual um bombardeiro estratégico de Moscovo foi derrubado por caças turcos, fez anteontem uma semana.

A NATO anunciou entretanto a preparação de novas medidas de apoio à Turquia, sinalizando a escalada do conflito, a qual se traduz, para já, no facto de a Alemanha ter aprovado o apoio militar às iniciativas bélicas da França (que bombardeia a Síria na sequência dos atentados de 13 de Novembro, em Paris), de a Grão-Bretanha preparar ataques aéreos com o mesmo pretexto, e de as autoridades sírias estarem de novo a ser responsabilizadas pelo uso de armas químicas. Esta última alegação esteve, em 2013, na base da tentativa imperialista de intervenção directa contra o país, abortada pela entrega do arsenal químico sírio sob monitorização internacional, e pode repetir o que sucedeu no Iraque, em 2003, com as «provas irrefutáveis» e os efeitos que hoje se conhece.

 



Mais artigos de: Internacional

Processo bolivariano a votos

Cerca de 19,5 milhões de venezuelanos elegem no próximo domingo, 6, os 167 deputados deputados à Assembleia Nacional. A campanha eleitoral que termina hoje foi um batalha contra a ingerência imperialista e a mentira.

40 anos da conquista <br>da independência

Assinalando o 40 º aniversário da conquista da independência dos povos africanos sob o domínio do colonialismo português, o PCP realizou um jantar comemorativo, anteontem, em Lisboa, com a presença do Secretário-geral, Jerónimo de Sousa.

Não existe planeta B

Dezenas de milhares de pessoas participaram nas centenas de manifestações que em todos os continentes marcaram, domingo, 29, o dia de intervenção global em defesa do planeta. As mobilizações ocorreram um dia antes do início da cimeira das Nações Unidas, em...

O povo do Haiti <br>não arreda pé

Pela enésima vez, o Conselho Eleitoral Provisório (CEP) haitiano recusou-se, esta semana, a implementar uma comissão de inquérito que responda aos anseios dos centenas de milhares de manifestantes que, há mais de um mês, denunciam uma «massiva fraude eleitoral» na...