Evocação e perspectiva

O Or­ga­nismo dos Ban­cá­rios de Lisboa do PCP evocou, através de um co­mu­ni­cado que está a ser dis­tri­buído aos tra­ba­lha­dores do sector, os 40 anos da na­ci­o­na­li­zação da banca – as­su­mida no dia 14 de Março de 1975 pelo recém-criado Con­selho da Re­vo­lução e pelo ter­ceiro go­verno pro­vi­sório, che­fiado por Vasco Gon­çalves. Para o Par­tido, a na­ci­o­na­li­zação do sector fi­nan­ceiro (que abrangeu também os se­guros) cor­res­pondeu a uma «ne­ces­si­dade ob­jec­tiva de de­fender o pro­cesso re­vo­lu­ci­o­nário» contra a sa­bo­tagem eco­nó­mica pra­ti­cada pelos grupos mo­no­po­listas que do­mi­naram e ex­plo­raram o povo sob a di­ta­dura fas­cista.

A opção de na­ci­o­na­lizar a banca e os se­guros cor­res­pondeu também aos «in­te­resses dos tra­ba­lha­dores e da ge­ne­ra­li­dade do povo por­tu­guês», ga­rante o Par­tido, lem­brando a uni­dade dos ban­cá­rios em torno dos seus sin­di­catos de classe e o papel de­ter­mi­nante dos co­mu­nistas que la­bo­ravam no sector. A na­ci­o­na­li­zação, re­corda-se no co­mu­ni­cado, per­mitiu que «muitos mi­lhões e mi­lhões de contos re­ver­tessem para o Or­ça­mento de Es­tado e fossem uti­li­zados no de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico do País e na pres­tação de ser­viços es­sen­ciais à po­pu­lação». Também per­mitiu que os ban­cá­rios con­quis­tassem di­reitos e ga­ran­tias la­bo­rais e so­ciais – pre­ci­sa­mente os mesmos que os go­vernos PS, PSD e CDS, com as pri­va­ti­za­ções, têm vindo a res­tringir e li­quidar.

Hoje, a si­tu­ação é muito di­fe­rente da que os ban­cá­rios ti­nham pe­rante si no exal­tante mês de Março de 1975, afirma-se no co­mu­ni­cado. A si­tu­ação «ca­tas­tró­fica» em que o País e o sector se en­con­tram exige uma rup­tura po­lí­tica, com a qual será pos­sível «pers­pec­tivar uma na­ci­o­na­li­zação da banca a favor dos tra­ba­lha­dores e do povo e não dos ban­queiros e do ca­pital», como su­cedeu com o BPN. Re­al­çando que os prin­cí­pios do sin­di­ca­lismo uni­tário, de­mo­crá­tico, de classe e de massas são hoje as­su­midos pelo SINTAF, o PCP ga­rante que os seus mi­li­tantes no sector «con­ti­nu­arão a co­locar todas as suas ca­pa­ci­dades e a dar o me­lhor do seu es­forço na luta pelos in­te­resses e di­reitos dos tra­ba­lha­dores do sector fi­nan­ceiro, pela na­ci­o­na­li­zação da banca e a sua co­lo­cação ao ser­viço do de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico do País».




Mais artigos de: PCP

Um Partido pronto para todos<br> os combates

Os mais de 600 de­le­gados que deram corpo à 9.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal do PCP, re­a­li­zada no do­mingo em Al­mada, apro­varam um con­junto de me­didas e pro­postas que, a serem con­cre­ti­zadas, re­for­çarão con­si­de­ra­vel­mente a or­ga­ni­zação e a in­ter­venção par­ti­dária e ele­varão, e muito, o nível da re­sis­tência e da luta dos tra­ba­lha­dores e do povo pela rup­tura com a po­lí­tica de di­reita e a cons­trução da al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda.

Eixo central da alternativa

Numa sessão pú­blica re­a­li­zada na se­mana pas­sada, o PCP re­a­firmou a ne­ces­si­dade de re­cu­perar para o con­trolo pú­blico os sec­tores es­tra­té­gicos da eco­nomia.

Apontar caminhos<br>e prioridades

Vá­rias or­ga­ni­za­ções do Par­tido re­a­li­zaram re­cen­te­mente as suas as­sem­bleias, tendo como ob­jec­tivo cen­tral o re­forço da in­ter­venção e a ele­vação da luta.

Realçar o que une

Jerónimo de Sousa encontrou-se, anteontem, 24, com o Cardeal D. Manuel Clemente. O encontro, realizado no Convento São Vicente de Fora à Graça, tinha como objectivo proceder a uma troca de opiniões e apreciações sobre a situação social do País....

94 anos de luta

Prossegue a realização de iniciativas comemorativas do 94.º aniversário do Partido Comunista Português que, por todo o País, reúnem milhares de militantes e simpatizantes do PCP sob o lema «Democracia e Socialismo, os Valores de Abril no...

Emergência social em Aveiro

O PCP apresentou publicamente, no início da semana, um Programa de Emergência Social para o Distrito de Aveiro, já entregue na Assembleia da República. Na apresentação pública, realizada nas instalações da Junta de Freguesia de Vera Cruz, participaram Diana...

Sessão Cultural Evocativa<br>em DVD

Acaba de ser lançado um DVD com a gravação da «sessão cultural evocativa – a dimensão intelectual, artística, humana e militante de Álvaro Cunhal», realizada no dia 23 de Março de 2013, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, promovida...