Actual
O buraco
Actual
A clarificação
Actual
Ideologia e realidade
Crónica Internacional
O rosto do velho Japão
A talhe de foice
É o que dá
Resulta e vai continuar
A CGTP-IN decidiu novas acções e apelou ao prosseguimento da luta dos trabalhadores da Administração Pública e de empresas privadas. Vários casos dos últimos dias voltam a mostrar como esta é sempre a melhor opção, para suster o aumento da exploração, para resolver problemas prementes e para conseguir mudar a política e os governantes.
Fotobiografia de Álvaro Cunhal
Unidos também no ideal
Álvaro Cunhal tem 14 anos quando nasce sua irmã Maria Eugénia. Até ao final da vida foram anos de uma intensa relação, pródiga em afectos. Esse é um traço forte que perpassa a entrevista que Maria Eugénia Cunhal nos concedeu, ao falar do irmão nos seus anos de juventude.
Afável, recebe-nos em sua casa. A conversa flui. A memória recua e organiza o pensamento.
Álvaro Cunhal defendeu a tese de licenciatura há 73 anos
«O Aborto: Causas e Soluções» foi a tese defendida por Álvaro Cunhal, em Julho de 1940, no seu exame de licenciatura do 5.º ano jurídico na Faculdade de Direito de Lisboa. O original, tal como o exame, tem uma acidentada história, pois Álvaro Cunhal tinha sido preso pela PIDE em Maio de 1940 e entre a documentação então apreendida encontrava-se um exemplar dactilografado da sua tese, não revisto nem finalizado. Em consequência de um forte movimento de solidariedade, é autorizado a ir a exame – sob escolta policial – mas não lhe é possível completar e rever o seu trabalho. Apesar disso, e perante um júri composto por célebres personalidades do fascismo, Álvaro Cunhal defendeu a sua tese, obtendo 16 valores na classificação global da licenciatura.
PCP apela ao reforço da luta
Jerónimo de Sousa – reagindo à declaração do Presidente da República, no domingo – apelou à «intensificação da luta dos trabalhadores e do povo» para acelerar a queda deste Governo.
Parlamentares retidos na Europa
Demissão para parar o MEC
Saúde é progresso
Sem condições no Colombo
Todas as razões permanecem
A maioria PSD/CDS-PP chumbou na AR há oito dias a moção de censura ao Governo apresentada pelo PEV. A iniciativa não passou, mas a censura do povo continua a fazer-se ouvir no País.
Uma mina para os privados
Mecanismo de ocultação do défice, actuando simultaneamente como instrumento de privilégio dos financiadores privados – assim são e funcionam as parcerias público-privadas.
Ataque à liberdade de expressão
«Classe 5» para motociclos
Tirar Leiria do marasmo
«Construir a cidade com os cidadãos»
Dando seguimento ao ciclo de conferências intitulado «Construir a cidade com os cidadãos», a CDU de Braga promoveu, dia 11, no café «A Brasileira», uma nova tertúlia com Carlos Almeida, candidato à Câmara Municipal.
A voz que conta!
Mais razões para votar na CDU
O maior concurso de bandas do País
No dealbar de novas lutas de classe
Com 153 votos num total de 300, a maioria conservadora (ND) e social-democrata (PASOK) aprovou, dia 17, uma nova ofensiva contra os trabalhadores e o povo grego.
Banca contra o povo
Três meses apenas após ter sido aprovado pelo parlamento da Andaluzia, o decreto antidespejos foi suspenso pelo TC de Espanha, na sequência da intervenção de Madrid.
Não comer carne para poupar
Pobres com diploma
Estancar a hemorragia
Solidariedade com Evo Morales
Por iniciativa do PCP e do PC da Bolívia, dezenas de partidos e organizações políticas subscreveram uma «Tomada de posição de solidariedade com o presidente Evo Morales e o povo boliviano».
Tata tem 95 anos
Tata, como é carinhosamente tratado Nelson Mandela, escreveu juntamente com o seu povo, ao longo dos seus 95 anos, a história moderna de uma África do Sul sem exclusões.