CDU de Braga realiza tertúlia sobre educação e desporto

«Construir a cidade com os cidadãos»

Dando seguimento ao ciclo de conferências intitulado «Construir a cidade com os cidadãos», a CDU de Braga promoveu, dia 11, no café «A Brasileira», uma nova tertúlia com Carlos Almeida, candidato à Câmara Municipal.

Sinal evidente de preocupação pela actual situação

Image 13693

Os temas escolhidos desta vez foram a educação e o desporto, nomeadamente no que respeita à intervenção política do município de Braga. Nesta terceira conversa, moderada pela professora Lília Santos, participaram, enquanto convidados, Jorge Amado, professor e director do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, e Nuno Reininho e Vasco Sequeiros, professores e membros da Associação de Profissionais de Educação Física de Braga.

Num quadro em que os sucessivos governos têm delegado um grande número de competências nas autarquias em matéria de educação, demitindo o Estado das suas responsabilidades, e não dotando as autarquias dos meios financeiros necessários para oferecer as condições essenciais para garantir a qualidade da escola pública, a candidatura da CDU reafirmou a urgência de as políticas educativas assegurarem o acesso e a frequência escolar em respeito pela autonomia das escolas, pelo trabalho de professores e funcionários, e pela formação integrada das crianças. «A instabilidade que se vive nas escolas é motivada pela política educativa e é geradora de conflitos e dificuldades», acusou Carlos Almeida.

 

Precariedade

 

No plano municipal, o candidato da CDU registou a arbitrariedade que impera na prestação do serviço de refeições escolares, alertando para as situações muito díspares no que respeita ao pagamento efectuado pelas famílias. Da mesma forma, Carlos Almeida criticou a precariedade dos vínculos dos profissionais das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), lembrando a intervenção da CDU na Assembleia Municipal de Braga em defesa de contratos mais estáveis.

A falta de funcionários nas escolas, a requalificação que algumas delas esperam, a ausência de um programa de reutilização e distribuição de manuais escolares e a inoperância do Conselho Municipal de Educação, foram outros assuntos abordados pelos presentes.

Na perspectiva da CDU, é necessário revitalizar e credibilizar o Conselho Municipal de Educação, de modo a que possa funcionar como uma plataforma de diálogo e acção entre os vários intervenientes (escolas, autarquias, associações), para responder rapidamente e de forma coerente e planificada às necessidades que aí sejam identificadas, contrariando a arbitrariedade vigente nas políticas municipais de educação.

 

Desporto

 

No que concerne à política de desporto, os participantes na tertúlia notaram a ausência de técnicos municipais e a falta de um plano global para esta área. Defenderam ainda a elaboração de uma carta municipal, na qual devem ser registados os equipamentos desportivos existentes, as suas condições e horários de funcionamento, e as necessidades das populações.

A concretização de uma escola municipal de desporto, o desenvolvimento de programas de actividades desportivas, o apoio técnico ao desporto escolar e a generalização de apoios às diferentes modalidades desportivas, são propostas que saem desta iniciativa da CDU, numa oposição clara à política até agora desenvolvida de privilégio à alta competição e de investimentos desnecessários, de que são exemplos a piscina olímpica e os campos sintéticos.

 

Merelim, Braga

Valorizar os bons exemplos

 

Carmindo Soares, 44 anos, serralheiro mecânico e actual presidente da Junta de Freguesia de Merelim (São Paio) é o cabeça de lista da CDU à presidência da Junta da União das Freguesias de Merelim (São Pedro), Panoias e Parada de Tibães.

A CDU aposta assim naquele que foi o rosto da vitória alcançada em 2009 na Freguesia de Merelim (S. Paio). Passados quatro anos, o balanço do mandato autárquico na Freguesia é extremamente positivo, o que leva agora o candidato à União das Freguesias a apontar como desafio o alargamento do projecto da CDU a Panoias e a Parada de Tibães.

No entanto, e porque este é o primeiro passo de uma longa caminhada, o candidato da CDU à União das Freguesias fez questão de lembrar que, desde o primeiro momento, a CDU opôs-se e lutou contra a reforma administrativa imposta pelo PSD e o CDS, e que tudo continuará a fazer, mesmo depois do acto eleitoral, para que as actuais freguesias não percam a sua identidade e autonomia.

«A CDU concorre no quadro desta nova realidade de agregação de freguesias porque é obrigada a fazê-lo, mas, asseguramos, que em nenhum momento deixaremos de lutar em defesa de cada uma das freguesias que este Governo quer extinguir», alegou Carmindo Soares.

Carlos Almeida e Carla Cruz, candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, respectivamente, estiveram presentes no anúncio público realizado no dia 30 de Junho, junto à praia fluvial de Merelim (S. Paio), e não perderam a oportunidade de valorizar o trabalho desenvolvido pela equipa liderada por Carmindo Soares, que ao longo dos últimos quatro anos soube devolver à população da Freguesia um sentimento de bem-estar generalizado.

«Nestes quatro anos, a CDU provou em Merelim (S. Paio) que é possível gerir as freguesias exclusivamente ao serviço dos cidadãos», sublinhou Carlos Almeida, adiantando ainda que «este é o exemplo de governação que a CDU quer transportar para outras freguesias de Braga e para a gestão municipal. As populações sabem que só têm a ganhar.»



Mais artigos de: Nacional

Tirar Leiria do marasmo

Em ambiente de confiança e entusiasmo, realizou-se, no dia 12, um jantar-comício de apresentação das listas da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Leiria, bem como dos primeiros candidatos às assembleias e uniões de freguesias do concelho.

A voz que conta!

Nos dias 12 e 13 de Julho realizou-se a 8.ª edição da Festa de Fraternidade, iniciativa promovida anualmente pela Comissão de Freguesia de Caldas das Taipas do PCP. O primeiro dia foi dedicado à juventude e o segundo, entre outras iniciativas, contou com um debate sobre o IV Tomo das...

Mais razões para votar na CDU

Vários activistas da CDU, entre os quais Dinis Silveira e Miguel Jeri, cabeças de lista à Câmara e à Assembleia Municipal de Ovar, estiveram, no dia 14, em contacto com a população dos bairros do Lamarão e S. José. Na iniciativa foi distribuído um...

O maior concurso de bandas do País

O concurso que visa a selecção de bandas a actuar no Palco Novos Valores da Festa do Avante!, a que se candidataram 96 grupos e 479 músicos, já apurou as seguintes formações: Garbo (Coimbra), Join The Vulture (Guarda), Motim (Aveiro), In The Cisus...