Editorial

SIM, É POSSÍVEL

Como acentua o Comité Central do Partido, o ano de 2006 ficou marcado por uma intensa, alargada e persistente luta dos trabalhadores em defesa...
Opinião
Crónica Internacional

FALTA DE HUMOR

É difícil nos tempos que correm encontrar motivos para rir na política internacional. Há demasiada morte, destruição e sofrimento. Mas os...
A talhe de foice

O melhor

Nunca prestei atenção ao concurso Grandes Portugueses, que a RTP está a promover, com o objectivo de eleger o «maior português de sempre». Ao...
PCP

Agora Sim!

A realidade do aborto clandestino em Portugal é brutal, humilhante e desumana. Ao contrário dos que insistem na manutenção da Lei, dizendo que tem apenas valor simbólico e que as penas não são aplicadas, há que repetir factos, números e histórias de vida: o aborto praticado fora das três excepções previstas é um crime público, punido com penas até três anos de prisão.
Actual

O barulho das luzes

A EDP, que até 2010 espera ver os seus lucros crescer a uma taxa de 14 por cento ao ano, vai pedir autorização à Entidade Reguladora dos...
Actual

«Ricas prendas»

Passou um ano da eleição de Cavaco Silva para a Presidência da República, aqui se assinala o facto, não para fazer um balanço - que carece...
Actual

Uma questão de contas

O facto de Jorge Galamba aparecer como autor de actos ilícitos enquanto gestor de uma empresa pública associada à CP – a Fergráfica – não...
Em Foco

As mulheres não são «criminosas»

O conjunto das forças que se opõem à despenalização da IVG, como aconteceu em momentos anteriores, designadamente na campanha do referendo de 1998, usa argumentos e imagens deliberadamente chocantes e de clara manipulação dos sentimentos, inclusive religiosos, convergindo na deturpação e num desrespeito total pela verdade, pela sensibilidade e pela inteligência das pessoas, visando impedir um debate sereno e clarificador realizado em igualdade de circunstâncias.

Uma questão de justiça

O debate actual acerca da interrupção voluntária da gravidez, até às 10 semanas, a pedido da mulher, coloca na ordem do dia a necessidade de intervir e tomar posição de forma séria e responsável, sobre um problema de natureza social e política, mas com fortes implicações filosóficas, teológicas e culturais que determinam comportamentos e atitudes marcadas pelas ideias dominantes da sociedade em que vivemos.

Um olhar sobre o significado político, <br>social e humano

«Sim! Despenalizar o aborto. Proteger a maternidade e paternidade. Garantir o planeamento familiar e a educação sexual» é o título do livro que acompanha, esta semana, a edição do Avante! O lançamento do livro realiza-se, hoje, pelas 18h00, na União das Associações do Comércio (Rua Castilho, 14, Lisboa) e contará com a participação de Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, e de Allen Gomes, psiquiatra.

Aborto Clandestino Existe <br>– É urgente mudar a lei

Para o PCP, a luta pela despenalização do aborto, possuindo um valor e urgência próprias, é indissociável da garantia da protecção da função social da maternidade e paternidade; da implementação dos serviços de saúde e de uma adequada rede de consultas de planeamento familiar; e da implementação da educação sexual nas escolas. É preciso continuar a lutar pelo cumprimento de direitos constitucionais que – no plano laboral, da segurança social, da habitação, da saúde e do ensino – assegurem condições económicas e sociais que garantam o direito da mulher e do casal de decidirem sobre o momento e o número de filhos que desejam e podem ter. A acção e luta do PCP por uma sociedade mais justa e humana têm no próximo dia 11 de Fevereiro e no voto «Sim» um importante momento de afirmação desse objectivo e um inadiável passo no caminho da dignificação das mulheres portuguesas.
PCP

Uma luta de sempre dos comunistas

Jerónimo de Sousa esteve, domingo, em Ferreira do Alentejo, a participar num grande almoço – promovido pela Organização Regional de Beja do PCP – no âmbito da campanha pelo SIM no referendo do próximo dia 11 de Fevereiro. Publicamos a seguir a intervenção do secretário-geral do PCP.

PCP leva campanha para a rua

A campanha do PCP pelo SIM à despenalização da interrupção voluntária da gravidez prossegue por todo o País. A partir de hoje, e durante o fim-de-semana, estão marcadas vendas especiais do Avante! que traz um suplemento sobre o tema, bem como um livro. A apresentação do livro é hoje, em Lisboa, e conta com a presença do secretário-geral do PCP. Jerónimo de Sousa estará, sábado, em Aveiro, num jantar de campanha.

