PCP
Novo ano lectivo: agravam-se os velhos e surgem novos problemas
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
Instigadores da guerra
A talhe de foice
Três notas e um míssil
Artigo de acesso livre
Actual
Carro vassoura
Actual
Como se brinca em Portugal?
Actual
A exploração
A vida, o trabalho e a luta na Conferência do PCP
Pela Conferência Nacional do PCP dos dias 12 e 13 de Novembro passou o País real: os trabalhadores, seus salários e direitos; os utentes e a defesa dos serviços públicos; os jovens e suas aspirações. E o Partido que organiza e impulsiona a sua luta.
Venda especial do Avante! revela potencialidades para crescer
A última edição do Avante!, com um suplemento sobre os mais graves problemas que afectam os trabalhadores e o povo e as propostas do Partido para os superar, foi motivo de uma venda especial, que revelou reais potencialidades de crescimento.
PCP critica «agenda de trabalho digno» e exige o fim da caducidade
Artigo de acesso livre
O PCP realizou na segunda-feira, 28, na Assembleia da República (AR), uma audição pública intitulada «Alterações à legislação laboral. Defender os direitos dos trabalhadores», onde foi anunciado o agendamento e discussão de um projecto de lei, já no dia 9 de Dezembro, sobre a redução do horário de trabalho semanal para as 35 horas, para todos os trabalhadores do sector público e privado. «As reposições, conquistas e avanços, por muito justos que sejam, não nos vão cair ao colo», salientou Paulo Raimundo, Secretário-geral do Partido.
«Olhem para o PCP por aquilo que é e não por aquilo que dizem que é»
Paulo Raimundo reafirmou o compromisso de classe do PCP, denunciou a submissão do Governo ao grande capital e apelou a que mais trabalhadores se juntem à luta e ao Partido, que o vejam pelo que é e não pelo que dizem ser.
Partido reclama combate determinado à escravidão e para além do episódico
O PCP considera que a operação da PJ no distrito de Beja «peca por tardia», incide apenas numa fracção da realidade da exploração e não esgota as acções que o Estado tem de implementar para lhe pôr cobro.
Intensifica-se a iniciativa em defesa dos serviços públicos e funções sociais
A garantia dos direitos de acesso a cuidados de saúde no SNS e da mobilidade e transportes têm estado em foco na acção reivindicativa das organizações do PCP.
Américo Leal em tempos de exploração
Reforço em assembleias
PCP felicita Cláudio Torres
Alargar a CDU como espaço de convergência
CGTP-IN realiza importante acção de luta pela valorização dos trabalhadores
Em «tempos desafiantes, de uma enorme ofensiva, que reclama uma poderosa resposta», a CGTP-IN reuniu no dia 25 de Novembro milhares de pessoas em frente da Assembleia da República, reprovando na rua o Orçamento do Estado que estava a ser votado no hemiciclo e garantindo o prosseguimento da luta. É dada prioridade ao aumento geral dos salários, no dia-a-dia de cada empresa e sector, e, em convergência, na semana de 10 a 17 de Dezembro.
Revolta fez-se greve forte nas cantinas e refeitórios
A Ahresp e as empresas concessionárias responderam às justas reivindicações dos trabalhadores com a explícita intenção de retirada de direitos e recusaram iniciar negociações com os sindicatos.
Enfermeiros em greve contestaram injustiças e discriminações
Na concentração de dia 23, junto do Ministério da Saúde, durante o quarto e último dia de greve, os enfermeiros e o SEP/CGTP-IN afirmaram a determinação de manter a luta, valorizando resultados.
Pilotos de barra e portos pararam
Polícias admitem novas lutas
Resposta insuficiente na Autoeuropa
Orçamento do Estado para 2023 deixa os problemas nacionais sem respostas
A discussão em torno do Orçamento do Estado para 2023 ficou concluída no dia 25, com a sua aprovação em votação final global pela maioria absoluta do PS, as abstenções de PAN e Livre e os votos contra das restantes bancadas.
Impedir a reversão dos avanços da nova Lei de Bases de Saúde
O PCP entregou ontem no Parlamento um projecto de lei com alterações ao Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) orientadas para a resolução de problemas no sector e para travar uma ainda maior entrega dos cuidados de saúde aos grupos económicos.
Utentes defendem direito a serviços públicos de qualidade
«Serviços Públicos de Proximidade e Qualidade – Exigir o Cumprimento da Constituição!» foi o lema do 14.º Encontro Nacional do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP), que se realizou, dia 26, nas instalações d’ A Voz do Operário, em Lisboa.
Brutal aumento da água no distrito de Portalegre
Com a nova empresa Intermunicipal de Águas do Alto Alentejo, em Alter do Chão, Arronches, Crato, Castelo de Vide, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel já se sente o brutal aumento dos preços da água.
Avança a desagregação das freguesias extintas
Na Assembleia da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e do Sobralinho foi aprovada, no dia 24 de Novembro, a desagregação destas freguesias, nos termos do n.º 2 do artigo 25.º da Lei n.º 39/2021.
