Editorial

MAIS DO MESMO PARA PIOR

Na altura em que um «novo» governo toma posse, vale a pena – e é necessário – relembrar que muitos...
Opinião
Actual

O coro dos vencidos

Sem novidade, nem surpresa, o acordo para a chamada «maioria para a mudança» junta-se ao coro dos que, inconformados com...
Actual

Não passará

Nos últimos dias, particularmente depois das eleições legislativas, o Presidente da República entrou num...
A talhe de foice

«Candidatadas»

«Vou ouvir, como é próprio, os órgãos internos do PSD e amanhã apresentaremos um novo...
PCP

A Festa que é de luta

No passado fim-de-semana deu-se início às jornadas de trabalho de construção da Festa do Avante! Que, sendo nossa, de todos os comunistas portugueses, é sobretudo, há 35 anos, a grande festa dos trabalhadores, da juventude, do povo e do País – a grande Festa do Portugal de Abril.

Crónica Internacional

Rivalidades

A crise dos centros mundiais do capitalismo agrava-se rapidamente. O desastre que se avizinha, e a incapacidade do imperialismo o evitar,...
Em Foco

Renegociar a dívida pública

O projecto de resolução do PCP para a renegociação da dívida pública e o desenvolvimento da produção nacional deu ontem entrada na Assembleia da República. Trata-se, para além do cumprimento de um compromisso assumido na campanha eleitoral, de uma resposta patriótica e de esquerda à situação que o País atravessa.

PCP

Brutal ataque nos <i>Estaleiros</i> de Viana

O anunciado despedimento de 380 trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo representa um brutal ataque e exige união e luta de todos os trabalhadores e da população, em defesa daquele símbolo maior do Alto Minho.

Um livro indispensável que nasceu por acaso

Vidas na Clandestinidade, de Cristina Nogueira, apresentado na quinta-feira, é uma obra indispensável para os militantes comunistas e para todos quantos querem ver concretizada a consigna fascismo nunca mais!

Jornada de contacto do PCP

No dia em que toma posse o novo Governo da mesma velha política, desta feita liderado pelo PSD aliado ao...

Novamente a crescer

Conhecidos que são os resultados eleitorais nos dois círculos da Emigração (Europa e Fora da Europa), o PCP regista o crescimento da CDU em termos absolutos e relativos.

Cultura em debate na Guarda

Sem luz não há cor foi o lema do encontro realizado no dia 18 na Guarda sobre as questões da cultura. Participaram os...
Trabalhadores

Multinacionais sem crise

Desde 2008, a Delphi e a Bosch Car Multimedia têm registado lucros muito elevados, mas recusam aumentos salariais dignos e praticam, na associação patronal, o boicote à negociação colectiva.

<i>Pingo Doce</i> renega ilegalidades

As chefias que incumpram com as regras respeitantes aos horários de trabalho, nos supermercados Pingo Doce, devem ser objecto de denúncia directa pelos trabalhadores, avisou o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio.

Fenprof afirma alternativas

«Desenvolver um intenso combate em torno de propostas objectivas que unem os professores» pela qualidade do ensino, em defesa da...

«Emprego verde» em debate

«Trabalho digno, emprego verde» foi o tema de um encontro/debate, promovido dia 16 pela CGTP-IN, na sua sede, em Lisboa, para...
Nacional

Agir pelo valores de Abril

A «Associação Conquistas da Revolução» é finalmente uma realidade. Ganhou corpo e vida no sábado, 18, na Casa do Alentejo, local onde se realizou a assembleia constitutiva que aprovou os estatutos e elegeu a comissão instaladora.

Homenagem a um vulto da nossa Cultura

Foi uma cerimónia simples e plena de afectos, ainda que solene, a deposição das cinzas de José Saramago em Lisboa, sob uma oliveira centenária transplantada da Azinhaga, sua aldeia natal.

Vida, memória e identidade

O cais do Ginjal com o seu quilómetro e meio, na frente ribeirinha Norte de Almada, vai ser objecto de uma intervenção...

MURPI em piquenicão

É já no próximo domingo, 26, que se realiza a tradicional festa da Confederação...

Lisboa ignora juventude

O Grupo Municipal de «Os Verdes» em Lisboa quer saber as razões que levaram a Câmara Municipal de Lisboa a não...
Europa

A bancarrota não é do povo

Depois da greve geral de dia 15, os protestos incessantes mantêm-se em toda a Grécia. Papandreu manobra, remodela o governo, promete um referendo, apela à unidade nacional, mas o sentimento de revolta aumenta na população que luta pela sobrevivência.

