Fernanda Mateus apela ao voto na CDU

Construir um concelho maior

O Centro de Exposições de Odivelas acolheu, no sábado, o acto público de apresentação de Fernanda Mateus à presidência da autarquia.

Está ao nosso alcance ganhar a Câmara

Image 12798

A sessão contou com um momento musical, por parte dos Pint'amo, que, com a alegria da juventude e a boa qualidade musical, entusiasmou os presentes.

Rui Francisco, vereador na Câmara de Odivelas, apresentou a candidata, Fernanda Mateus, e o mandatário da candidatura, Ilídio Ferreira, que, na sua intervenção, destacou a importância de que cada activista da CDU «constitua um elemento de esclarecimento e mobilização para o voto na CDU, valorizando as propostas da Coligação». A terminar, Ilídio Ferreira afirmou que «está ao nosso alcance ganhar a Câmara, se, até Outubro, formos crescendo, numa linha de esclarecimento e mobilização».

Por seu lado, Fernanda Mateus anunciou que os homens e as mulheres que integram a CDU vão «conceber» e «concretizar», nos próximos meses, até às eleições autárquicas, uma forte intervenção nas sete freguesias do concelho, assente no contacto directo com as populações e com os diversos agentes locais. «Vamos colocar a nossa experiência, criatividade e empenho na criação de um movimento de apoio crescente à CDU, como espaço de participação de quem não prescinde de tomar nas suas mãos a defesa e construção de um concelho melhor», prometeu Fernanda Mateus, acrescentando: «Somos a força capaz de abrir um novo ciclo na vida deste jovem concelho».

As razões da candidatura da CDU, sublinhou, «são justas» e «factor de confiança no trabalho a realizar», dado o mau trabalho do PS, que está na gestão e condução dos destinos do concelho de Odivelas desde a sua criação, ou seja há mais de 14 anos, oito dos quais com Susana Armador como presidente da Câmara Municipal.

«A verdade é que todas as expectativas criadas com a formação deste município foram goradas», acusou Fernanda Mateus, que caracterizou a gestão do PS como a «transposição para o concelho de Odivelas das opções privatizadoras da política de direita impostas ao País pelo PS e PSD/CDS, com o único propósito de abrir novas “janelas de oportunidades” para negócio dos grandes grupos económicos».

«O País tem as ruinosas parcerias público-privadas nos hospitais ou nas SCUT, e o concelho de Odivelas tem as parcerias público-privadas para construir escolas, pavilhões multiusos, que são os expoentes mais visíveis do desrespeito pelo interesse público», ilustrou, acrescentando: «No País, como no concelho, está aberta a torneira que transfere recursos financeiros públicos para o bolso das empresas envolvidas nestes negócios, sem riscos, porque e só facturar».

Gestão pública e transparente

A CDU apresenta-se, assim, como a força detentora de um projecto autárquico consequente, alicerçado numa gestão pública criteriosa e transparente dos recursos financeiros do município, que serão colocados ao serviço da elevação da qualidade de vida da população do concelho de Odivelas. «A CDU trava uma combativa luta contra a entrega da água aos privados, decidida pelo PS/PSD na Câmara e na Assembleia Municipal. Uma decisão a oito meses do fim do mandato, à pressa, sem discussão», criticou Fernanda Mateus, lembrando que os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Odivelas já entregaram uma participação ao Ministério Público no sentido de anular as decisões da Câmara e da Assembleia Municipal, no que respeita à entrega a privados do abastecimento de água.

Defender o Poder Local

A candidata à presidência da Câmara de Odivelas manifestou-se ainda contra a extinção das freguesias de Caneças, Olival Basto e Famões e prometeu que, com a CDU na presidência da Câmara, «tudo faremos para travar este processo, repondo o direito das populações às respectivas freguesias». «Nas próximas eleições autárquicas, a população pode confiar na CDU, colocando-a em maioria nos órgãos municipais e de freguesia. Connosco será assegurada uma gestão municipal efectivamente pública, alicerçada na promoção da participação das populações nas tomadas de decisão, na valorização das capacidades e saberes dos trabalhadores do município e no seu decisivo papel nos diversos domínios da acção municipal», assegurou Fernanda Mateus.


Compromisso de futuro

Depois de desafiar os odivelenses a fazer um balanço das promessa feitas pelo PS na Câmara Municipal ao longo dos últimos anos e a compararem com o que foi feito na prática e o que ficou pelo caminho, Fernanda Mateus, de olhos postos no futuro, deixou o compromisso claro de tudo fazer para «reverter o processo de privatização da água e para defender a continuação dos SMAS com a assumpção de responsabilidades por parte da Câmara Municipal de Odivelas, investindo na sua operacionalidade e modernização, bem como nos seus trabalhadores», tomar «as diligências necessárias visando renegociar as actuais parcerias público-privadas no sentido de minimizar os seus impactos financeiros para o município e para as populações», impedir «a privatização da recolha dos resíduos sólidos urbanos» e promover «a valorização do papel dos trabalhadores do município e das freguesias».

A CDU, como salientou a candidata, aposta de igual forma numa «gestão pública assente na participação das populações, no rigor na definição de prioridades e em critérios rigorosos na utilização dos recursos financeiros do município, tendo como objectivo responder às necessidades e aspirações da comunidade em diversos domínios».



Mais artigos de: Nacional

O futuro é com a CDU

Mais de 800 pessoas participaram, no dia 9 de Março, no Pavilhão Paz e Amizade, na apresentação pública de Bernardino Soares, cabeça de lista da CDU à Câmara de Loures.

Dar mais força à luta

A CDU assume-se como uma grande força política nacional nas autarquias, indissociavelmente ligada à construção do Poder Local, à sua afirmação como espaço de resolução de problemas e de intervenção a favor do desenvolvimento e bem estar das populações.

Uma dupla discriminação

A dupla discriminação que atinge as mulheres com deficiência (discriminação de género e discriminação com base na deficiência) foi o tema de uma audição promovida, dia 15 em Lisboa, pela deputada do PCP ao Parlamento...

Casa do Livro em Almada

Uma centena de pessoas participou, sábado, na inauguração da Casa do Livro, em Almada. Este espaço, a par dos muitos livros, onde se destaca os da Edições Avante!, conta com uma área para a realização de...

Constituição

A Associação Conquista da Revolução realiza hoje, às 18 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma sessão pública sobre a Constituição da República Portuguesa. Os oradores convidados são Guilherme Fonseca, juiz jubilado do Tribunal...