Ecolojovem defende mudança de políticas

Jovens obrigados a abandonar o País

A Ecolojovem vê com grande preocupação os dados divulgados na passada semana pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que revelam que a proporção de jovens na população nacional nunca foi tão pequena desde que existem estatísticas.
«Os habitantes entre os 15 e os 29 anos representam apenas 17 por cento do total do País, consequência da perda de quase meio milhão de pessoas desta faixa etária ao longo da última década», informa a Juventude do Partido Ecologista «Os Verdes», dando a conhecer que os dados divulgados referem que «esta geração representa hoje cerca de um terço dos desempregados e metade dos emigrantes permanentes».
Ainda segundo o INE, a diminuição do número de jovens é um dos indicadores do fenómeno do envelhecimento que atinge a população portuguesa e reflecte a redução continuada do número de nascimentos verificada em Portugal.
Para a Ecolojovem, esta é «uma geração cada vez mais qualificada mas que, ao mesmo tempo, representa 32 por cento dos desempregados em Portugal, e que abandona o seu País na procura de melhores condições de vida». «Em 2012 emigraram 53 mil jovens de Portugal e, destes, cerca de 26 mil fizeram-no de forma permanente, o que representa metade do total de emigrantes permanentes do País. Os que ficam em Portugal, e estão no mercado de trabalho, ganham cada vez menos, em comparação com outros grupos etários, quando trabalham por conta de outrem, diferença salarial que se tem vindo a agravar continuamente desde 2002», acusa a Juventude, em nota de imprensa.




Mais artigos de: Nacional

Entalados pelo BES

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) alertou para os reflexos preocupantes da gestão danosa do BES e do GES na vida, já muito difícil, das MPME.

Solidariedade <br>com a Palestina

Cerca de duas centenas de pessoas associaram-se, na noite de 13 de Agosto, à vigília promovida, na Arcada, em Braga, pela União de Sindicatos de Braga (USB), pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e pelo Movimento...

Moita

O Núcleo da Moita da Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC) promove amanhã, às 21 horas, na Moita, uma iniciativa pública de solidariedade com o povo palestiniano e de condenação do terrorismo israelita. A acção, na Praça da...