PCP recebeu Partido Comunista da Grécia

A con­vite do Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês, re­a­lizou-se em Lisboa no dia 12 de Ou­tubro, um en­contro entre o PCP e o Par­tido Co­mu­nista da Grécia a nível de res­pon­sá­veis das re­la­ções in­ter­na­ci­o­nais.

Este en­contro, que teve lugar no quadro das re­la­ções de ami­zade e co­o­pe­ração entre os dois par­tidos e da res­pec­tiva au­to­nomia e in­de­pen­dência, abordou as­pectos das re­la­ções e co­o­pe­ração bi­la­teral, assim como da co­o­pe­ração no seio do mo­vi­mento co­mu­nista e re­vo­lu­ci­o­nário in­ter­na­ci­onal. Per­mitiu igual­mente uma útil troca de in­for­ma­ções e opi­niões sobre a si­tu­ação em Por­tugal e na Grécia, sobre a vi­o­lenta ofen­siva des­fe­rida contra os tra­ba­lha­dores e os povos dos dois países, tendo sido sa­li­en­tada a im­por­tância do papel dos par­tidos co­mu­nistas e do mo­vi­mento sin­dical de classe na re­sis­tência e na res­posta de massas aos ata­ques anti-so­ciais, an­ti­po­pu­lares e an­ti­de­mo­crá­ticos do grande ca­pital.

No en­contro par­ti­ci­param, pelo PCP, Ma­nuela Ber­nar­dino, membro do Se­cre­ta­riado do CC e res­pon­sável da Secção In­ter­na­ci­onal; Ângelo Alves, membro da Co­missão Po­lí­tica do CC e da Secção In­ter­na­ci­onal; Al­bano Nunes, membro do Se­cre­ta­riado do CC; Pedro Guer­reiro, membro do CC e da Secção In­ter­na­ci­onal. Pelo Par­tido Co­mu­nista da Grécia es­ti­veram pre­sentes Gi­orgos Ma­rinos, membro da Co­missão Po­lí­tica do CC e res­pon­sável das re­la­ções in­ter­na­ci­o­nais; Elis­seos Va­genas, membro do CC e res­pon­sável da Secção In­ter­na­ci­onal; e Chelmi Danae, as­sis­tente da Secção In­ter­na­ci­onal.



Mais artigos de: PCP

Onde o Partido mais cumpre o seu papel

Mais de 300 mi­li­tantes do PCP e da JCP par­ti­ci­param, sá­bado, em Lisboa, numa reu­nião na­ci­onal de qua­dros onde se de­bateu as me­didas a tomar para re­forçar a or­ga­ni­zação e in­ter­venção do Par­tido nas em­presas e lo­cais de tra­balho. Num mo­mento de ofen­siva brutal contra os di­reitos dos tra­ba­lha­dores, em que se in­ten­si­fica a ex­plo­ração, é ainda mais ne­ces­sária a pre­sença e acção do Par­tido no co­ração da luta de classes.

Na primeira linha da luta

O des­file de in­dig­nação e pro­testo, que tingiu de ver­melho a baixa lis­boeta na tarde de an­te­ontem, marcou o ar­ranque de um con­junto de ac­ções do PCP contra o pacto de agressão e por um Por­tugal com fu­turo.

Antecâmara da falência do País

Ao con­trário do que afirmou o mi­nistro das Fi­nanças, o Or­ça­mento do Es­tado para 2012 não é uma «an­te­câ­mara da re­cu­pe­ração eco­nó­mica», mas sim da fa­lência do País, sus­tenta o PCP.

Unidade contra a chantagem

A célula do PCP na TAP/SPdH acusa o Governo, a União Europeia e uma multinacional do sector da aviação de estarem a realizar «uma das mais vergonhosas operações de chantagem de sempre contra os trabalhadores de uma empresa portuguesa». Relativamente ao Governo, o PCP...

Emigrantes com razões para lutar

O Organismo de Coordenação da Emigração na Europa do PCP (OCEE), recentemente reunido em Paris, está a apelar às comunidades portuguesas para que se «mobilizem e lutem nos diversos países contra esta nova ofensiva antipatriótica, reveladora do mais profundo...