Nasceu em Mora uma das maiores obras municipais feitas algum vez em Portugal. Quem não ouviu falar do Fluviário?
Ali poderá ver com os seus próprios olhos uma excelente exposição de habitats de água doce, cujas principais atracções são a flora e fauna do Alentejo.
A visita ao Fluviário corresponde a uma viagem desde os picos da montanha até às orlas do reino oceânico, com paragem em vários pontos de interesse. Ao longo do percurso, à medida que vamos imergindo no seu meio de água doce, somos presenteados com a intensa actividade de vários animais e é-nos dado a conhecer a importância histórica e cultural dos cursos de água e a crescente influência do homem nos mesmos.
A administração accionou 58 notas de culpa contra trabalhadores que não cumpriram os «serviços mínimos» impostos pela administração na greve geral. Porque em causa está o direito à greve, no plenário de dia 17, os trabalhadores decidiram prosseguir com a greve às horas suplementares até que seja reposta a legalidade.
A célula do PCP na TAP/Sociedade Portuguesa de Handling (SPdH) considera, em comunicado de dia 17, que os trabalhadores da empresa de apoio terrestre «têm razão para estar descontentes».
O PCP destacou, em conferência de imprensa, um parecer da Comissão Nacional de Eleições que considera ilegal a retirada de propaganda política pela Câmara Municipal do Porto.
O Governo poderá despedir mais de 25 mil trabalhadores do SNS em situação de precariedade deixando serviços à beira da ruptura, revelou, dia 17, a Frente Comum.
Os 118 trabalhadores da Portugália estão ameaçados com um despedimento colectivo que a Comissão de Trabalhadores vai impugnar judicialmente. No dia 14, os funcionários efectuaram uma marcha lenta de protesto.
Iniciam-se hoje as comemorações dos 60 anos do movimento do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, numa iniciativa promovida na Venezuela pela Federação Mundial da Juventude Democrática. Antes de partir para Caracas integrando a representação portuguesa, Carina Castro, dirigente da JCP, falou ao Avante!.
O desrespeito pela legislação laboral é uma constante no quotidiano da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, S.A. (EMEF). Tudo sob o olhar complacente do Governo, que nada faz para pôr cobro à violação sistemática dos direitos dos trabalhadores.
Em carta endereçada ao Ministro da Defesa Nacional, a ANS reafirmou a sua disposição de continuar a pugnar disciplinarmente pelos interesses socioprofissionais dos Sargentos de Portugal e suas famílias, das Forças Armadas e da Defesa Nacional e de Portugal.
A «quinta-feira negra» que abalou, dia 16, a bolsa de Nova Iorque, arrastando consigo as principais praças financeiras mundiais, trouxe de volta o espectro de uma profunda crise mundial.
Confrontado com uma crescente contestação social, o governo conservador grego decidiu antecipar as eleições legislativas para 16 de Setembro, procurando recuperar apoio eleitoral para prosseguir as reformas liberais.
O presidente da Venezuela, Hugo Chavez, apresentou, quarta-feira da semana passada, o anteprojecto de reforma constitucional. Entre as propostas está o aprofundamento da soberania e da participação popular.
A par da resistência popular iraquiana, o governo norte-americano enfrenta a contestação interna e os escândalos a menos de um mês da discussão dos resultados da estratégia para o Iraque.
O ensino superior português e europeu está a ser reestruturado de acordo com o Processo de Bolonha. Mas qual os objectivos destas transformações? E quais as consequências?
Quando, em 1996, era inaugurada no Centro de Trabalho Vitória a única exposição retrospectiva da obra de Celestino de Castro realizada até hoje em Portugal, alguém afirmou: «Toda a gente sabe que Celestino de Castro é um homem excepcional. Nem toda a gente sabe que Celestino de Castro é um arquitecto excepcional.»
Hoje, que deixámos de o ter entre nós, mais importante ainda é, para o próprio Partido, valorizar justamente a dimensão deste militante de exemplar firmeza, coragem e modéstia, a sua integridade, coerência e envergadura intelectual, o seu excepcional talento, o seu lugar muito destacado entre os grandes nomes da arquitectura em Portugal.
O Avanteatro revela o que de melhor se faz em Portugal ao nível das artes de palco. Esta é a convicção de Pedro Lago e Manuel Mendonça, da organização do Avanteatro que, em conversa com o Avante!, destacaram a presença, este ano, de várias companhias que desenvolvem o seu trabalho em pequenas localidades do País.
A Comissão Concelhia da Covilhã do PCP acusou, na semana passada, a Câmara Municipal de ter retirado pendões de divulgação da Festa do Avante! que estavam colocados nas ruas do concelho. Para os comunistas, tal acto revela a prepotência do presidente da autarquia, Carlos Pinto, que mostrou mais uma vez que «convive mal com o exercício das liberdades democráticas».
Toda a ajuda é bem-vinda na Quinta da Atalaia, todos os dias da semana. A Festa do Avante! está a ser construída com a força e a boa vontade de milhares de militantes e amigos. Nenhuma mão é demais. Basta aparecer!