Trazer para a luta todos os trabalhadores

Jerónimo de Sousa jantou, dia 19, com duas centenas de activistas e dirigentes sindicais de Lisboa. O local não podia ser mais apropriado – A Voz do Operário, em Lisboa.

Consolidar os avanços e continuar a crescer

Realizou-se no passado sábado, em Alpiarça, uma reunião de quadros do Partido no distrito de Santarém. Nesta reunião, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, foi feito um balanço da acção de reforço do Partido no distrito e aprovado um documento com as principais linhas de trabalho para 2007. Conforme foi afirmado por vários dos 130 participantes nesta reunião, também no distrito a organização do Partido está mais forte.

Levar o Partido para as escolas

Em vésperas da VII Assembleia da Organização dos Professores de Lisboa do PCP, o Avante! falou com três dirigentes da organização – Ana Lourido, do Comité Central e responsável pelo sector, Sílvia Fialho e José Manuel Vargas, da direcção da organização. A luta dos professores e a acção do Partido foram os temas em destaque.

Sintra accionista dos Mellos

A Comissão Concelhia de Sintra do PCP não aceita que a Câmara Municipal tenha decidido comprar 12 mil acções (6 por cento) do capital social da sociedade gestora do Hospital Fernando da Fonseca.

Uma jornada heróica

A Direcção da Organização Regional de Leiria e a Comissão Concelhia da Marinha Grande do PCP inauguraram, no sábado, dia 20, uma exposição evocativa da revolta operária de 18 de Janeiro de 1934.
Trabalhadores

Impedir o trabalho escravo em Espanha

A propósito da Cimeira Ibérica contra a exploração laboral que começa hoje, o Sindicato da Construção do Norte exigiu, dia 18, medidas que impeçam a «escravatura».

Todos no mesmo <em>Metro</em>

O Governo e o conselho de gerência do Metropolitano lançaram, na comunicação social que controlam, uma ofensiva, assente na mentira e na mistificação, para virar os utentes contra os trabalhadores.

<em>PT</em> pode ir à porta de Sócrates

Se o primeiro-ministro não receber as organizações de trabalhadores «em tempo útil», poderá ser convocada uma concentração para junto da residência oficial de José Sócrates, antes da assembleia de accionistas.

Tribunal reconhece direitos sindicais

«Ficou provado que os dirigentes sindicais têm legitimidade para entrar nas instalações da empresa sem autorização da administração, bastando,...

Pela integração na <em>Lisnave</em>

Os trabalhadores da Gestnave e empresas associadas (Erecta, ACI e EPA) realizam hoje, de manhã, uma tribuna pública, junto ao Governo Civil de...

Inquietação na <em>Faceal</em>

Os 21 trabalhadores da Faceal, em Paderne, concelho de Albufeira, não receberam ainda os subsídios de férias e de Natal de 2006, e é-lhes...
Juventude

Universidade de Évora fecha cantina

A cantina da Universidade de Évora da Rua das Alcaçarias foi encerrada no início de Janeiro, uma situação que o colectivo da JCP considera...
Assembleia da República

Saúde pelas ruas da amargura

Em matéria de saúde, as coisas vão de mal a pior. As más notícias sucedem-se. O anúncio de qualquer nova medida é recebido com cepticismo e receio. Dado por certo é já que não há decisão que não se destine a agravar as condições de acesso aos cuidados de saúde. O Governo, que se diz de esquerda, mas que faz o que a direita aplaude, por este caminho – e não falta muito -, não se livra de ficar conhecido como o que mais fez para ser o coveiro do sistema que garante o direito constitucional à saúde dos portugueses.

Maltratar as populações

O Governo não conseguiu provar que nenhuma das alegadas «reestruturações» na política de saúde, eufemismo com que dá cobertura à sua sanha destruidora, resulta em benefício das populações.

Fecho de urgências

Dos 176 pontos da rede de urgência existentes em 2003, caso se concretizem as medidas anunciadas pelo Governo, o País passará a dispor de 83, ou seja, encerram 93 pontos fixos de urgência.

A má sorte de viver no interior

Ao distanciar cada vez mais as populações das unidades de saúde, como a realidade tem vindo a demonstrar, o resultado dessa opção só pode redundar em prejuízo dos que carecem de cuidados.

Resolução sobre os genéricos

Depois da crítica demolidora do PCP ao Governo pela sua política de saúde, já no período regimental de votações, o Parlamento aprovou por unanimidade um projecto de resolução que recomenda a adopção de medidas para a expansão do consumo de genéricos.

