Actual
Fábulas, contos e outras histórias
Actual
À força
Actual
A meio do caminho
A talhe de foice
Máfias
PCP
A importância da luta pela paz
Não será necessário ser um observador atento para se ter a percepção de que a actual situação internacional é caracterizada pela proliferação de «conflitos» e pelo aumento da insegurança e da instabilidade. No entanto, a continuada banalização de tal evolução é sistematicamente acompanhada pela ocultação das suas causas e, consequentemente, dos seus responsáveis, sendo a mentira deliberada e metodicamente veiculada recorrendo-se a todo o tipo de operações de desinformação, quantas vezes com base nas mais inimagináveis provocações e hediondos crimes, procurando converter os agressores em «agredidos», os criminosos em «vítimas», os opressores em «libertadores».
Crónica Internacional
<i>De Ferguson<br> ao Iraque</i>
Garantir trabalho e salários
O PCP alerta para a possibilidade de o desmonoramento do Grupo Espírito Santo e a «reestruturação» do Novo Banco poderem vir a provocar despedimentos e cortes de direitos. Para o Partido, só a unidade e a luta dos trabalhadores poderá impedir que sejam estes, uma vez mais, a pagar pelos desmandos do grande capital.
Tempo de mudar de rumo
Jerónimo de Sousa participou, no dia 15, num convívio em Monte Gordo e num jantar em Lagos, nos quais foi reafirmado o caminho alternativo que o PCP propõe.
Defender a água pública
Governo anuncia novos cortes
Salários melhores nos transportes
Os trabalhadores e as suas organizações de classe nas empresas privadas de transportes exigem aumentos de salários e rejeitam a exigência de mais sacrifícios.
Má gestão é notória
As contas da CP de 2013 resultam de uma política «astuciosamente delineada» para privatizar a empresa, acabando com o transporte ferroviário, social e público, sublinha a Comissão de Trabalhadores.
Derrotados pelo TC
O acórdão do Tribunal Constitucional sobre a «CDS» e os cortes salariais «não é dissociável da luta» de trabalhadores e reformados e representa «mais uma derrota» do Governo e também, do Presidente da República, salientou a CGTP-IN.
Hotelaria sem crise
«Não há razões para o patronato continuar a pagar salários de miséria», protesta o Sindicato da Hotelaria do Norte, que hoje promove acções em Braga, na Arcada e à porta dos hotéis Mercure, João XXI e Ibis.
Origens e responsabilidades no «caso BES»
Serviço público na STCP
CTT denunciam AE
Enfermeiros em luta
Greve em Guimarães
SPdH questiona
Rede mingua e ensino piora
O PCP requereu a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros, para esclarecer a redução da rede de ensino do português no estrangeiro.
Desinvestimento agrava problemas
O PCP voltou a chamar a atenção para a degradação dos cuidados de saúde no Algarve, uma consequência do ataque ao SNS e do subfinanciamento crónico das unidades hospitalares.
Em defesa do SNS
Pôr o futuro em causa
Governo de «careca» à mostra
Referendo regional nos Açores
Entalados pelo BES
A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) alertou para os reflexos preocupantes da gestão danosa do BES e do GES na vida, já muito difícil, das MPME.
Jovens obrigados a abandonar o País
Solidariedade <br>com a Palestina
Moita
Mundo de precários
Apenas um em cada quatro adultos a nível mundial pode contar com um emprego a tempo inteiro, com pelo menos 30 horas por semana, revela um estudo do instituto Gallup.
Trabalhar e estudar
As despesas obrigatórias de um estudante universitário em França aumentaram quatro vezes acima da inflação, segundo um estudo da União Nacional de Estudantes (Unef).
Assange preparado para sair
PIB estagna na zona euro
Pobreza
Fogo sobre gasolina
Os Estados Unidos da América voltaram a bombardear o Iraque. O pretexto para a iniciativa, para a qual procuram arrastar a UE, foi a ameaça do Estado Islâmico (EI) às comunidades yazidi curda e cristã iraquiana, forçadas a fugir perante o avanço jihadista.
Rumo ao socialismo
Após três meses de um amplo e profundo período de debate, o Partido Comunista da Venezuela realizou a sua XIII Conferência Nacional, de 8 a 10 de Agosto, em Caracas.
EUA vão financiar<br>força militar africana
Ucrânia na curva da História
Artigo de acesso livre
O desenvolvimento da crise ucraniana confirma a análise e advertências do nosso partido sobre o carácter do poder instalado pelo imperialismo em Kiev, o propósito de saque e de instrumentalização da Ucrânia no cerco à Rússia e, simultaneamente, o ensaio da instalação de regimes dirigidos a reprimir o movimento operário e popular que resiste à ofensiva em curso no contexto da crise capitalista.
Uma farsa que urge denunciar
António Negrão e Madalena Santos voltaram há pouco da Ucrânia, onde no dia 14 participaram numa das audiências do processo que visa a ilegalização do Partido Comunista. Fizeram-no em representação da Associação Portuguesa de Juristas Democratas, com mandato para representar igualmente a Associação Internacional de Juristas Democratas e organizações similares de outros países europeus. O desejado estatuto de observador internacional não foi possível de obter, pelo que acabaram por ser constituídos mandatários do Partido Comunista da Ucrânia.
A destruição da capacidade produtiva do País<br> e de valor no BES
Um ponto importante, muitas vezes referido, que cria grandes preocupações até porque tem efeitos nefastos a nível de criação de emprego e de aumento da produtividade e competitividade, é a quebra acentuada que se tem verificado desde 2008 no investimento em Portugal, situação esta que foi agravada pela política de austeridade recessiva imposta ao País pela «troika» e agora também continuada pelo Governo PSD/CDS.
TVisto
Notícias do meu país
Economia
A crise do BES é a crise<br> do sistema financeiro
Sociedade
Derrota por falta de comparência
Alegria de viver e de lutar
A construção da Festa do Avante! – literalmente erguida a pulso pelo trabalho solidário e militante, onde os saberes sem idade se fundem com a alegria, a generosidade e a inesgotável vontade de participar e aprender dos mais novos – é todos os anos uma tarefa portentosa e uma experiência inesquecível. Que o digam os mais jovens que ali passam boa parte das suas férias, garantindo, em cada ano, que esta é, sem sombra de dúvidas, a grande Festa da juventude.
Momento de afirmação <br>de todas as lutas
A Cidade da Juventude mantém-se no mesmo local, ao lado do Palco 25 de Abril, e continua a proporcionar momentos únicos e inesquecíveis. Este ano a novidade é mesmo a exposição política, que vai ter um formato diferente.