Emergência social em Aveiro

O PCP apresentou publicamente, no início da semana, um Programa de Emergência Social para o Distrito de Aveiro, já entregue na Assembleia da República. Na apresentação pública, realizada nas instalações da Junta de Freguesia de Vera Cruz, participaram Diana Ferreira e Miguel Viegas, respectivamente deputados na Assembleia da República e Parlamento Europeu, que durante o dia percorreram o distrito em acções de contacto com os trabalhadores e o povo.

O Programa de Emergência Social proposto pelo PCP retoma os aspectos essenciais da iniciativa chumbada em 2010, actualizada quer na avaliação da situação do País quer nas propostas para lhe fazer frente. Nestes cinco anos, a situação económica e social do distrito não cessou de se agravar: mais pessoas no limiar da pobreza, crianças com fome, aumento do abandono escolar, acentuação das assimetrias entre concelhos, emigração forçada e envelhecimento da população com cada vez menos qualidade de vida são realidades quotidianas. O desemprego assume em toda esta situação um papel destacado, sendo um dos principais problemas a que urge responder.

Integrando a proposta específica para o distrito nos eixos centrais da política patriótica e de esquerda que defende para o País, o PCP destaca a necessidade de aumentar o investimento público, dotando a região de importantes infra-estruturas, de reforçar e qualificar a resposta dos serviços públicos, em especial nas áreas da saúde, educação e Segurança Social, apostar no emprego com direitos e apoiar os investimentos produtivos e as micro, pequenas e médias empresas, recuperar o controlo público do Porto de Aveiro e apoiar a agricultura familiar.

O aumento dos salários e o efectivo combate à precaridade, à discriminação salarial das mulheres, ao aumento do tempo de trabalho e aos salários em atraso são outras das propostas dos comunistas, que defendem também a adopção de um programa de fiscalização rigorosa do recurso ao lay-off.




Mais artigos de: PCP

Um Partido pronto para todos<br> os combates

Os mais de 600 delegados que deram corpo à 9.ª Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP, realizada no domingo em Almada, aprovaram um conjunto de medidas e propostas que, a serem concretizadas, reforçarão consideravelmente a organização e a intervenção partidária e elevarão, e muito, o nível da resistência e da luta dos trabalhadores e do povo pela ruptura com a política de direita e a construção da alternativa patriótica e de esquerda.

Eixo central da alternativa

Numa sessão pública realizada na semana passada, o PCP reafirmou a necessidade de recuperar para o controlo público os sectores estratégicos da economia.

Apontar caminhos<br>e prioridades

Várias organizações do Partido realizaram recentemente as suas assembleias, tendo como objectivo central o reforço da intervenção e a elevação da luta.

Evocação e perspectiva

O Organismo dos Bancários de Lisboa do PCP evocou, através de um comunicado que está a ser distribuído aos trabalhadores do sector, os 40 anos da nacionalização da banca – assumida no dia 14 de Março de 1975 pelo recém-criado Conselho da...

Realçar o que une

Jerónimo de Sousa encontrou-se, anteontem, 24, com o Cardeal D. Manuel Clemente. O encontro, realizado no Convento São Vicente de Fora à Graça, tinha como objectivo proceder a uma troca de opiniões e apreciações sobre a situação social do País....

94 anos de luta

Prossegue a realização de iniciativas comemorativas do 94.º aniversário do Partido Comunista Português que, por todo o País, reúnem milhares de militantes e simpatizantes do PCP sob o lema «Democracia e Socialismo, os Valores de Abril no...

Sessão Cultural Evocativa<br>em DVD

Acaba de ser lançado um DVD com a gravação da «sessão cultural evocativa – a dimensão intelectual, artística, humana e militante de Álvaro Cunhal», realizada no dia 23 de Março de 2013, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, promovida...