Campos ao abandono
No âmbito da campanha nacional do PCP «Por uma política alternativa, patriótica e de esquerda», realizaram-se em diversos pontos do País debates e encontros subordinados à questão da soberania alimentar. Numa sessão na freguesia da Carvoeira, concelho de Torres Vedras, o deputado João Ramos reafirmou a necessidade de romper com a política seguida que tem levado à diminuição sucessiva da produção de um significativo número de produtos alimentares, do número de trabalhadores afectos ao sector agrícola e da própria superfície cultivada, bem como do número de explorações. Neste último caso, exceptuam-se as explorações com mais de 100 hectares, as únicas onde houve um aumento.
Depois de João Ramos contrariar a propaganda que o Governo tem vindo a difundir sobre o alegado regresso dos jovens à agricultura e o alegado aumento da produção, os produtores presentes referiram o esmagamento dos preços pagos à produção pelas grandes superfícies comerciais, que controlam a grande parte do mercado. Para além da questão da comercialização e venda a preço justo, os produtores queixaram-se dos aumentos sucessivos do preço dos factores de produção (como a electricidade e o gasóleo) ou dos fertilizantes e adubos, propriedade das multinacionais do sector. Tratam-se, garantiram, de questões intimamente ligadas com o abandono dos campos.
Agostinho Lopes participou em dois debates sobre o tema, na Guarda e no Fundão, no qual participaram agricultores das respectivas regiões.