«Emprego verde» em debate

«Trabalho digno, emprego verde» foi o tema de um encontro/debate, promovido dia 16 pela CGTP-IN, na sua sede, em Lisboa, para salientar que este novo modelo de emprego deve criar postos de trabalho protegendo o meio ambiente e, simultaneamente, os trabalhadores.

O responsável por esta área na Comissão Executiva da central, João Lourenço, afiançou que esta incluirá, nas suas reivindicações, «cláusulas alusivas e dedicadas ao tema», melhorando o reconhecimento do conceito de emprego verde.

«Trabalho precário ou pago com recibos verdes, mesmo que seja exercido, não pode ser considerado emprego verde», explicou. A central reivindicará a criação do «delegado ambiental, no âmbito da segurança e saúde no trabalho», e mais e melhor formação profissional nesta área. Da União Europeia, a CGTP-IN exige um combate ao  «dumping ambiental, exercido através de deslocalizações».

Pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local, José Manuel Marques repudiou a intenção de privatização da água, lembrando que «a obtenção de lucros tem vindo a sobrepor-se aos critérios de ordem social e ambiental».

Na iniciativa, participaram ainda, entre outros, Henrique Shwartz, do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Judith Kirton Darling, da Confederação Europeia dos Sindicatos, Ricardo Marques, da Quercus, e Amílcar Ramos, do Gabinete de Estudos da central.



Mais artigos de: Trabalhadores

Multinacionais sem crise

Desde 2008, a Delphi e a Bosch Car Multimedia têm registado lucros muito elevados, mas recusam aumentos salariais dignos e praticam, na associação patronal, o boicote à negociação colectiva.

<i>Pingo Doce</i> renega ilegalidades

As chefias que incumpram com as regras respeitantes aos horários de trabalho, nos supermercados Pingo Doce, devem ser objecto de denúncia directa pelos trabalhadores, avisou o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio.

<i>EMEF</i> a caminho da <i>Siemens</i>?

«Hoje deixou-se de falar na privatização da EMEF, mas isso não significa que esse objectivo não esteja presente nos projectos futuros para esta empresa», alertou o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário. Em marcha pode estar a alienação de...

Fenprof afirma alternativas

«Desenvolver um intenso combate em torno de propostas objectivas que unem os professores» pela qualidade do ensino, em defesa da escola pública e que dignifiquem a profissão docente, será o propósito da acção da Federação Nacional dos Professores,...