«Basta de Roubo»
Numa ampla acção de contacto com a população, Miguel Viegas, Andreia Araújo e Rosa Gadanho, candidatos da CDU, juntamente com outros activistas, estiveram, no dia 7 de Maio, na Feira de Oliveirinha. Os candidatos Lúcia Gomes e Adelino Nunes estiveram, respectivamente, no Mercado de Ovar e de Oliveira de Azeméis. Em todas as iniciativas foi distribuído o folheto «Basta de Roubo», onde se apela ao reforço da CDU como «condição necessária» para uma alteração de fundo da actual política.
Dois dias antes, Miguel Viegas, Lúcia Gomes e Cristina Cardoso estiveram reunidos com a União de Sindicatos de Aveiro, representada por Joaquim Almeida, Andreia Araújo e José Costa. Do encontro saiu o alerta do aumento significativo da pobreza no distrito, nomeadamente entre os mais idosos – 200 mil com pensões inferiores ao Salário Mínimo Nacional – e jovens, com a perda do abono de família por 40 mil crianças, por força das medidas dos vários PEC, acordados entre o PS e o PSD.
Segundo se apurou, também a protecção social em situações de desemprego desce à medida que o desemprego sobe, estimando-se um valor real de cerca de 45 500 desempregados, metade destes sem qualquer subsídio.
No dia 12 de Maio, as candidatas Lúcia Gomes e Cristina Cardoso, acompanhadas por Armando Morais, da Comissão Concelhia da Feira do PCP, reuniram-se com Américo Santos, da Direcção do Cineclube da Feira, para apurar o estado dos apoios e investimentos públicos na área da difusão cinematográfica no País.
Testemunho de lutas
No dia 14, em Santa Maria da Feira, as candidatas Lúcia Gomes e Cristina Cardoso, acompanhadas por Pedro Almeida, participaram numa conversa sobre a ingerência do FMI e a situação juvenil. Ali, no Espaço da CDU, estiveram presentes várias dezenas de simpatizantes, apoiantes e jovens para dar o testemunho da sua situação: salários baixos, perseguição a activistas sindicais, desemprego, dificuldades na escola, mas também episódios de lutas vitoriosas dos trbalhadores.