Jantar de Natal em Alpiarça
Jerónimo de Sousa participou, no dia 14, num jantar de Natal em Alpiarça, que contou com a presença de 400 militantes e simpatizantes do Partido. Na sua intervenção, denunciou as consequências dramáticas para o povo e o País da política do Governo e apelou à luta pela rejeição do Orçamento do Estado.
O dirigente comunista referiu-se ainda à apresentação, nesse mesmo dia, pelo grupo parlamentar do Partido, de um projecto de lei que travava a extinção das freguesias. Relativamente a este assunto, Jerónimo de Sousa afirmou que quem quer destruir as freguesias e o poder local democrático «não merece a confiança e o voto do povo».
Destacando o «extraordinário êxito» que constituiu o XIX Congresso do Partido, o Secretário-geral do PCP considerou-o um momento de reforço do Partido e da luta. Quanto à luta, realçou, há que prossegui-la e intensificá-la, pois só assim será possível derrotar o Governo do PSD e do CDS e o pacto de agressão, bem como pôr fim à política de direita prosseguida há mais de 35 anos e que levou o País ao estado em que se encontra.
Jerónimo de Sousa sublinhou ainda numa ideia reafirmada no Congresso do Partido: de que a luta é também o caminho mais sólido para empreender uma política alternativa, patriótica e de esquerda. Objectivo que, como se lê na Resolução Política aprovada, «integra-se e enquadra-se no Programa do PCP “Uma Democracia Avançada – Os valores de Abril no futuro de Portugal”, parte integrante da construção de uma sociedade socialista em Portugal».