Editorial
Opinião
PCP

Temos muito para dizer

Por razões diversas, as propostas do PCP e da CDU presentes nesta batalha eleitoral assumem uma importância acrescida que talvez não se tenha sentido desta forma noutras eleições.

A talhe de foice

Mais uma <i>troika</i>

«Temos de crescer, mas não podemos crescer se não temos competitividade. Daí que haja maneira de ajustar o sistema...
Actual

Salvar quem?

As conclusões das reuniões do ECOFIN e do Eurogrupo, o «cenário» que rodeou estas reuniões, a sua...
Actual

Soluções «high-cost»

O país precisa de exportar mais, dizem-nos os troikistas de serviço. É uma meia-verdade, pois nós o que precisamos...
Actual

Crónica de uma crise anunciada

Depois de teimosa e cegamente negar a crise para esconder as desastrosas consequências da política de subordinação...
Crónica Internacional

Os EUA e Bin Laden

Os EUA anunciaram recentemente o assassínio por um seu comando especial do multimilionário saudita Osama Bin Laden. Tal como o...
Em Foco

<i>Troikas</i> atacam «bifes do lombo»

O «memorando de entendimento», que une a troika que veio de fora e a troika que governa cá dentro há 35 anos, preconiza a urgente entrega ao grande capital de todas as participações públicas nas empresas mais rentáveis. As organizações dos trabalhadores contestam o aprofundamento de uma linha que já causou graves prejuízos ao País e apelam à luta, para que os «bifes do lombo» da economia nacional não fiquem totalmente nas mãos de quem coloca o lucro máximo acima de todos os interesses.

Legislativas 2011

Produzir para sair da crise

A defesa e aumento da produção nacional, nomeadamente na indústria transformadora, são condições essenciais para uma «saída séria e consistente da crise», afirmou anteontem Jerónimo de Sousa. Depois de visitar o Arsenal do Alfeite, de almoçar com ferroviários no Barreiro e de contactar com trabalhadores da Autoeuropa, o Secretário-geral do PCP apresentou no Montijo um plano de industrialização do País.

Renegociar a dívida

Jerónimo de Sousa reagiu, no Barreiro, ao anúncio do apoio do ECOFIN à intervenção externa em Portugal, avançando que o PCP apresentará logo no início dos trabalhos parlamentares a sua proposta de renegociação da dívida pública portuguesa.

Pôr o Alentejo a produzir

Uma calorosa recepção do povo dos distritos de Beja e de Évora à CDU e aos seus candidatos marcou o dia de pré-campanha de domingo. Em Pias, Mora, Montemor-o-Novo e Arraiolos, a luta por uma política patriótica e de esquerda saiu revigorada.



O voto que reforça a luta

O Secretário-geral do PCP esteve durante todo dia de sábado em campanha no distrito de Lisboa, onde afirmou que o voto na coligação que une comunistas, ecologistas e independentes é o garante do reforço da luta que prossegue depois de 5 de Junho.

Évora reclama mudança

Na sessão pública, no jardim municipal de Montemor-o-Novo e no jantar, no pavilhão multiusos...

Servir o povo e o País

Após a apresentação dos candidatos da CDU por Beja, pelo mandatário da candidatura, João Rocha, bem como...

Denunciar injustiças

Jerónimo de Sousa visitou, dia 12, o arquipélago da Madeira onde participou num conjunto de iniciativas integradas na campanha da CDU para as eleições legislativas de 5 de Junho. O Secretário-geral do PCP passou pelos concelhos de Machico, Ponta do Sol e Funchal.

<i>Troika</i> reduz na educação

Os estudantes do ensino superior deparam-se com graves ataques, com o governo a retirar a bolsa a 11 mil universitários e a diminuir mais 12 mil.

«A crise e a política económica necessária»

No âmbito das eleições de 5 de Junho a CDU promoveu, quinta-feira, em Lisboa, uma audição sobre «A crise e a política económica necessária», onde se debateu o actual rumo recessivo da economia portuguesa.

Voto de classe

Em muitas empresas e sectores do distrito de Lisboa estão a ser distribuídos comunicados aos trabalhadores com as razões...

«Basta de Roubo»

Numa ampla acção de contacto com a população, Miguel Viegas, Andreia Araújo e Rosa Gadanho, candidatos da...

Cresce a campanha da CDU

Mais de 60 apoiantes da CDU participaram, domingo, em França, na apresentação da lista da...

Comício na Marinha Grande

Centenas de pessoas participaram, na semana passada, na Marinha Grande, num jantar-comício da CDU, que...

Valorização da pesca

A CDU realizou, no dia 13, em Matosinhos, um comício pela «Valorização da pesca e dos...

MDM apela ao voto de mudança

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) apelou ao voto naqueles que não levaram «o País e as nossas vidas para...

Contactos em Beja

Rita Rato, candidata da CDU às eleições legislativas, realizou, há dias, uma visita à cidade de Beja, onde...

Acções de esclarecimento

Na presença de Honório Novo e Paula Baptista, candidatos da CDU pelo círculo eleitoral do Porto, a CDU levou a cabo, no...

Trabalhadores com a CDU

Mais de uma centena de dirigentes e delegados sindicais, membros de comissões de trabalhadores e outros...

Breves

Viana do Castelo Legenda1: Ilda Figueiredo, cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, visitou, no...

Nós apoiamos a CDU

À medida que se aproxima a data das eleições legislativas aumentam os apoios da CDU por parte de homens e mulheres de variadas formações, profissões e áreas de intervenção, unidos na determinação em dar mais força àqueles que, na Assembleia da República e nas pequenas e grandes lutas do dia-a-dia, estão ao lado dos trabalhadores e do povo, corporizando a alternativa patriótica e de esquerda de que Portugal precisa.

