A talhe de foice
Sem contemplações
PCP
Álvaro Cunhal e a nossa luta
O PCP apresentou ao País os elementos centrais do programa com que assinalará o centenário de Álvaro Cunhal. Trata-se de um vasto conjunto de iniciativas que ao longo de 2013 empenharão todo o Partido e que, longe de se encerrarem nas fronteiras partidárias se projectarão na sociedade portuguesa, envolvendo desde a classe operária, de que Álvaro Cunhal se orgulhava de ser «filho adoptivo», à intelectualidade progressista, passando pelas novas gerações que, menos familiarizadas com a sua vida e a sua obra, nela descobrirão renovadas razões de empenhada e combativa participação nas primeiras linhas da luta popular como compete à juventude.
Crónica Internacional
Europa imperialista
Actual
Dona Isabel
Actual
A retribuição
Actual
O segredo das «reformas estruturais»
Álvaro Cunhal
Revolucionário abnegado e teórico genial
O PCP apresentou, no sábado, em Lisboa, as linhas fundamentais do programa das comemorações do centenário de Álvaro Cunhal, que decorrerão ao longo de todo o ano de 2013. Na ocasião, perante uma sala transbordante de militantes do PCP e de muitos outros que o não são, Jerónimo de Sousa lembrou a «figura fascinante» que é Álvaro Cunhal, garantindo que «permanecerá como um exemplo maior do combatente abnegado de um Partido cuja história se confunde com a história da luta do povo no último século».
Um pensamento actual
Património político e cultural do Partido, dos trabalhadores e do povo
<font color=0093dd>A luta pelo socialismo em Portugal</font>
<font color=0093dd>Sobre a NATO, a soberania e a Paz</font>
<font color=0093dd>Tribuna do Congresso</font>
Uma construção de todo o Partido
Ao mesmo tempo que dá resposta ao desenvolvimento da luta dos trabalhadores e do povo, o colectivo partidário comunista prepara o XIX Congresso, que se realiza em Almada no final do mês.
Poderosa jornada de luta
Numa declaração proferida na tarde de anteontem e enviada aos órgãos de comunicação social, Jerónimo de Sousa valorizou a «dimensão histórica» da greve geral e apelou à continuação e desenvolvimento da luta. Transcrevemos em seguida essa declaração.
Greve geral marca <br>um novo tempo
Unidade e combatividade <br> na Península de Setúbal
Resposta esmagadora <br>em Lisboa
Alentejo com forte adesão
Manhã memorável no Porto
Braga<br>Forte participação
Coimbra<br>Vigorosa rejeição
Algarve<br>Resposta combativa
Madeira e Açores<br>contra exploração
Leiria<br>Luta para continuar
Santarém<br>A crescer no privado
Castelo Branco<br>Expressivo protesto
Viana do Castelo<br>Adesão popular
Guarda<br>Por uma política alternativa
Aveiro<br>Resistência e coragem
Vila Real<br>Cresce adesão à luta
Viseu<br>Forte acção de massas
Solidariedade internacional
Portugueses em Bruxelas
Não filiados
São mínimos
Posição comum <br>do PCP e do PCE
Dia de mobilizar
Militares rejeitam «austeridade»
Não à asfixia orçamental
O serviço público de agência noticiosa «não é um negócio» ou «um modelo de negócio» mas «um dever do Estado, um factor de coesão nacional, um pilar da democracia».
Muito aquém das necessidades
Olhos apenas para os cifrões
Lutar é imprescindível
O Governo, através das propostas que a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) fez chegar à Assembleia da República, pretende extinguir 1166 freguesias em todo o País.
Medidas extraordinárias para a Madeira
A Ilha da Madeira foi, uma vez mais, fustigada por fortes intempéries, que abalaram vários concelhos da Região. Face aos avultados prejuízos e danos causados, a CDU exige «medidas extraordinárias» para compensar todos quantos foram prejudicados e a «imediata reconstrução das áreas sinistradas».
Combater a crise nos Açores
Hortênsia Menino substitui Carlos Pinto de Sá
TMA encerra temporada 2012
Lei dos despejos entra em vigor
«Retratar um Livro»
90 anos de José Saramago
ONU condena embargo
Solidariedade e convergência contra a crise
Milhões de trabalhadores em pelo menos 23 dos 27 países da União Europeia, mobilizados por cerca de quatro dezenas de centrais sindicais, participaram em diversos protestos, no âmbito da jornada europeia de acção e solidariedade, promovida, anteontem, 14, pela Confederação Europeia de Sindicatos na sequência da greve geral convocada em Portugal pela CGTP-IN.
Milhares em Baiona
Cerca de 15 mil pessoas manifestaram-se no sábado, 10, na cidade francesa de Baiona, exigindo respeito pelos direitos dos presos e refugiados políticos bascos.
Funcionários da UE em greve
«Refundações» em Portugal e na UE
Israel eleva ameaça
O governo israelita pondera uma nova incursão militar contra a Faixa de Gaza na sequência de um fim-de-semana de ataques contra o território, operações realizadas em simultâneo com disparos em direcção à Síria e com a ameaça de sanções caso a Palestiniana solicite à ONU o estatuto de país observador.
Britânicos forçam intervenção
Uma intervenção militar contra a Síria pode ser desencadeada nos próximos meses, admitem altos responsáveis britânicos. A iniciativa não reúne consenso, mas tem no primeiro-ministro, David Cameron, um férreo defensor.