Editorial

ALARGAR O APOIO À CDU

Evoca-se esta semana o 100.º aniversário do nascimento do camarada Dias Lourenço que, como destacado dirigente comunista,...
Opinião
Actual

Cangalheiros

É bem conhecido o zelo de Paulo Macedo no seu já longo serviço à «causa pública»....
Actual

Cofres cheios, barrigas vazias

Durante a ditadura fascista, o povo passava fome mas, dizia-se, o país tinha ouro. E Salazar era muito sério. Ainda hoje,...
Actual

Triptico da Utopia – III

A ideia de que «podemos», ligada ao universo do «possível», não nos é neutra. Ela transporta...
A talhe de foice

É preciso

Mário Soares sempre trocou a ideologia pelas conveniências (e vice-versa, o que assoalha a sua notável invertebralidade...
PCP

Realidade e negação

O debate sobre o que se apelidou de «regeneração do Sistema Político» no recente Congresso da Cidadania foi atravessado pela dilacerante dúvida sobre as razões subjacentes ao que identificam de «bloqueio do sistema político». Ao que tudo indica, não só, e apesar da catedrática composição de oradores, a dúvida persistiu, como a angustiante procura da resposta sobre a ausência de emergência daqueles «espaços exitosos», que identificam além fronteiras e que tanto os deslumbra, teimou em não se deixar encontrar.

Crónica Internacional

Eleições em Israel

A questão palestiniana é a questão central do Médio Oriente. De há muito, sobretudo depois do...
Em Foco

Um homem feliz na luta

Nascido a 25 de Março de 1915, em Vila Franca de Xira, António Dias Lourenço foi um destacado militante e dirigente comunista durante quase 80 anos, nos quais deu provas de uma inquebrantável dedicação aos trabalhadores, ao povo e à luta do seu Partido. A opção, que ainda jovem tomou, de se tornar funcionário do Partido Comunista Português pagou-a com brutais torturas e 17 longos anos de prisão. Tal não o impediu, na última entrevista concedida ao Avante!, de se confessar um homem feliz, sobretudo por ver tanta gente nova a prosseguir o combate a que dedicou a sua vida.

PCP

Um Partido pronto para todos<br> os combates

Os mais de 600 delegados que deram corpo à 9.ª Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP, realizada no domingo em Almada, aprovaram um conjunto de medidas e propostas que, a serem concretizadas, reforçarão consideravelmente a organização e a intervenção partidária e elevarão, e muito, o nível da resistência e da luta dos trabalhadores e do povo pela ruptura com a política de direita e a construção da alternativa patriótica e de esquerda.

Eixo central da alternativa

Numa sessão pública realizada na semana passada, o PCP reafirmou a necessidade de recuperar para o controlo público os sectores estratégicos da economia.

Apontar caminhos<br>e prioridades

Várias organizações do Partido realizaram recentemente as suas assembleias, tendo como objectivo central o reforço da intervenção e a elevação da luta.

Evocação e perspectiva

O Organismo dos Bancários de Lisboa do PCP evocou, através de um comunicado que está a ser distribuído aos...

Realçar o que une

Jerónimo de Sousa encontrou-se, anteontem, 24, com o Cardeal D. Manuel Clemente. O encontro, realizado no Convento São Vicente...

94 anos de luta

Prossegue a realização de iniciativas comemorativas do 94.º aniversário do Partido...

Emergência social em Aveiro

O PCP apresentou publicamente, no início da semana, um Programa de Emergência Social para o Distrito de Aveiro, já...
Trabalhadores

Dias de lutas mais fortes

O Plenário de Sindicatos da CGTP-IN saudou as acções mais recentes e apelou a que ainda mais trabalhadores venham dar força às lutas nas empresas e serviços, por melhores salários e pelo cumprimento dos direitos, e também ao combate mais geral, porque «é urgente parar a ofensiva do capital, romper com a política de direita e inverter o rumo de desastre a que os sucessivos governos conduziram o País».

Fectrans quer mais

Sob o lema «Nos locais de trabalho, mais organização e intervenção», o 3.º Congresso da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações teve a marca das inúmeras e intensas lutas no sector.

Citação suspende PACC

Na terça-feira, dia 24, a Fenprof revelou que o MEC foi citado pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de...
Assembleia da República

Privilégios de uns<br>é a exploração de milhões

«Todas as facilidades para o capital; brutais sacrifícios para os trabalhadores e o povo». Assim se pode definir a acção do Governo e as opções que a impulsionam, afirma o PCP, vendo aqui a comprovação clara da política de «dois pesos e duas medidas».

Populações é que ficam a perder

A maioria PSD/CDS-PP e o PS inviabilizaram dia 20 o projecto de lei do PCP que pretendia vedar o acesso de empresas privadas às actividades económicas de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais e de gestão de resíduos sólidos urbanos.

Travar o processo é possível!

