Uma «borracha» na EPUL

Enquanto mais de cem trabalhadores da EPUL permaneciam concentrados, em protesto, na Praça do Município, a maioria PS que governa a cidade de Lisboa fazia aprovar a extinção daquela empresa, na reunião da Câmara, com o apoio do PSD e do CDS. O PCP defendeu a continuidade da EPUL, notando que «não foram apresentados argumentos válidos e fundamentados» e estranhando a urgência de «querer extinguir tão depressa uma empresa com tamanha importância», com 42 anos de existência e com 148 trabalhadores qualificados.
O Partido, como se refere na nota divulgada pela direcção da organização na cidade, dia 7, exige um relatório fundamentado acerca da situação da EPUL, que esclareça a dívida da CML à empresa e o empréstimo contraído ao Banco Dexia (Holanda), e recusa «que se “passe uma borracha” sobre as responsabilidades nos sucessivos actos de gestão, que conduziram aos pesados encargos financeiros hoje invocados».
A quem entrava nos Paços do Concelho, os trabalhadores distribuíam uma cópia do discurso do presidente da CML, nos 40 anos da EPUL, destacando a afirmação de que a empresa poderia dar contributos «ainda mais ambiciosos» à cidade.
Um dirigente do STML/CGTP-IN expressou solidariedade aos trabalhadores.
A proposta iria ser discutida e votada anteontem, na Assembleia Municipal.

Limpeza

Para protestarem contra o arrastamento da necessária reparação dos sistemas de aquecimento de água, os trabalhadores dos postos de limpeza da Boavista e da Travessa do Pasteleiro decidiram reunir-se, em plenário, nas instalações da Direcção Municipal de Ambiente Urbano, na passada sexta-feira, de manhã – informou o STML.
Já no dia 1 de Outubro o sindicato tinha promovido um plenário geral de trabalhadores da Limpeza Urbana, onde foi lançado um alerta para a degradação das condições de segurança e saúde nos últimos tempos. Na moção, então aprovada, referia-se a existência de postos de limpeza em situação de claro risco; o uso de ferramentas obsoletas e mesmo a falta delas; a falta de meios e recursos para reparação de equipamento colectivo; e a cada vez mais patente falta de pessoal, com a consequente sobrecarga de trabalho e aumento do risco de acidentes.




Mais artigos de: Trabalhadores

«Ouça e não promulgue!»

Do palco, frente ao qual se juntaram os milhares de pessoas que no sábado participaram na manifestação da CGTP-IN, Arménio Carlos lançou um veemente apelo para o lado oposto do Jardim Afonso de Albuquerque, endereçado ao inquilino do Palácio de Belém: «Ouça o povo e não promulgue este Orçamento».

TAP deve ser pública

O Governo pretende decidir hoje a privatização da TAP, tratada no segredo dos gabinetes e ao arrepio da lei e da Constituição. Os trabalhadores trouxeram para a rua as suas preocupações e o seu protesto legítimo.

Orçamento merece veto

Para a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, o PR deve vetar o Orçamento do Estado para 2013, que contém várias normas violadoras da Constituição, como se demonstra num parecer de Guilherme Fonseca.

Luta pelo trabalho

Na Fehst, repete-se o estafado argumento das dificuldades do mercado e até o cliente apontado como fonte da instabilidade é o mesmo de outras ocasiões. Na Kemet está em marcha uma deslocalização.

Bingo deve integrar todos

Frente ao Bingo do Salgueiros, concentraram-se no dia 15 algumas dezenas de trabalhadores, denunciando o papel que o Governo teve no despedimento de cerca de 40 pessoas e exigindo a sua reintegração. Com o apoio do Sindicato da Hotelaria do Norte, da CGTP-IN, a luta contou com...

Solidariedade sindical<br>com a Palestina

Uma conferência sindical internacional de solidariedade com os trabalhadores e o povo da Palestina teve lugar em Lisboa, nos dias 14 e 15, promovida pela CGTP-IN e pela GUPW (União Geral dos Trabalhadores Palestinos), cujos secretários-gerais, Arménio Carlos e...

Degradação no CNP

Com mais de 200 subscrições, foi entregue dia 5, ao Conselho Directivo do Instituto da Segurança Social e ao Ministério da Solidariedade e Segurança Social, um abaixo-assinado dos trabalhadores do Centro Nacional de Pensões, exigindo intervenção rápida para...