Cubanos decidem

A indicação de candidatos aos órgãos locais do Poder Popular decorreu em Cuba com a realização de 46 mil e 300 assembleias, informou domingo, 22, o vice-presidente da Comissão Eleitoral. Rubén Rodríguez detalhou que nas reuniões plenárias foram votados 27 mil 378 delegados, dos quais mais de nove mil são mulheres e quase 5,5 mil são jovens.

O processo de nomeação decorre até ao final do mês de Março. De 1 a 10 de Abril, serão designados membros das autoridades eleitorais e das mesas de voto por circunscrição para o sufrágio de dia 19 de Abril.

No total, serão eleitos 14 mil e 500 delegados às assembleias municipais, os quais terão de obter mais de 50 por cento dos votos no círculo em que se apresentam. Caso contrário, o acto repete-se a 26 de Abril.

Podem votar e candidatar-se às autárquicas, que ocorrem a cada dois anos e meio em Cuba, todos os maiores de 16 anos, incluindo militares. Assim, neste acto estão habilitados cerca de oito milhões de um total de 11 milhões de cubanos.




Mais artigos de: Internacional

Milhões contra agressão imperial

A esmagadora maioria dos venezuelanos considera que os EUA não têm razões para decretar que o país é uma ameaça e rechaça a ingerência e qualquer agressão norte-americana, indica uma recente pesquisa, num momento em que a campanha mundial em defesa da República Bolivariana soma apoios.

Anti-sionistas reforçados

A Lista Conjunta apresentada pelos partidos árabes e pelo Partido Comunista de Israel (PCI) às legislativas elegeu 14 deputados no Knesset (parlamento), resultado que o PCP sublinha como «um elemento de esperança e alento».

Maioria dos brasileiros<br>rejeita privatização

A empresa petrolífera estatal deve permanecer sob controlo público, defendem 61 por cento dos brasileiros, segundo uma pesquisa elaborada pela Datafolha. O inquérito foi elaborado depois de o senador José Serra, do Partido Social-Democrata Brasileiro, ter apresentado um projecto-de-lei que...

Nigéria em guerra<br>escolhe presidente

Na Nigéria, envolvida numa guerra contra a seita Boko Haram, há eleições presidenciais, legislativas e senatoriais no próximo sábado, 28. O escrutínio, antes marcado para meados de Fevereiro, sofreu um adiamento de seis semanas por alegadas razões de...