A talhe de foice
Ei-los
Actual
Burlas e mentirolas
Actual
A azia das avantesmas
Actual
Um herói sírio
PCP
Sobre a COP 21<br>e o combate às alterações climáticas
Está a decorrer, em Paris, a Conferência no âmbito das Convenções Quadro sobre Alterações Climáticas das Nações Unidas, num quadro em que é aceite que deveria haver definição de objectivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa mais ambiciosos.
Crónica Internacional
Para onde vai a França?
Mudança real só com a luta
Para que a Constituição seja cumprida e para que se concretize uma verdadeira mudança de política, é indispensável a participação activa dos trabalhadores e da população, nos locais de trabalho e na rua, afirmou Arménio Carlos na concentração que a CGTP-IN levou a cabo, no sábado, na Praça Luís de Camões.
Direito inalienável
A declaração proferida, na terça-feira, no Centro de Trabalho de Vitória, pelo candidato do PCP à Presidência da República, assinala a afirmação inalienável de Portugal à sua soberania e independência nacionais. O texto, que a seguir se transcreve na íntegra, fica ainda marcado pelo simbolismo de ser apresentado a 1 de Dezembro, data de cuja dimensão histórica e significado o povo e o País não abdicam.
Valores de Abril <br/>são impressão digital
Edgar Silva participou, no dia 24, em acções de contacto com trabalhadores e populações nos concelhos de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova Famalicão, aprofundando o conhecimento da região e afirmando os valores da sua candidatura.
Conhecer a realidade do País
Nos dias 25 e 26, a candidatura de Edgar Silva à Presidência da República promoveu encontros, visitou instituições e contactou com trabalhadores e populações em diversos concelhos de Lisboa e Santarém.
Será o povo a eleger
Nos quatro dias que passou nos Açores, Edgar Silva visitou instituições, participou em encontros, promoveu contactos, por forma a aprofundar o conhecimento das potencialidades e dos problemas da região. E sublinhou a importância das eleições de 24 de Janeiro.
Mandatários em Coimbra <br/>e Castelo Branco
Tempo de exigentes combates
Na sexta-feira e no sábado, em duas duas grandes iniciativas realizadas na Figueira da Foz e em Vila Real de Santo António, Jerónimo de Sousa apelou à intensificação da luta e ao reforço do Partido a todos os níveis.
Avenida Álvaro Cunhal<br>na Figueira da Foz
O concelho da Figueira da Foz tem, desde a passada sexta-feira, uma «Avenida Álvaro Cunhal», inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal e pelo Secretário-geral do PCP.
Travar o desmembramento
O PCP considera que a privatização da TAP é ilegal e perigosa para o futuro da empresa e exige que os partidos que afirmaram opor-se ao negócio cumpram agora os seus compromissos.
Interrupção imediata
Os últimos dias «trouxeram novos e poderosos argumentos à luta contra a privatização» da TAP, garante o PCP, que quer travar de imediato o «criminoso processo» que o governo PSD/CDS e o grande capital lançaram contra a empresa.
Chocalhos são Património da Humanidade
No Douro, luta-se pela sobrevivência
Suspender as demolições
Debater, decidir e concretizar
O comentador-estrela<br>virou candidato imaculado
Reafirmada opção de luta
No 3.º Congresso da maior federação da CGTP-IN nos sectores da indústria foi afirmada a determinação de afrontar o patronato, com a acção reivindicativa nas empresas, e de exigir da AR leis favoráveis aos trabalhadores.
Boas notícias
As federações sindicais dos professores e dos trabalhadores de transportes congratularam-se com as posições maioritárias assumidas no dia 27, no plenário parlamentar.
Aumentar salários na ferrovia
Demissão com mais razão
Combates contra despedimentos
Reforma Agrária
Melhores cuidados<br>de saúde para todos
A resposta pública às necessidades dos portugueses em termos de saúde está hoje mais enfraquecida e o acesso aos cuidados mais dificultado – e essa é uma consequência da política desastrosa do governo PSD/ CDS para o Serviço Nacional de Saúde.
Cancelar processos ruinosos
Baixaram à comissão, sem votação, por um período de 20 dias, os diplomas apresentados pelo PCP, PS, PEV e BE para o cancelamento e reversão dos processos de fusão e subconcessão dos transportes públicos de Lisboa e do Porto.
Valorizar a avaliação contínua
O Parlamento aprovou sexta-feira, 27, o fim dos exames do 4.º ano de escolaridade, medida proposta em projectos de lei do PCP e do BE.
Alívio fiscal e devolução de salários
Uma questão de dignidade<br>e democracia
Mais difícil o acesso à Justiça
Condenação e pesar<br>pelo atentado em Tunes
Ponto de partida <br>para novas lutas
«A força dos reformados» uniu-se, domingo, no 8.º Congresso da Confederação Nacional de Reformados Pensionistas e Idosos – MURPI.
Um país em construção
O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), em conjunto com a Câmara do Seixal, organizou, sexta-feira, o colóquio «A Venezuela no Quadro Mundial».
Realidade intolerável
No Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) alertou para o «flagelo das violências», que abrangem uma enorme variedade de aspectos na vida de muitas mulheres, do privado ao público, do social ao político.
Solidariedade com a luta
Medidas urgentes <br>para a agricultura
Não à espiral da guerra!
Milhares de pessoas manifestaram-se, dia 28, em Londres e Madrid contra a participação do Reino Unido e de Espanha em acções militares na Síria.
Sectores estratégicos
«Sectores estratégicos, mercado comum e soberania nacional – um olhar desde o sector dos transportes», foi o tema do debate realizado dia 27, em Lisboa.
Uma falsa resposta ao terrorismo
Deputado visita Calais
UE – Projecto imperialista
Processo bolivariano a votos
Cerca de 19,5 milhões de venezuelanos elegem no próximo domingo, 6, os 167 deputados deputados à Assembleia Nacional. A campanha eleitoral que termina hoje foi um batalha contra a ingerência imperialista e a mentira.
40 anos da conquista <br>da independência
Assinalando o 40 º aniversário da conquista da independência dos povos africanos sob o domínio do colonialismo português, o PCP realizou um jantar comemorativo, anteontem, em Lisboa, com a presença do Secretário-geral, Jerónimo de Sousa.
Rússia acusa
Não existe planeta B
O povo do Haiti <br>não arreda pé
A difícil criação do <i>Novo</i>
A Tragédia Optimista passa-se durante a Guerra Civil Russa (1918-21) e tem como pano de fundo um regimento de marinheiros, que uma jovem comissária bolchevique procura atrair para a linha política do Partido – pela qual, garante, vai «até onde for preciso». Longe de ser uma peça histórica, a obra de Vsevolod Vichnievsky põe em confronto o individual e o colectivo, a abnegação revolucionária e o niilismo abstencionista, a transformação da realidade concreta e o idealismo utopista.