Vendas Novas

Mais investimento

A Câmara de Vendas Novas, reunida no dia 6 de Outubro, deliberou, com os votos favoráveis da CDU, do PS e a abstenção do PSD, propor ao Governo e a todos os partidos políticos com assento na Assembleia da República, a inclusão de diversos projectos no Orçamento do Estado para o ano de 2012.

Uma das recomendações da autarquia consiste na qualificação dos serviços de Saúde no concelho, designadamente a construção de um Serviço de Urgência Básico (SUB), ou, em alternativa, a manutenção e requalificação do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) a funcionar 24 horas por dia.

Em termos de obras públicas, propõe-se a construção da variante urbana à cidade e a consequente criação de novas vias de acesso à cidade e ao Parque Industrial, que pretende ser uma alternativa à EN-4 e é reivindicada pela população há mais de 20 anos. Associado a este projecto surge também a requalificação das estradas nacionais que atravessam o concelho e o desenvolvimento dos grandes projectos nacionais previstos para as imediações do concelho, em particular o Novo Aeroporto de Lisboa, a Alta Velocidade Ferroviária e a Plataforma Logística do Poceirão – Marateca.

Na Educação propõe-se o cumprimento das obrigações do Ministério da Educação nos acordos estabelecidos relativos ao ensino pré-escolar e 1.º ciclo, no que respeita a transportes, refeições, acção social escolar e na Componente de Apoio à Família.

O apoio financeiro por parte do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) na execução de projectos candidatados em áreas como a água, o saneamento, a requalificação de estradas e caminhos, a construção do Parque de Exposições, Feiras e Mercados e o desbloqueamento dos pedidos de empréstimos Banco Europeu de Investimento (BEI), é também uma das reivindicações apresentadas.

O município refere ainda a necessidade de obtenção de apoios à execução de outros projectos estruturantes que dignifiquem a qualidade de vida da população, quer na segurança e administração interna, com o reforço dos efectivos militares presentes no Posto da GNR de Vendas Novas e o favorecimento de verbas para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas, quer na defesa com a dotação de verbas suficientes para requalificação e valorização do Palácio Real D. João V (Palácio das Passagens), actual Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas, e a recuperação e valorização da Capela Real.

O apoio no desenvolvimento dos projectos e obras das colectividades e instituições do concelho, quer de cariz social, desportivo ou cultural, também não foi esquecido.



Mais artigos de: Nacional

Resistir e lutar

Ultrapassando o exigido pela troika, o Governo, com o apoio do PS, está a preparar um ajuste de contas com os direitos conquistados com a Revolução de Abril. Por todo o País, as populações resistem, lutando contra este rumo de destruição.

Afirmação da Assembleia da FMJD

A menos de um mês do início da Assembleia da Federação Mundial da Juventude Democrática, que se realizará em Portugal de 8 a 12 de Novembro, por todo o País intensifica-se a preparação e afirmação da mesma, com diversas iniciativas de debate,...

Defender o serviço público dos <i>CTT</i>

No seguimento da vigília feita no dia 30 de Agosto, a população de Valado dos Frades (Nazaré) realizou no dia 7 de Outubro uma Assembleia Popular onde aprovou uma moção de repúdio pela privatização dos CTT e de exigência pela sua continuidade como...