Cortes mortais na Grã-Bretanha

Uma investigação sobre a elevada mortalidade em 14 agrupamentos hospitalares britânicos revelou que mais de 20 mil mortes poderiam ter sido evitadas nos últimos dez anos, caso o governo não tivesse ignorado sistematicamente os persistentes sinais de alarme.

Em declarações à BBC, dia 16, Brian Jarman, antigo presidente da Associação Médica Britânica e responsável pela investigação acusou o antigo governo trabalhista de menosprezar os altos índices de mortalidade que se verificaram em várias unidades hospitalares.

A investigação já tinha apurado que só no agrupamento de hospitais de Mid Staffordshire, no período de 2005 a 2008, morreram entre 400 e 1200 pacientes por falta de cuidados adequados.

Em causa estão os critérios de gestão «eficiente» que levaram os gestores a diminuir drasticamente o número de enfermeiros e médicos e a exercer pressões com vista a reduzir os gastos, mesmo quando tal colocava em risco a saúde dos pacientes.

Para atingir as metas estabelecidas, o pessoal médico era estimulado a tratar doentes ligeiros em detrimento de outros que se encontravam em estado de maior gravidade. O relatório dá conta de casos de pacientes abandonados em camas sujas que passaram fome e sede.

Três destes gestores já foram chamados a comparecer perante o Conselho Geral Médico, podendo agora ser sujeitos a medidas disciplinares pela sua actuação nas unidades do Mid Staffordshire, que servem cerca de 250 mil utentes por ano.



Mais artigos de: Europa

Nos limites do aceitável

Sob a palavra de ordem «Unidos por um futuro melhor: não à austeridade, sim ao emprego para os jovens», milhares de trabalhadores de vários países europeus manifestaram-se, dia 14, em Bruxelas.

Confisco no Chipre

O anúncio, dia 16, das leoninas condições do regaste ao Chipre provocou uma corrida às caixas multibanco na vã esperança de salvar as poupanças do confisco imposto aos pequenos aforradores.

Renault reduz salários e pessoal

Após quatro meses de negociações, vários sindicatos da Renault assinaram, dia 13, o projecto da administração que visa aumentar a competitividade das unidades francesas do construtor automóvel. Das quatro estruturas representadas no Comité Central de Empresa,...

Acordo suspende greve na Iberia

Os principais sindicatos da transportadora aérea espanhola assinaram, dia 13, a proposta de acordo apresentada pelo mediador do conflito, suspendendo assim a terceira semana de greve, de 18 a 22. A proposta do mediador nomeado pelo Governo espanhol, Gregorio Tudela, reduz de 3807 para 3147 o número de...

Menos deputados e menos soberania

São conhecidas e bafientas as autoproclamadas «vitórias» dos certos deputados portugueses ao Parlamento Europeu e dos sucessivos governos relativamente à defesa da soberania nacional no quadro da UE. Contando com a cumplicidade da comunicação...