Autarquias CDU querem debater o desenvolvimento doBaixo Alentejo
Inaugurada Residência de Estudantes da Escola Profissional de Cuba
PS sem projecto para Beja
Concentração em defesa do Hospital de Portimão
OE ignora reposição das SCUT
Semana de luta no Ensino Secundário
Greves no Reino Unido por aumento de salários
No Reino Unido, ferroviários, enfermeiros, empregados dos correios, professores universitários, entre outros trabalhadores, exigem a subida de salários de acordo com a inflação. Decorrem greves e anunciam-se novas paralisações até ao final do ano.
A propaganda dos Anos Europeus
Cuba impulsiona relações externas
Artigo de acesso livre
Resultado da recente viagem internacional do presidente Miguel Díaz-Canel, Cuba deu um impulso às relações políticas e económicas com diversos parceiros. O périplo desenrolou-se entre os dias 16 e 25 deste mês e incluiu visitas à Argélia, Rússia, Turquia e China.
Congresso do PAIGC é vitória da democracia
O PAIGC reuniu em Bissau o seu 10.º Congresso e reelegeu para um novo mandato Domingos Simões Pereira, na presidência do partido desde 2014. O PAIGC quer regressar ao poder e promover o desenvolvimento da Guiné-Bissau.
Assembleia Mundial da Paz em Hanói com representantes de 53 países
Com a participação do Conselho Português para a Paz e Cooperação, decorreu em Hanói a XXII Assembleia Mundial da Paz, que assumiu o compromisso de redobrar os esforços na luta pela paz e contra o imperialismo.
Forças da Turquia bombardeiam localidades em províncias da Síria
Fórum de São Paulo solidário com Cuba, Venezuela e Nicarágua
A economia por quatro dias de baixa
Sociedade
Lutar contra a indiferença e a discriminação
Um Livro por Mês
José Saramago, um escritor com o seu povo
1599 – Nasce Oliver Cromwell
Sujestões da semana
Tradições
«À Porta», Ciclo de Concertos de Natal promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Évora, com um programa musical enquadrado com o espírito da época. Entrada livre.
Dias 3 (16h00 às 17h00), 5 (14h30 às 15h30), 10 (16h00 às 17h00) e 7 de Janeiro de 2023 (16h00 às 17h00), na Igreja da Misericórdia de Évora (à porta), Largo da Misericórdia de Évora.
Circo
Festival LEME, na sua 4.ª edição, este festival de circo contemporâneo organizado pelo 23 Milhas e pela Bússola reúne 16 companhias de circo, de 10 países diferentes, que representam 70 artistas de 16 nacionalidades, com 16 espectáculos.
Até dia 4, com exibições em Ílhavo, Gafanha da Nazaré, Vista Alegre, Gafanha da Encarnação e Costa Nova, concelho de Ílhavo.
Exposições
Sem Corpo/ Disembodied, uma «cartografia poética» do corpo humano, através de 17 desenhos e de uma escultura da artista plástica Vera Mota, com curadoria de Filipa Loureiro.
Até 14 de Maio de 2023, no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, no Porto.
Teatro
A Sr.ª Ministra, comédia centrada na luta pelo poder, muito ligada à linguagem do absurdo, numa criação do Teatro Experimental de Cascais, com encenação Carlos Avilez.
Até 18 de Dezembro. Sessões de quarta a sábado, 21h00, ao domingo, às 16h00, no Teatro Municipal Mirita Casimiro, Monte Estoril, Cascais.
A Noite, obra de José Saramago que reconstrói o momento vivido na redacção de um jornal diário na noite de 24 para 25 de Abril de 1974, pelo Teatro Dramax Oeiras, com direcção de Celso Cleto.
Até 18 de Dezembro, de quarta a sábado, às 21h30, ao sábado e domingo, às 16h00, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras
Música
O Messias, de Händel, pelo Coral Sinfónico de Portugal, conjuntamente com o Spatium Vocale, o Choral Phydellius, a Nova Camerata de Santa Cecília e a Orquestra Alma Mater, sob direcção artística do maestro João Branco e da maestrina Saraswati.
Dia 3, 21h30, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. Dia 4, com entrada livre, na Basílica da Estrela, em Lisboa.
CasaFloresta e antimapa floresta, um concerto e uma instalação relacionados entre si e criados a partir de um projecto desenvolvido na Serra da Estrela e no âmbito do projecto à escuta: CasaFloresta, com Joana Sá, Luís J Martins e Lucas Tavares.
Dia 4 de Dezembro, concerto e instalação, 19h30; dias 6 e 7, instalação, das 15h00 às 20h00, no Teatro do Bairro Alto, Lisboa.
Ópera
Carmen, de Georges Bizet, pela Companhia de Ópera de Setúbal, numa produção da Associação Setúbal Voz.
Dias 2, 3 (às 21h30) e 4 (às 17h00), no Fórum Municipal Luísa Todi, Setúbal.