Crónica Internacional
Os perigos e a luta
A talhe de foice
O Natal dos Kruges
Actual
Isto anda tudo ligado
Opinião
Sei lá se é
Actual
Chama-se capitalismo
PCP
A política alternativa e a alternativa política
Tal como acontece sempre, a comunicação social dominante e os comentadores ao serviço dos interesses dominantes, esforçam-se para diminuir a importância do XIX Congresso do PCP.
<font color=0093dd>Afirmar a alternativa patriótica<br> e de esquerda</font>
<font color=0093dd>Nota sobre questões de direcção</font>
Tempos de luta!
Mesmo depois de ter sido aprovado na generalidade, no dia 7 de Dezembro, com os votos do PSD e do CDS, o diploma imposto pelo Governo que determina a extinção de 1165 freguesias em todo o País, a luta das populações, dos trabalhadores e dos autarcas em defesa do Poder Local democrático e do serviço público de proximidade não vai abrandar, tal como aconteceu nos últimos dias em Vila Franca de Xira, Montemor-o-Novo, Coruche e Penela.
Para sábado, às 14 horas, está prevista uma concentração, promovida pela Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), frente ao Palácio de Belém, onde se apelará à «reflexão» do Presidente da República sobre uma Lei que estabelece critérios cegos para a reorganização do território das freguesias, impondo um modelo desadequado da realidade portuguesa.
PCP contra extinção de freguesias
O PCP apresentou, sexta-feira, na Assembleia da República, um Projecto para revogar a Lei 22/2012, que prevê a extinção de 1165 freguesias.
A «troika» de Lisboa
«Nada está perdido»
Sessões de esclarecimento no Algarve
Pôr fim a este Governo e a esta política
O PCP foi recebido no dia 13 pelo Presidente da República, a quem transmitiu as suas preocupações relativamente à situação do País e defendeu a necessidade de pôr fim a este Governo e a esta política.
Eixos centrais de uma política alternativa
Jantar de Natal em Alpiarça
PCP recebeu ID
Defender a escola pública
O PCP acusa o Governo de procurar impor medidas que visam «desmantelar a escola pública de matriz democrática que a Constituição da República Portuguesa consagra».
CP mente e obriga a mentir
Privatização perigosa
«Ouça e não promulgue!»
Do palco, frente ao qual se juntaram os milhares de pessoas que no sábado participaram na manifestação da CGTP-IN, Arménio Carlos lançou um veemente apelo para o lado oposto do Jardim Afonso de Albuquerque, endereçado ao inquilino do Palácio de Belém: «Ouça o povo e não promulgue este Orçamento».
TAP deve ser pública
O Governo pretende decidir hoje a privatização da TAP, tratada no segredo dos gabinetes e ao arrepio da lei e da Constituição. Os trabalhadores trouxeram para a rua as suas preocupações e o seu protesto legítimo.
Orçamento merece veto
Para a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, o PR deve vetar o Orçamento do Estado para 2013, que contém várias normas violadoras da Constituição, como se demonstra num parecer de Guilherme Fonseca.
Luta pelo trabalho
Na Fehst, repete-se o estafado argumento das dificuldades do mercado e até o cliente apontado como fonte da instabilidade é o mesmo de outras ocasiões. Na Kemet está em marcha uma deslocalização.
Bingo deve integrar todos
Uma «borracha» na EPUL
Solidariedade sindical<br>com a Palestina
Degradação no CNP
Na rota do declínio e do desastre
Um verdadeiro crime contra os interesses de Portugal e dos portugueses, assim define o PCP o processo de privatizações em curso visando alienar o pouco que ainda resta de importantes empresas públicas.
Evitar a destruição
O esvaziar de competências dos municípios
Foi adiada por 30 dias, a pedido de deputados do PSD e do CDS-PP, a votação da proposta de lei que estabelece o regime jurídico das autarquias locais e o estatuto das entidades intermunicipais, diploma que entretanto baixou à comissão parlamentar de ambiente, ordenamento do território e poder local.
Plano sinistro
Um convite a despedir
Cruzada contra os mais pobres
A maioria PSD/CDS-PP chumbou as iniciativas legislativas apresentadas por PCP, PEV, PS e BE que visavam revogar o decreto-lei do Governo que institui a denominada «actividade socialmente útil» para beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI).
Pela dignidade e pelo futuro
Negar direitos
CPPME propõe suspensão
A partir de 1 de Janeiro de 2013, as micro e pequenas empresas e os Empresários em Nome Individual estão obrigados à facturação electrónica e a relatório mensal, que serão enviados à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). A CPPME reclama a suspensão imediata das novas regras até que o desemprego, o poder de compra, as actividades de mercado interno e a economia estejam em recuperação sustentada.
CDU é força alternativa
Estreia hoje «Timão de Atenas»
Insistir no desastre
As conclusões do Conselho Europeu de 13 e 14 de Dezembro não só não resolvem os problemas e flagelos que devastam a Europa e o nosso País, como conduzem à sua acentuação e agravamento, considera o PCP.
«Salvar o Euro»
Crise e luta
Direito a erguer um Estado
Os direitos nacionais dos palestinianos são inalienáveis, considera o PCP, que reafirma «a sua solidariedade de sempre para com o povo e para com a sua luta», e apela ao reforço, no nosso País, das acções concretas nesse sentido.
PCP no centenário do PC do Chile
<font color=0093dd>A situação económica – avanço do domínio monopolista na economia</font>
<font color=0093dd>A Juventude e a JCP<font>
Manuel do Nascimento – escritor de emoções, de combate e de memória
Manuel do Nascimento nasceu em Monchique a 27 de Dezembro de 1912 e faleceu em Lisboa a 30 de Dezembro de 1966. Homem de artes várias: trabalhador das minas de Jales (Manuel do Nascimento era Técnico Superior de Minas), editor, jornalista e escritor.