Ministro apanhado

O Ministro da Saúde fugiu a importantes questões que lhe foram colocadas pelo PCP. Muito notada, em particular, foi a ausência de qualquer...

Alinhar com falsidades

Estava o presidente da bancada comunista a desenvolver a sua linha de raciocínio em torno da necessidade de uma outra política para o...

Bodes expiatórios

Outra acusação de que o Ministro foi alvo no decurso da interpelação tem a ver com a sua tentativa de utilizar os profissionais de saúde como...
Europa

Organização juvenil declarada «terrorista»

O tribunal supremo espanhol declarou pela primeira vez, na sexta-feira, 19, as organizações juvenis da esquerda independentista basca como «associações ilícitas constitutivas de bando, organização ou grupo terrorista».

Conluio policial

A polícia britânica da Irlanda do Norte permitiu que as forças paramilitares unionistas cometessem assassínios e dezenas de crimes graves durante mais de uma década.

Suez regressa a França

Depois de ter sido expulsa da Argentina no início de 2006, a multinacional francesa Suez Environnement acaba de perder as concessões de...

Prodi amplia base dos EUA

O primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, autorizou a ampliação da base militar norte-americana em Vicence, perto de Veneza, caucionando...

Conspirações

Está agendada para amanhã, sexta-feira, em Madrid, a realização de um encontro dos (auto)denominados «amigos do tratado constitucional» que...
Internacional

Radicais ganham mas não governam

O Partido Radical venceu as legislativas na República Sérvia. Apesar da derrota, o «bloco reformista» do presidente e do actual primeiro-ministro deve ser convidado a governar.

Escalada para uma guerra

Os EUA estão a posicionar-se no terreno para lançar um ataque mais directo ao Irão, acusando este país de ser uma ameaça nuclear e de desestabilizar o Iraque.

Oposição convoca greve geral

A oposição libanesa convocou, para anteontem, uma greve geral cujo objectivo é forçar a demissão do governo liderado por Fouad Siniora, e...

Hamas e Fatah voltam a falar

O Movimento de Resistência Islâmica Hamas e os independentista da Fatah vão voltar a negociar a formação de um governo de unidade nacional na...

Ataque suicida em base da OTAN

Uma dezena de vítimas e pelo menos 14 feridos é o balanço provisório de um ataque suicida perpetrado anteontem contra uma base da OTAN no...
Argumentos
Religiões

De Guantanamo à IVG

O actual comportamento político da hierarquia católica dá que pensar. Assim como há individualidades altamente ligadas à igreja ou ao Opus Dei...
TVisto

Uma infame simetria

O apuramento por via plebiscitária/televisiva de quais terão sido os dez maiores portugueses de sempre não trouxe surpresas. Lá estão dois...

Autor: Monginho

Aconteceu

Preço dos medicamentos aumentou

O custo para os consumidores dos medicamentos e especialidades farmacêuticas aumentou 6,74 por cento no último trimestre de 2006, face a igual...

Ministro admite voos para Guantanamo

O ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou a passagem pelos Açores de sete voos «de e para» a base militar norte-americana de Guantanamo....

Lançamento de livro sobre IVG, em Lisboa

Hoje, 25, às 18h00, o secretário-geral do PCP participa no lançamento do livro «Sim! Despenalizar...

Jantar da campanha pelo Sim, em Aveiro

Sábado, 27, às 20h00, realiza-se em Aveiro, no Salão dos Bombeiros Novos de Aveiro, um jantar da...

VII Assembleia da Organização dos Professores do Sector Intelectual de Lisboa

Sábado, 27, às 15h00, realiza-se no CT Vitória (Av. Liberdade, 170), em Lisboa, a VII...

V Assembleia da Organização do Sector de Empresas do concelho de Loures

Sábado, 27, às 9h30, realiza-se, no CT de Santa Iria de Azóia, a V Assembleia da Organização do...

V Assembleia da Organização de Freguesia de Rio Tinto

Sábado, 27, às 15h00, realiza-se, no Centro Cultural de Rio Tinto, a V Assembleia da Organização...

Assembleia da Organização da Função Pública do Porto

Sexta-feira, 2 de Fevereiro, às 18h00, realiza-se no CT da Boavista, com a participação de João...

Acção pelo Sim, na Baixa de Lisboa

Terça-feira, 30, às 17h00, realiza-se uma acção pelo Sim, na Baixa da cidade de Lisboa.

Comício pelo «Sim!», no Porto

Sábado, 3 de Fevereiro, às 15h00, realiza-se no Cinema Batalha, no Porto, um Comício pelo «Sim!...

A semana em resumo