PCP comenta resultados na Emigração

Novamente a crescer

Conhecidos que são os resultados eleitorais nos dois círculos da Emigração (Europa e Fora da Europa), o PCP regista o crescimento da CDU em termos absolutos e relativos.

O PCP vai voltar a defender a primazia ao voto presencial dos emigrantes

Image 7881

Num comunicado da sua Direcção da Organização da Emigração, de 16 de Junho, o PCP salienta os 930 votos registados pela CDU nos dois círculos (mais 108 do que em 2009), o que significa um aumento de 13 por cento da expressão eleitoral da coligação entre os emigrantes.

O Partido considera que este resultado positivo está, porém, «longe das reais possibilidades de alargamento», chamando a atenção para as «enormes diferenças de meios humanos e materiais para a campanha em relação a outros partidos, designadamente os que decorrem da utilização das suas influências no aparelho de Estado ou das irregularidades decorrentes do voto por correspondência».

Os comunistas guardaram ainda uma palavra para os atrasos verificados no recebimento dos votos enviados pela DGAI, a «falta de uma campanha de sensibilização para o voto e de esclarecimento de como se vota por correspondência, quer nos órgãos de comunicação social nacional, quer nos regionais». Aspectos que, segundo a Direcção da Organização da Emigração, «não estão desligados da elevada percentagem de abstenção (mais de 83 por cento) e dos cerca de 4 600 votos nulos». Estes factos dão, segundo o comunicado, «redobrada razão à posição do PCP a favor do voto presencial com medidas de desdobramento das mesas de voto, bem como a outras propostas referentes ao recenseamento eleitoral, posições que voltaremos a defender na próxima legislatura».

 

Debate continua

 

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP também reuniu para analisar os resultados eleitorais, salientando o aumento de 4200 votos (mais de 7 por cento), o que representa a «maior absoluta dos últimos 20 anos no distrito». Os comunistas anunciam que os deputados eleitos pelo Porto, Honório Novo e Jorge Machado, entregarão cinco projectos de resolução, visando: a criação de um programa distrital de promoção do emprego com direitos e de combate à precariedade; a remoção dos resíduos industriais tóxicos em São Pedro da Cova e requalificação da zona envolvente; a alteração do modelo de financiamento do Metro do Porto, possibilitando o avanço da segunda fase do projecto com a integração da linha da Trofa; a recomendação ao Governo da construção do IC35; e a exigência do cumprimento da abertura imediata da repartição de Finanças dos Carvalhos.

No distrito de Santarém, a estrutura dirigente do PCP considera que o resultado alcançado pela CDU, «que se traduziu na eleição de um deputado e na passagem para quarta força política, constitui um importante factor para a acção e intervenção do PCP e da CDU na região». Este resultado foi possível graças à «intensa diversificada campanha de contacto directo com a população e os trabalhadores, no âmbito da qual se realizaram de mais de duas dezenas de debates e sessões sobre variados temas.

Em Castelo Branco, a Direcção da Organização Regional do PCP fala de «consolidação da votação da CDU no distrito».



Mais artigos de: PCP

Brutal ataque nos <i>Estaleiros</i> de Viana

O anunciado despedimento de 380 trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo representa um brutal ataque e exige união e luta de todos os trabalhadores e da população, em defesa daquele símbolo maior do Alto Minho.

Um livro indispensável que nasceu por acaso

Vidas na Clandestinidade, de Cristina Nogueira, apresentado na quinta-feira, é uma obra indispensável para os militantes comunistas e para todos quantos querem ver concretizada a consigna fascismo nunca mais!

Jornada de contacto do PCP

No dia em que toma posse o novo Governo da mesma velha política, desta feita liderado pelo PSD aliado ao CDS, o PCP iniciou uma jornada de esclarecimento junto dos trabalhadores e da população. Para hoje e amanhã, estavam agendadas dezenas de acções em...

Novo governo para prosseguir velha política

O PCP reagiu, no dia 17, ao anúncio de composição do novo governo e à divulgação do Acordo Político entre PSD e CDS-PP. Transcrevemos na íntegra a posição do Partido:   «1- A gravidade da situação que o País...

Saúde cada vez mais inacessível

O PCP comentou, através de uma nota do seu Gabinete de Imprensa emitida no dia 15, os resultados do Relatório da Primavera elaborado pelo Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS). Em sua opinião, estes confirmam «o que há muito o...

Cultura em debate na Guarda

Sem luz não há cor foi o lema do encontro realizado no dia 18 na Guarda sobre as questões da cultura. Participaram os deputados Ilda Figueiredo e João Oliveira e Filipe Diniz, membro da Comissão Nacional do PCP para as questões da cultura, para além da artista...

PCP recebeu associações profissionais de militares

O PCP recebeu, no dia 16, delegações de associações representativas dos oficiais (AOFA), sargentos (ANS) e praças (AP) que apresentaram um conjunto de preocupações quanto à reestruturação das Forças Armadas e ao seu...