Travão no acesso à Saúde
Para a deputada comunista Carla Cruz estes números indiciam não uma menor necessidade dos portugueses aos cuidados de saúde mas a sua crescente dificuldade em pagar os seus custos.
Essa foi também uma razão forte – além da posição de princípio que o leva a estar contra uma medida que considera injusta e uma forma de copagamento – que levou o PCP a apresentar um projecto de resolução com o qual pretendia revogar as taxas moderadoras, a maioria delas com agravamentos que mais do que duplicaram, chegando algumas mesmo a triplicar (sem falar na mexida que restringiu os critérios de isenção). Taxas que são afinal apenas mais uma das muitas medidas anti-sociais e anti-constitucionais que têm marcado a política do Governo.
Visado com o diploma era também o objectivo de atribuir transporte aos doentes não urgentes do SNS que dele necessitem.
A maioria PSD/CDS-PP e o PS, com total indiferença perante os dramas das pessoas, inviabilizou a pretensão do PCP, impedindo assim a eliminação de factores que são hoje um travão no acesso dos portugueses aos cuidados de saúde - esse direito fundamental consagrado na Constituição.