Mais razões para votar na CDU
Na iniciativa foi distribuído um documento da CDU que sintetiza três grandes e boas razões para confiar o voto na CDU: «mais capacidade de resolução dos problemas», «mais voz à defesa do povo e dos seus direitos» e «mais força na luta por uma vida melhor num Portugal com futuro».
Nos contactos efectuados, a falta de condições da rede viária, sem remodelações há vários anos, saltou desde logo como o problema que mais queixas teve entre a população. No Bairro do Lamarão o sistema de escoamento de águas pluviais continua a provocar problemas no piso, que se assemelha a um campo de batalha, mesmo após a pavimentação com alcatrão que a Câmara lá concedeu há alguns anos.
Já no Bairro de S. José, salta à vista o abandono indignante a que a autarquia tem votado o espaço público circundante: o lado Norte do bairro continua por pavimentar, não há um parque infantil e persiste a falta de um corredor de segurança entre a mata e algumas das habitações, configurando um perigo real, depois de semanas de temperaturas elevadas que terão secado excessivamente a mata envolvente.
Em ambos os bairros, os moradores manifestaram ainda o seu descontentamento pelo aumento do preço da água, num momento em que as magras reformas e os salários mal chegam ao fim do mês. Ficou, de igual forma, evidente o mal-estar relativamente à decisão da Câmara Municipal de adesão à AdRA, que culminou no aumentos geral de tarifas, tal como a CDU sempre denunciou.
A recolha de lixo foi outra das preocupações, num momento em que o Governo se prepara para privatizar a EGF, detentora de 51 por cento do capital da ERSUC, que se enquadra nas intenções do memorando de entendimento assinado pelo PSD, CDS e PS.
«Começa a ser demasiado evidente para a população que é no mínimo contraditório que estes partidos, depois de subscreverem um documento - o memorando da troika - que é um golpe profundo no estado social e na viabilidade dos serviços públicos, venham depois, a nível local e com outras caras, afirmarem-se defensores dos mesmos serviços cuja destruição decretaram com a sua assinatura», acusa a CDU.
CDU nas 24 freguesias de Gaia
No dia 13, a CDU esteve nas 24 freguesias de Vila Nova de Gaia, divulgando o seu Manifesto, numa ampla jornada de contacto com a população.
À tarde, Jorge Sarabando e Paula Baptista, primeiros candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, juntamente com muitos apoiantes da CDU, participaram numa acção de contacto com os gaienses que se iniciou no Largo dos Aviadores e seguiu, em desfile, até à Beira-Rio. Esta iniciativa permitiu, também, tomar um maior conhecimento dos muitos problemas sentidos pelos pequenos comerciantes e moradores destas zonas.
Denunciar problemas
A CDU apresentou, no dia 14, na Lota da Aguda, a sua lista à Assembleia de Freguesia de Arcozelo. A iniciativa voltou a contar com a presença de Jorge Sarabando e Paula Baptista, que intervieram sobre a situação do concelho.
Seguiu-se a intervenção de António Gonçalves, primeiro candidato da CDU a Arcozelo, que apontou os diversos problemas sentidos na Freguesia, muitas vezes levantados pela CDU na Assembleia de Freguesia e na Assembleia Municipal.
Na parte da manhã teve ainda lugar uma jornada de contacto com a população local, tendo-se distribuído o Manifesto da CDU, assim como documentos locais.