PCP

Política de direita afunda o País

Dados do INE divulgados na passada semana indicam uma queda do PIB pelo segundo trimestre consecutivo. Para o PCP é a confirmação de «uma recessão há muito anunciada».

Trabalhadores

Nas ruas contra as troikas

Milhares de trabalhadoras e trabalhadores vão hoje responder ao apelo da CGTP-IN e dar expressão pública à determinação de lutar contra a política que provocou a crise e contra o acordo que a vai agravar.

Só com a luta

As troikas estrangeira (FMI, UE e BCE) e nacional (PS, PSD e CDS) entenderam-se para lançar o maior ataque aos trabalhadores desde 1974, e só o desenvolvimento da luta pode travar o retrocesso social.

Ferroviários regressam à luta

Os trabalhadores vão voltar à greve ao trabalho extraordinário, dia 28, porque as administrações da CP e da CP Carga estão a desrespeitar o estabelecido no acordo que tinha levado à suspensão da luta.

Greve contra boicote nos têxteis

Em Castelo Branco, o Sindicato Têxtil da Beira Baixa anunciou uma greve no sector, para dia 27, em protesto pelos sucessivos adiamentos...

Apresentação no Porto

Na quarta-feira, 11 de Maio, na Casa Sindical do Porto, foi apresentado o livro CGTP-IN: 40 Anos de Luta com os...
Europa

Contra o novo assalto

Quando se anuncia um novo memorando com a troika FMI/BCE/UE, que impõe novos sacrifícios ao povo, o clima social na Grécia torna-se cada vez mais explosivo à medida que o país se vai afundando na depressão.

Na rua pelo futuro

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se no domingo, 15, em mais de 50 cidades de Espanha, exigindo emprego, salários e melhores condições de vida.

Berlusconi perde Milão

Os partidos do centro-direita, aliados do primeiro-ministro italiano, perderam a cidade de Milão na primeira volta das...

AI denuncia tortura em Espanha

A Amnistia Internacional (AI) voltou a denunciar a «persistência de torturas e maus tratos» de pessoas sob custódia...

Dinamarca repõe fronteiras

A Dinamarca reiterou, dia 13, a sua decisão de restabelecer o controlo de fronteiras, rejeitando as críticas da Comissão...

Interesses de classe

Caro leitor, fiz um estudo de enorme relevância, digno de fazer parte dos anais da ciência, quem sabe...
Internacional

«Os ricos que paguem a crise»

Milhares de pessoas manifestaram-se, quinta-feira e sexta-feira, em Nova Iorque e na Califórnia, contra os cortes orçamentais e exigiram que sejam os responsáveis e beneficiários da crise a pagar a factura.

Israel mata 18 palestinianos

O exército israelita reprimiu com violência os protestos populares que assinalaram o 63. aniversário do início da expulsão dos palestinianos dos seus territórios. 18 pessoas foram assassinadas e centenas ficaram feridas, algumas das quais em estado grave.

Governo responde com repressão

O executivo chileno reprimiu os protestos que quinta e sexta-feira mobilizaram dezenas de milhares de chilenos em todo o país. Cerca de...

NATO mata

As forças imperialistas continuam a castigar fortemente a população líbia. Os ataques contra edifícios...

Licença para matar

São eles que sujam as mãos. Fazem o que as forças armadas dos Estados nem sempre podem fazer. Os mercenários...
Temas

A <i>banha de cobra</i> do empreendedorismo

O empreendedorismo está na ordem do dia. As suas potencialidades são, no dizer dos seus panegiristas, tantas e tamanhas, só comparáveis aos múltiplos benefícios que certos feirantes atribuem à utilização da banha da cobra.

O empreendedorismo é, para a generalidade dos comentadores, não apenas, um conceito moderno: ele é muito mais que isso; ele é pós-moderno; ele é supra-moderno; enfim, ele é muito in.

Mas como quase tudo na vida, também nestas coisas convém relembrar a história do rei que vai nu.

Aumentar o IVA para patrões pouparem 1624 milhões €

Um dos aspectos que caracteriza a situação actual é a tentativa de manipulação da opinião pública que se verifica quase diariamente utilizando os média. Este comentário vem a propósito da polémica entre o PS e o PSD sobre a redução da Taxa Social Única (contribuição para a Segurança Social) mas apenas da parcela paga pelos patrões.

Um crime premeditado do fascismo

Por mais que o tentem esconder alguns notáveis «historiadores» da nossa praça, o fascismo de Salazar e Caetano assassinou muitos daqueles que se lhe opunham de forma consistente e organizada, em particular os comunistas. Os métodos eram variados e iam da tortura até à morte ao assassinato a tiro em plena rua. Mas houve outro método, porventura mais hipócrita mas igualmente letal: com a saúde arrasada em resultado das violentas torturas ou da falta de assistência médica, muitos antifascistas foram mandados para casa para morrer. O vilafranquense António Tavares (Tomé) foi um destes mártires. Ainda não tinha 29 anos.

Argumentos
Pontos Cardeais

Salários

Impostos sobre os vencimentos voltaram a aumentar o ano passado (2010), constituindo já 40% da massa salarial paga em média no...
Aconteceu

Crise gera prostituição

As técnicas da Associação «O Ninho» aperceberam-se a partir de 2009 que começavam a aparecer nas ruas...

Jovens dispostos a emigrar

Mais de metade dos jovens portugueses (57 por cento) afirmam estar dispostos a trabalhar noutro país europeu, segundo um...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Hoje, 19   Couço...

A semana em resumo

Frases

«A confirmarem-se as últimas sondagens, Portugal não vai escolher um governo....