Fome ameaça 43 milhões na Europa
Cerca de 43 milhões de pessoas estão em risco de carência alimentar na Europa, não dispondo de meios para pagar uma refeição completa, alertou a Federação Europeia dos Bancos Alimentares por ocasião do Dia Mundial Contra a Pobreza, assinalado na segunda-feira.
Em conferência de imprensa realizada em Bruxelas, representantes de vários bancos alimentares consideraram inadmissível o corte de 75 por cento, previsto para o próximo ano, nos fundos comunitários do Programa Europeu de Apoio Alimentar (PCAAC).
Lembrando que o PCAAC permitiu assistir 18 milhões de pessoas em toda a Europa, fornecendo mais de metade 360 mil toneladas de alimentos distribuídas através de 240 bancos em 21 países, a Federação exige que os estados membros adoptem medidas que assegurem a continuação do financiamento do programa, conforme a decisão aprovada no Parlamento Europeu em Julho último.
O bancos alimentares recordam que, segundo dados do Eurostat, 79 milhões de pessoas vivem na Europa abaixo do limiar de pobreza e 30 milhões sofrem de subnutrição, números que tendem a agravar-se no contexto de crise que afecta vários países da Europa.