PP desmorona-se na Andaluzia

As eleições regionais na Andaluzia, realizadas no domingo, 22, saldaram-se por uma pesada derrota do Partido Popular, que registou o pior resultado dos últimos 25 anos.

O partido de Mariano Rajoy perdeu 17 deputados (para um total de 33) e mais de meio milhão de votos, descendo de um milhão e 571 mil sufrágios para um milhão e 64 mil (26,8% contra 40,7% há quatro anos).

Por seu turno, o Partido Socialista Operário Espanhol foi a força mais votada, mantendo os 47 deputados que tinha na anterior legislatura. Todavia, a vitória do PSOE não se traduziu num reforço da votação.

Pelo contrário, em relação a 2012, perdeu quase 120 mil votos, passando de um milhão e 528 mil sufrágios para um milhão e 409 mil (35,4% contra 39% em 2012).

Já o estreante partido Podemos conseguiu eleger 15 deputados, com mais de 590 mil votos (14,8%), afirmando-se como a terceira força política.

Seguiu-se a formação Cidadãos, partido nascido em 2006 na Catalunha, que entra pela primeira vez para o parlamento andaluz com nove deputados, depois de ter conseguido obter 9,2 por cento dos votos (cerca de 369 mil sufrágios)

A Esquerda Unida obteve 6,9 por cento, contra 11,4 por cento em 2012 (274 mil votos contra 438 mil há quatro anos), perdendo sete dos 12 deputados que tinha na anterior legislatura.

A taxa de abstenção diminuiu de 39,2 por cento em 2012 para 36,1 por cento.




Mais artigos de: Europa

Marchas levam multidões a Madrid

Após vários dias de marcha, centenas de milhares de pessoas, oriundas de toda a Espanha, manifestaram-se no sábado, 21, em Madrid, clamando por dignidade.

A ruptura necessária

O PCP e Grupo Unitário de Esquerda/Esquerda Verde Nórdica promoveram, dia 20, em Lisboa, um seminário sob o tema «O Euro e a União Económica e Monetária. Constrangimentos e Rupturas».

Direita à frente em França

O partido do antigo presidente francês, Nicolas Sarkzoy, venceu a primeira volta das eleições departamentais, realizada no domingo, 22. A UMP e os seus aliados UDI-UC-MoDem foram a força mais votada, com 29,4 por cento dos sufrágios, segundo os resultados definitivos apurados pelo...

Protestos na inauguração<br>da sede do BCE

Cerca de 20 mil pessoas manifestaram-se, dia 18, na cidade alemã de Frankfurt, contra as políticas de austeridade do Banco Central Europeu, na data em que a instituição inaugurou oficialmente a sua nova luxuosa sede, baptizada de Eurotower, que custou mais de 1200 milhões de euros....

Relatório do PCP<br>defende direitos indígenas

Um relatório sobre o sector mineiro, elaborado pela deputada do PCP, Inês Zuber, foi aprovado, dia 19, na respectiva comissão da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EUROLAT). O documento formula várias recomendações para o sector mineiro, abrangendo aspectos...

Quotas leiteiras:<br>o desastre anunciado

O fim anunciado das quotas leiteiras para 31 de Março, ou seja, para o final deste mês, levanta um conjunto de inquietações. Este fim trágico do regime das quotas leiteiras acontece apesar de todas as lutas promovidas pelas organizações de produtores, lutas estas que...