Chumbados pela maioria PSD/CDS-PP dia 20 foram ainda os 11 projectos de resolução do PCP (aconteceu o mesmo a iniciativas...

Combate ao cancro da pele

O Parlamento aprovou por unanimidade, na passada sexta-feira, 20, um projecto de resolução do PCP onde se recomenda ao Governo o reforço da intervenção dos cuidados de saúde primários no combate ao cancro da pele. Idêntica iniciativa da maioria PSD/CDS-PP obteve igual apoio da Câmara.

Ser excepção e não a regra

A maioria PSD/CDS-PP e o PS votaram contra os projectos de lei do PCP, PEV e BE que pugnavam pelo impedimento ou regulação do...

Lei dos Baldios

PCP, PEV e BE entregaram no passado dia 12 no Tribunal Constitucional um pedido assinado por 24 deputados de fiscalização...

Saudação a Nelson Évora

O Parlamento aprovou por unanimidade no dia 12 um voto de congratulação pelo título europeu do triplo salto em pista...
Nacional

Todos à rua no dia 6 de Junho

A CDU vai realizar no dia 6 de Junho, em Lisboa, a marcha nacional «A força do povo», todos à rua por um Portugal com futuro, do Marquês de Pombal até à Baixa.

«Tudo está na mão do povo»

No dia 29 de Março realizam-se as eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira. A CDU apresenta-se como a «alternativa a sério» para uma Região com futuro. Amanhã, Jerónimo de Sousa participa no último dia de campanha eleitoral.

Luta em todo o País

Os estudantes do Ensino Básico e Secundário manifestaram-se, no dia 18, um pouco por todo o País, para exigir a demissão do Governo e contra as políticas de destruição da Escola Pública.

Intervir para transformar

Sob o lema «Soluções para uma vida melhor na cidade de Lisboa e no País», realizou-se sábado, na «A Voz do Operário», um Encontro da CDU, que contou com a participação de eleitos no município e nas várias freguesia de Lisboa, bem como activistas do PCP, do PEV e da ID.

CDU cumpre!

Com a participação de 170 eleitos e activistas e 26 intervenções, o Encontro Concelhio da CDU de Loures, que se...
Europa

Marchas levam multidões a Madrid

Após vários dias de marcha, centenas de milhares de pessoas, oriundas de toda a Espanha, manifestaram-se no sábado, 21, em Madrid, clamando por dignidade.

A ruptura necessária

O PCP e Grupo Unitário de Esquerda/Esquerda Verde Nórdica promoveram, dia 20, em Lisboa, um seminário sob o tema «O Euro e a União Económica e Monetária. Constrangimentos e Rupturas».

PP desmorona-se na Andaluzia

As eleições regionais na Andaluzia, realizadas no domingo, 22, saldaram-se por uma pesada derrota do Partido Popular, que...

Direita à frente em França

O partido do antigo presidente francês, Nicolas Sarkzoy, venceu a primeira volta das eleições departamentais, realizada no...
Internacional

Milhões contra agressão imperial

A esmagadora maioria dos venezuelanos considera que os EUA não têm razões para decretar que o país é uma ameaça e rechaça a ingerência e qualquer agressão norte-americana, indica uma recente pesquisa, num momento em que a campanha mundial em defesa da República Bolivariana soma apoios.

Anti-sionistas reforçados

A Lista Conjunta apresentada pelos partidos árabes e pelo Partido Comunista de Israel (PCI) às legislativas elegeu 14 deputados no Knesset (parlamento), resultado que o PCP sublinha como «um elemento de esperança e alento».

Cubanos decidem

A indicação de candidatos aos órgãos locais do Poder Popular decorreu em Cuba com a realização de 46...
Temas

Os princípios e objectivos<br>de Cuba são inegociáveis

Cuba não negoceia a sua organização política, económica e social, nem tem interesse em renunciar aos socialismo, afirmou a Embaixadora de Cuba em Portugal em entrevista ao Avante!. Franca, Johana Tablada de la Torre explicou a fase em que se encontram as conversações entre Cuba e os EUA. Os objectivos de Cuba são tão claros como o foram as respostas directas da representante diplomática que, sem simplificar o que está em causa nem menorizar as dificuldades, mostra um empenho e energia invulgares, aproximando-nos de um povo e de um País que resistiram mais de 50 anos a todas as agressões imperialistas. Chegaram, por isso, ao diálogo com os EUA «de pé, e não de joelhos», como nos sublinhou.

Argumentos
TVisto

O General

A oferta de programas nos canais portugueses estava tão fraca quanto é costume, pelo que muitos telespectadores optaram por ir...
Aconteceu

Emigrantes valem 1,8% do PIB

As remessas dos emigrantes elevaram-se a três mil milhões de euros em 2013, correspondente a 1,8 por cento do Produto Interno...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira, 27...

A semana em resumo

Frases

“O pacote legislativo que tem estado a ser adoptado em diferentes países da...