Editorial
Opinião
A talhe de foice

Contas que contam

Já não bastava o sr. Ulrich do «aguenta, aguenta» e das comparações com os sem abrigo – como se...
Actual

Um desenho a seis mãos

Não fossem trágicas as consequências da agressão que está a ser imposta ao país e aos portugueses,...
Actual

PS – quanto pior, melhor!

A luta e a teoria revolucionária demonstram que quanto pior é a opressão e a exploração mais se aprofunda o...
Actual

A porta giratória

É mais do que sabido o conceito da «porta giratória» entre cargos governativos e cargos na...
PCP

Intensificar a luta por uma <br>política patriótica e de esquerda

Ao longo dos últimos anos fomos denunciando que a concretização da política de direita acrescentaria crise à crise. Alertámos e denunciámos que onde mais se faziam sentir as medidas de desastre dos sucessivos governos (destruição do aparelho produtivo, despedimentos, encerramento de serviços públicos, privatização de serviços...), maior era a crise que se criava, sendo o distrito do Porto um exemplo claro da justeza destas denúncias.

Crónica Internacional

Chipre e a crise capitalista

Ao mesmo tempo que os portugueses eram confrontados com novas notícias sobre o dramático agravamento da situação...
Em Foco

Álvaro Cunhal, o PCP e a luta das mulheres

Março é o mês do aniversário do PCP e do Dia Internacional da Mulher. Em 2013, estas duas importantes datas cruzam-se com uma outra comemoração, igualmente cheia de significado, a do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal. O seu pensamento e a sua obra estão intimamente ligados à acção constante do PCP em defesa dos direitos das mulheres, quer durante a ditadura quer no período revolucionário e na resistência à contra-revolução, iniciada em 1976. 

Duas sessões

Prosseguem por todo o País as iniciativas comemorativas do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal. Em Lisboa, o Sector...
PCP

Renegociar a dívida

A 5 Abril de 2011, nas vésperas do Governo PS/Sócrates pedir a intervenção externa do FMI e da União...

Um Partido insubstituível

As comemorações do 92.º aniversário do PCP estão a reunir largos milhares de militantes e simpatizantes do Partido. No Alentejo e na Madeira realizaram-se grandiosas iniciativas.

Um aniversário maior

Para além das duas grandes iniciativas do fim-de-semana, em que participou Jerónimo de Sousa, o aniversário do Partido expressou-se num sem número de acções que contaram com milhares de participantes.

O euro e a dívida

O PCP promoveu anteontem ao final da tarde, em Lisboa, um debate sobre «O euro e a dívida – défices...

Resistir e lutar na Printer

Num comunicado dirigido aos trabalhadores da Printer, a Comissão Concelhia de Sintra do PCP saúda a «corajosa» luta...

Campos ao abandono

No âmbito da campanha nacional do PCP «Por uma política alternativa, patriótica e de esquerda», realizaram-se...
Trabalhadores

A avaliação que conta

A grande manifestação nacional de dia 15 mostrou a disponibilidade para lutar que cresce entre os trabalhadores da Administração Pública, fortemente visados na «avaliação» da troika dos credores, conhecida horas antes. Greves, concentrações e desfiles, reclamando mudança de política e de Governo, continuam a ocorrer todos os dias e ganham maior visibilidade quando os protestos vão ao encontro do primeiro-ministro, de ministros e do Presidente da República. Para a construção do futuro, esta é a avaliação que conta.

O desemprego combate-se

Preservar o emprego e os direitos dos trabalhadores, com uma política que privilegie os interesses do País e não do capital, é a exigência que sobressai em vários sectores.
Assembleia da República

O divórcio total dos povos

O Governo e os decisores que comandam a União Europeia têm em curso um novo ataque social contra os trabalhadores e os povos.

Demissão e eleições

A exigência de demissão do Governo e a realização de eleições foi reiterada sexta-feira passada pelo...

Um gigante com pés de barro

As Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDF) estão agora no Conselho Superior de Defesa Nacional e no Conselho de Chefes de Estado-Maior para apreciação.
Nacional

O futuro é com a CDU

Mais de 800 pessoas participaram, no dia 9 de Março, no Pavilhão Paz e Amizade, na apresentação pública de Bernardino Soares, cabeça de lista da CDU à Câmara de Loures.

Construir um concelho maior

O Centro de Exposições de Odivelas acolheu, no sábado, o acto público de apresentação de Fernanda Mateus à presidência da autarquia.

Dar mais força à luta

A CDU assume-se como uma grande força política nacional nas autarquias, indissociavelmente ligada à construção do Poder Local, à sua afirmação como espaço de resolução de problemas e de intervenção a favor do desenvolvimento e bem estar das populações.

Casa do Livro em Almada

Uma centena de pessoas participou, sábado, na inauguração da Casa do Livro, em Almada. Este...

Constituição

A Associação Conquista da Revolução realiza hoje, às 18 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma...
Europa

Nos limites do aceitável

Sob a palavra de ordem «Unidos por um futuro melhor: não à austeridade, sim ao emprego para os jovens», milhares de trabalhadores de vários países europeus manifestaram-se, dia 14, em Bruxelas.

Confisco no Chipre

O anúncio, dia 16, das leoninas condições do regaste ao Chipre provocou uma corrida às caixas multibanco na vã esperança de salvar as poupanças do confisco imposto aos pequenos aforradores.

Cortes mortais na Grã-Bretanha

Uma investigação sobre a elevada mortalidade em 14 agrupamentos hospitalares britânicos revelou que mais de 20 mil mortes...

Acordo suspende greve na Iberia

Os principais sindicatos da transportadora aérea espanhola assinaram, dia 13, a proposta de acordo apresentada pelo mediador do...
Internacional

EUA insistem na ingerência

Nicolás Maduro apelou a Obama para que impeça um atentado contra o candidato da oposição Henrique Capriles, operação que estará a ser preparada pelos EUA para desestabilizar o país.

Reforçada política criminosa

O executivo israelita que tomou posse esta semana defende o incremento da colonização, o apartheid e genocídio do povo palestiniano, política que merece a mais ampla condenação.

Temas

Delegação do PCP na China, no Laos e no Vietname

No quadro das suas relações de amizade, uma delegação do PCP, dirigida pelo seu Secretário-geral, Jerónimo de Sousa, e integrando José Capucho e Pedro Guerreiro, membros do Secretariado do Comité Central do PCP, visitou a República Popular da China, de 19 a 25 de Fevereiro, a República Popular Democrática do Laos, de 25 de Fevereiro a 1 de Março, e a República Socialista do Vietname, de 1 a 4 de Março.
Para um breve balanço sobre esta visita, o Avante! publica uma entrevista ao camarada Jerónimo de Sousa.

Argumentos
TVisto

Tragicomédia

A situação do País, isto é, das gentes que o habitam, está longe de poder ser um tema para brincadeiras,...
Aconteceu

Faleceu Mário Murteira

Professor catedrático jubilado, economista de renome internacional e autor de uma vasta obra, Mário Murteira faleceu, dia 15,...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP  Sexta-feira, 22 Porto...

A semana em resumo

Frases

“Espera-vos 15 anos de estagnação se não houver perdão da...