Realçar o que une
Jerónimo de Sousa encontrou-se, anteontem, 24, com o Cardeal D. Manuel Clemente. O encontro, realizado no Convento São Vicente de Fora à Graça, tinha como objectivo proceder a uma troca de opiniões e apreciações sobre a situação social do País. À saída, em declarações aos jornalistas, o dirigente comunista reconheceu as naturais diferenças de opinião entre o PCP e a hierarquia católica, ao mesmo tempo que sublinhou os vários pontos convergentes, sobretudo no que respeita à necessidade de alterar o rumo das políticas que produzem e reproduzem a exclusão e a pobreza.
O Secretário-geral do Partido frisou ainda a existência de pontos de vista comuns e valorizou o «sentimento de confiança e de esperança numa mudança, do valor da solidariedade, particularmente com os que menos têm e menos podem». Com o encontro, destacou Jerónimo de Sousa, procurou-se identificar aquilo que a Igreja e o PCP «procuram no sentido de um País melhor, com mais justiça social, menos pobreza e menos desemprego».
No dia 19, o PCP recebera, na sua sede, uma delegação da Fenprof. A luta contra a destruição da escola pública e pela valorização da profissão docente esteve no centro do debate entre as duas estuturas, cujas delegações eram encabeçadas pelos respectivos secretários-gerais.