94 anos de luta

Image 17767

Prossegue a realização de iniciativas comemorativas do 94.º aniversário do Partido Comunista Português que, por todo o País, reúnem milhares de militantes e simpatizantes do PCP sob o lema «Democracia e Socialismo, os Valores de Abril no Futuro de Portugal».

Em Bragança, dezenas de pessoas reuniram-se no Centro de Trabalho do Partido, no último fim-de-semana, num lanche convívio em que participou João Torres, do Comité Central. Muitos dos presentes participaram pela primeira vez numa iniciativa do PCP. Do Alentejo chegaram à redacção informações sobre três iniciativas, em que participaram outros tantos membros da Comissão Política: um almoço em Portalegre, no dia 22, com a presença de Manuel Rodrigues, no qual participaram 50 pessoas; o jantar em Moura, na véspera, com João Oliveira; e o grande almoço de Pias, que reuniu duas centenas de pessoas e contou com a intervenção de Paulo Raimundo.

No Bombarral, por seu lado, tiveram lugar duas iniciativas: um almoço e a apresentação do livro Contribuição para o Estudo da Questão Agrária, de Álvaro Cunhal. Em Lisboa, mais precisamente na freguesia da Ajuda, mais de meia centena de militantes e amigos do Partido participaram no almoço comemorativo que contou com a presença e intervenção de Gonçalo Tomé, do Comité Central.

Em Viseu e na Murtosa, a comemoração do aniversário do Partido realizou-se à margem das assembleias das respectivas organizações concelhias. O deputado no Parlamento Europeu Miguel Viegas e o membro do Comité Central Tiago Vieira fizeram as intervenções. Este último marcou igualmente presença no jantar realizado em Oliveira de Azeméis. A célula do Partido na Câmara Municipal e nos SMAS de Vila Franca de Xira assinalou o aniversário com a pintura de um mural evocativo.

 



Mais artigos de: PCP

Um Partido pronto para todos<br> os combates

Os mais de 600 delegados que deram corpo à 9.ª Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP, realizada no domingo em Almada, aprovaram um conjunto de medidas e propostas que, a serem concretizadas, reforçarão consideravelmente a organização e a intervenção partidária e elevarão, e muito, o nível da resistência e da luta dos trabalhadores e do povo pela ruptura com a política de direita e a construção da alternativa patriótica e de esquerda.

Eixo central da alternativa

Numa sessão pública realizada na semana passada, o PCP reafirmou a necessidade de recuperar para o controlo público os sectores estratégicos da economia.

Apontar caminhos<br>e prioridades

Várias organizações do Partido realizaram recentemente as suas assembleias, tendo como objectivo central o reforço da intervenção e a elevação da luta.

Evocação e perspectiva

O Organismo dos Bancários de Lisboa do PCP evocou, através de um comunicado que está a ser distribuído aos trabalhadores do sector, os 40 anos da nacionalização da banca – assumida no dia 14 de Março de 1975 pelo recém-criado Conselho da...

Realçar o que une

Jerónimo de Sousa encontrou-se, anteontem, 24, com o Cardeal D. Manuel Clemente. O encontro, realizado no Convento São Vicente de Fora à Graça, tinha como objectivo proceder a uma troca de opiniões e apreciações sobre a situação social do País....

Emergência social em Aveiro

O PCP apresentou publicamente, no início da semana, um Programa de Emergência Social para o Distrito de Aveiro, já entregue na Assembleia da República. Na apresentação pública, realizada nas instalações da Junta de Freguesia de Vera Cruz, participaram Diana...

Sessão Cultural Evocativa<br>em DVD

Acaba de ser lançado um DVD com a gravação da «sessão cultural evocativa – a dimensão intelectual, artística, humana e militante de Álvaro Cunhal», realizada no dia 23 de Março de 2013, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, promovida...