Actual
A visita do sr. Banqueiro
Actual
O exemplo da luta!
Actual
Em defesa desse bem comum que é o nosso País
PCP
Há forças capazes de travar esta ofensiva<br>e construir um Portugal com futuro
Artigo de acesso livre
O que está neste momento em jogo para o capital e seus lacaios não é acabar com o défice, ou saber se voltamos ou não aos «mercados» em 2014, se pagamos ou a não a dívida, se vai ou não haver crescimento económico. Cada vez mais gente se apercebe de que os sacrifícios que lhe são exigidos não pagam dívida nenhuma, não criam riqueza, não reduzem o défice.
Crónica Internacional
O Irão na mira do imperialismo
Rejeitar o pacto de agressão<br>lutar por um Portugal com futuro
O Comité Central do Partido Comunista Português, reunido a 16 de Outubro de 2011, analisou a situação decorrente dos primeiros meses de aplicação, pelo Governo PSD/CDS, do pacto de agressão. Colocou a sua rejeição e a luta por uma política patriótica e de esquerda como imperativos nacionais. Saudou, valorizou e apelou ao desenvolvimento da luta dos trabalhadores e do povo português e apontou as tarefas imediatas para as organizações e militantes do Partido.
<font color=0093dd>A certeza de querer e construir</font>
O salão do CT Vitória encheu, quinta-feira, para comemorar o centenário do nascimento de Manuel da Fonseca, militante comunista, intelectual insubmisso, amigo verdadeiro e leal, cujo exemplo e Obra «integrarão para sempre a nossa história colectiva».
<font color=0093dd>Revolucionário integral que segue connosco na luta</font>
<font color=0093dd>A faca e o queijo na mão</font>
Raras vezes deixo escapar a oportunidade de dizer aos mais jovens – educado a ouvir conscienciosamente a opinião dos mais velhos, com que fui, pensando com a própria cabeça, formando a minha, juntando ideias próprias e experiências pessoais e alheias para conseguir abrir caminho no porvir que já foi – raras vezes, dizia, deixo escapar a oportunidade para alertar: «Não queiram conhecer escritores. Prefiram-lhes a obra. E, se os conhecerem, convém estar de pé atrás.» Escrevendo hoje sobre Manuel da Fonseca, a cem anos do seu nascimento, que sentido faz este alerta?
<font color=0093dd>Da tragédia familiar à esperança de um povo</font>
«Rumorosa, às sacudidelas bruscas, a ventania corre livremente. Em tropel desabalado arremete contra a empena, trespassa a telha-vã. Gemendo, arrasta-se pelo interior escuro do casebre. E demora, insiste, num ganido assobiado.
Seca e breve, como uma chicotada, a praga rompe dos lábios azedos da velha: - Raios partam este vento».
<font color=0093dd><i>O vagabundo na esplanada</font color></i>
Onde o Partido mais cumpre o seu papel
Mais de 300 militantes do PCP e da JCP participaram, sábado, em Lisboa, numa reunião nacional de quadros onde se debateu as medidas a tomar para reforçar a organização e intervenção do Partido nas empresas e locais de trabalho. Num momento de ofensiva brutal contra os direitos dos trabalhadores, em que se intensifica a exploração, é ainda mais necessária a presença e acção do Partido no coração da luta de classes.
Na primeira linha da luta
O desfile de indignação e protesto, que tingiu de vermelho a baixa lisboeta na tarde de anteontem, marcou o arranque de um conjunto de acções do PCP contra o pacto de agressão e por um Portugal com futuro.
Antecâmara da falência do País
Ao contrário do que afirmou o ministro das Finanças, o Orçamento do Estado para 2012 não é uma «antecâmara da recuperação económica», mas sim da falência do País, sustenta o PCP.
Unidade contra a chantagem
Emigrantes com razões para lutar
PCP recebeu Partido Comunista da Grécia
Greve geral 24 de Novembro
Unidade e mobilização geral
Às medidas que o Governo inclui no Orçamento do Estado para 2012, a CGTP-IN responde com um forte apelo à unidade na acção e à mobilização geral dos trabalhadores, pelos interesses próprios e também pelos interesses do País.
A luta sobe de tom nos transportes
Administração Pública em plenário amanhã
Greve geral a 24 de Novembro
Encontro de militares dia 22
Professores mobilizam-se
Polícias em Belém
<i>Arsenal</i> exige respostas
Alerta em Braga
Évora contra desemprego
Estoirar a vida das pessoas
Foi em nome do combate à dívida e ao défice que o primeiro-ministro justificou, sexta-feira passada, no Parlamento, as medidas de violência extrema por si anunciadas na véspera ao País. O que o Governo está a fazer «é uma política de terra queimada em relação à nossa economia», contrapôs Jerónimo de Sousa.
Mais dificuldades e falências
Com a Saúde não se brinca
Às populações e aos profissionais compete agir em defesa do Serviço Nacional de Saúde, um modelo cujas virtualidades são por de mais evidentes, não obstante a degradação e os contínuos ataques de que tem sido alvo.
Resistir e lutar
Ultrapassando o exigido pela troika, o Governo, com o apoio do PS, está a preparar um ajuste de contas com os direitos conquistados com a Revolução de Abril. Por todo o País, as populações resistem, lutando contra este rumo de destruição.
Mais investimento
Afirmação da Assembleia da FMJD
Defender o serviço público dos <i>CTT</i>
Pelo direito a produzir
Os deputados do PCP no PE criticam o projecto de reforma da Política Agrícola Comum, apresentado dia 12 pela Comissão Europeia, alertando que pode agravar a situação da agricultura portuguesa.
Grécia pára dois dias
Comunistas sobem no Luxemburgo
Sempre mais!
Milhares festejam vitória
Em Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém Leste, dezenas de milhares de palestinianos saíram à rua, terça-feira, para saudar a libertação de 477 activistas políticos detidos por Israel.