Suicídios aumentam em Portugal
Portugal é o terceiro país da Europa onde o suicídio mais cresceu nos últimos 15 anos, estimando-se que morram mais de cinco pessoas por dia.
Estes dados constam do relatório OSPI-Europe – «Optimização de Programas de Prevenção do Suicídio e sua Implementação na Europa», apresentado dia 14.
O estudo, financiado pela Comissão Europeia e levado a cabo pela Aliança Europeia Contra a Depressão (EAAD), revela ainda que cerca de 20 milhões de europeus sofrem de depressão e mais de 60 mil morrem anualmente por suicídio.
No entanto, além de Portugal, o aumento destes casos só se verifica em Malta, na Islândia e na Polónia.
No nosso País, as doenças mentais comuns afectam quase 23 por cento da população adulta (mais de dois milhões por ano) e a depressão atinge 7,9 por cento dos adultos (400 mil pessoas), sendo que o suicídio resulta sobretudo destas perturbações mentais, em particular da depressão.
A EEAD pretende que a estratégia nacional de prevenção do suicídio consiga reduzir a respectiva taxa em 15 por cento até 2017 e que o suicídio passe a ser encarado como uma complicação médica que pode ser prevenida.