FMI admite riscos da austeridade
O Fundo Monetário Internacional admitiu que as políticas de austeridade aplicadas por vários governos podem tornar-se «insustentáveis» face à crescente contestação social que se observa sobretudo nos países do Sul da Europa.
No documento preparado para a reunião dos ministros das Finanças do G-20, realizada a 3 e 4, no México, e divulgado dia 8, o FMI afirma que a situação na zona euro continua tensa e há o risco de que os países que receberam assistência financeira da troika não possam pagar a dívida.
Deste modo, afirma a instituição, existe «o risco de que a austeridade se torne politica e socialmente insustentável nos países da periferia» da zona euro, ou seja, Portugal, Grécia e Espanha. «É preciso vários anos para conduzir a bom termo as reformas orçamentais e estruturais» nestes países, indica ainda o Fundo, que, já em Outubro, havia reconhecido ter subestimado o impacto negativo dos programas de austeridade sobre o crescimento económico.