 

Milhares contra a crise

Dezenas de milhares de pessoas de todas as idades saíram às ruas, no domingo, 19, de várias...

Quando a verdade é crime

Algirdas Peleckis, presidente da Frente Popular Socialista da Lituânia, tornou-se a primeira vítima...
Internacional

Vítimas do imperialismo

Dois bombardeamentos da NATO terão vitimado 24 civis entre domingo e segunda-feira, afirmam as autoridades de Tripoli.

Fukushima pode ser pior que Chernóbil

O desastre nuclear na central de Fukushima, no Japão, pode ser mais grave que o ocorrido em Chernóbil, na União Soviética em 1985, afirma um especialista nuclear com base nos dados mais recentes.

Representante da ONU acusa Estado

Com mais de 57 mil desaparecidos confirmados nos últimos 30 anos, dos quais 15600 qualificados como vítimas de desaparecimento...

Pela escola pública

Cerca de 100 mil pessoas protestaram, quinta-feira da semana passada, na capital chilena, contra a discriminação do ensino...
Temas

Proclamam alhos<br>publicam bugalhos

Os principais meios de comunicação social confirmaram-se, na última campanha eleitoral, como instrumentos do grande capital, ao serviço da política de direita e dos partidos que a servem. O Comité Central do PCP, ao apreciar os resultados eleitorais de 5 de Junho, assinalou ainda que a CDU, por parte daqueles órgãos, foi objecto de discriminação, desvalorização e silenciamentos.

Com papas e bolos…

Realizou-se no fim-de-semana, em nome da produção nacional, uma farsa de grande dimensão, mas de enorme valia publicitária. A SONAE de Belmiro de Azevedo, com a prestimosa colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, fechou o trânsito na Avenida da Liberdade, entre o Marquês de Pombal e os Restauradores, montou o «circo» da agricultura nacional e deu música.

As empresas em Portugal são cada vez mais pequenas

A última greve geral foi, como todos reconhecem, uma grande manifestação de força e vitalidade do movimento sindical português. Esse acontecimento mereceu a cobertura de vários meios de comunicação social estrangeiros que, nas suas intervenções televisivas, manifestaram uma certa perplexidade perante o facto de o movimento das pessoas nos centros das grandes cidades, designadamente em Lisboa, sugerir um dia normal de trabalho.

Perpetua-se o modelo económico de trabalho intensivo

No Memorando de entendimento do FMI/BCE/CE, assinado pelo governo de Sócrates, pelo PSD e CDS, o crescimento das exportações portuguesas é apresentado como o meio mais importante, para não dizer único, que impedirá uma recessão económica ainda maior da que já é prevista oficialmente para o período 2011-2012 (entre - 2 e - 3 por cento em 2011; e entre -1 e - 2 por cento em 2012), e também o que permitirá a recuperação lenta da economia portuguesa a partir do inicio de 2013, como os defensores daquele Memorando repetem continuamente, esperando que esta repetição leve os portugueses a acreditar.

Argumentos
Pontos Cardeais

Vagas

Por um lado, aumentam diariamente os pais que tiram os filhos dos colégios privados, porque já não suportam pagar as...
TVisto

Estes gregos serão loucos?

Muitos recordam decerto que nas páginas dos álbuns de BD que narram as aventuras de Astérix e Obelix, heróis da...
Festa do Avante!

A luta pelo futuro já se constrói na Atalaia

Iniciaram-se no sábado, dia 18, as jornadas de trabalho da Festa do Avante!. Cerca de 250 pessoas participaram no primeiro momento de construção colectiva da maior e mais significativa iniciativa político-cultural nacional, onde, até ao dia 4 de Setembro, se consolida a luta pelo futuro.

<i>V Avante Jovem</i>

Estão a decorrer as eliminatórias do torneio de Futsal Avante Jovem, para crianças entre os nove e os 10 anos, inserido na divulgação da Festa do Avante!.

A EP já está à venda

Já é possível adquirir a Entrada Permanente para a Festa do Avante! 2011. Nos Centros de Trabalho do Partido Comunista...
Aconteceu

Desemprego continua a alastrar

Segundo os dados do serviço de estatística da União Europeia, Eurostat, divulgados dia 16, Portugal teve a terceira...

Reuniões e outras iniciativas

Almada - Hoje, 22, às 17h00, CT de Almada, arruada «renegociar a dívida,...

A semana em resumo

Frases

«Os políticos têm de começar a pensar numa saída airosa do euro...