Redução do valor das indemnizações

Um convite a despedir

A proposta do Governo de baixar o valor das indemnizações por despedimento, reduzindo-o a cerca de um terço do valor, foi considerada «verdadeiramente inaceitável» pelo deputado comunista Jorge Machado, que viu ainda em tal propósito «um claro convite ao patronato para despedir».

«O que o Governo transmite aos portugueses é que despedir compensa e num cenário em que temos mais de um milhão e 300 mil trabalhadores desempregados esta mensagem é claramente tudo o que o País não precisa», afirmou no dia 12 aos jornalistas o parlamentar comunista.

Daí a sua garantia de que o PCP lutará com «todas as forças, dentro e fora da AR, para contrariar esta decisão».

O deputado do PCP acusou ainda o Governo de utilizar «argumentos fraudulentos», na medida em que faz «comparações que não são comparáveis». Exemplificando, referiu que não são tidas em conta as «componentes das remunerações», sem falar desse facto relevante que é o de os «salários dos portugueses não serem os salários dos restantes países da União Europeia».

«Dizer que Portugal está a aproximar-se do valor das indemnizações que é a média europeia é uma fraude, é uma mentira. O que está em cima da mesa é claramente reduzir as indemnizações, para tornar mais fácil e barato o despedimento», acusou Jorge Machado.



Mais artigos de: Assembleia da República

Na rota do declínio e do desastre

Um verdadeiro crime contra os interesses de Portugal e dos portugueses, assim define o PCP o processo de privatizações em curso visando alienar o pouco que ainda resta de importantes empresas públicas.

Evitar a destruição

Sobre as privatizações em concreto da ANA-Aeroportos e da TAP se pronunciou também na passada semana (dia 12) o deputado comunista Bruno Dias para concluir que o caminho que o Governo está a seguir é o da «desgraça, da destruição», e, por isso,...

O esvaziar de competências dos municípios

Foi adiada por 30 dias, a pedido de deputados do PSD e do CDS-PP, a votação da proposta de lei que estabelece o regime jurídico das autarquias locais e o estatuto das entidades intermunicipais, diploma que entretanto baixou à comissão parlamentar de ambiente, ordenamento do território e poder local.

Plano sinistro

Um «verdadeiro símbolo do profundo divórcio» hoje existente entre este Governo, esta maioria e o País, simultaneamente revelador do seu «desprezo pelas populações», assim definiu o deputado comunista António Filipe o plano do Executivo de extinguir mais de...

Cruzada contra os mais pobres

A maioria PSD/CDS-PP chumbou as iniciativas legislativas apresentadas por PCP, PEV, PS e BE que visavam revogar o decreto-lei do Governo que institui a denominada «actividade socialmente útil» para beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI).

Pela dignidade e pelo futuro

O Parlamento aprovou no passado dia 7 em votação final global o novo regime do trabalho portuário. O diploma, que antes passou veloz pela comissão parlamentar de Segurança Social para apreciação na especialidade, obteve os votos favoráveis do PSD, CDS-PP e PS,...

Negar direitos

A eliminação do apoio na aquisição do passe social de estudante veio agravar a situação de muitas famílias e criar dificuldades adicionais a quem procura levar por diante os seus estudos. Para se aferir da gravidade do impacte da decisão governamental basta referir...