Cultura em debate na Guarda

Sem luz não há cor foi o lema do encontro realizado no dia 18 na Guarda sobre as questões da cultura. Participaram os deputados Ilda Figueiredo e João Oliveira e Filipe Diniz, membro da Comissão Nacional do PCP para as questões da cultura, para além da artista plástica Maria Lino e do director do Teatro Municipal da Guarda Américo Rodrigues. O debate foi moderado pelo músico Carlos Canhoto.

Filipe Diniz referiu aspectos fundamentais da concepção de cultura que o PCP defende, diametralmente oposta àquela que o novo Secretário de Estado da Cultura já designou como a libertação da cultura do peso do Estado. Américo Rodrigues referiu a necessidade de uma efectiva democratização cultural e o papel do Estado e das autarquias nesse processo.

João Oliveira defendeu o papel insubstituível do Estado no apoio à criação e produção culturais e alertou para o caminho de mercantilização da cultura que o grande capital e os governos a seu serviço têm vindo a seguir, enquanto que Ilda Figueiredo sublinhou a ligação da criação cultural à produção de bens materiais – ilustrando esta ligação com o exemplo da perda de exclusividade de produção de vinho do Porto na Região Demarcada do Douro, a qual, para além de significar o abandono progressivo da agricultura na região, representa o fim de toda uma cultura cujas raízes têm já mais de 300 anos.

Houve ainda lugar para uma exposição de produtos regionais e um atelier de criação plástica ao vivo. O encontro terminou com um concerto que contou com o cantor César Prata e as suas Canções de Cordel e com o Síntese – Grupo de Música Contemporânea.



Mais artigos de: PCP

Brutal ataque nos <i>Estaleiros</i> de Viana

O anunciado despedimento de 380 trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo representa um brutal ataque e exige união e luta de todos os trabalhadores e da população, em defesa daquele símbolo maior do Alto Minho.

Um livro indispensável que nasceu por acaso

Vidas na Clandestinidade, de Cristina Nogueira, apresentado na quinta-feira, é uma obra indispensável para os militantes comunistas e para todos quantos querem ver concretizada a consigna fascismo nunca mais!

Jornada de contacto do PCP

No dia em que toma posse o novo Governo da mesma velha política, desta feita liderado pelo PSD aliado ao CDS, o PCP iniciou uma jornada de esclarecimento junto dos trabalhadores e da população. Para hoje e amanhã, estavam agendadas dezenas de acções em...

Novamente a crescer

Conhecidos que são os resultados eleitorais nos dois círculos da Emigração (Europa e Fora da Europa), o PCP regista o crescimento da CDU em termos absolutos e relativos.

Novo governo para prosseguir velha política

O PCP reagiu, no dia 17, ao anúncio de composição do novo governo e à divulgação do Acordo Político entre PSD e CDS-PP. Transcrevemos na íntegra a posição do Partido:   «1- A gravidade da situação que o País...

Saúde cada vez mais inacessível

O PCP comentou, através de uma nota do seu Gabinete de Imprensa emitida no dia 15, os resultados do Relatório da Primavera elaborado pelo Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS). Em sua opinião, estes confirmam «o que há muito o...

PCP recebeu associações profissionais de militares

O PCP recebeu, no dia 16, delegações de associações representativas dos oficiais (AOFA), sargentos (ANS) e praças (AP) que apresentaram um conjunto de preocupações quanto à reestruturação das Forças Armadas e ao seu...