Intensifica-se a iniciativa em defesa dos serviços públicos e funções sociais
A garantia dos direitos de acesso a cuidados de saúde no SNS e da mobilidade e transportes têm estado em foco na acção reivindicativa das organizações do PCP.
Propostas do PCP foram chumbadas pela maioria PS
Ainda no passado dia 22, uma delegação do Partido composta por Bernardino Soares, membro do Comité Central e responsável pela Área da Saúde, Belmiro Magalhães, da Comissão Política, e Mário Figueiredo, Daniela Ferreira e Isabel Novais, da Direcção da Organização Regional de Braga (ORB) do PCP reuniram com o conselho de administração do Hospital de Barcelos com o objectivo de tomar o pulso à situação em que funciona aquela unidade do Serviço Nacional de Saúde e reiterar as propostas comunistas de construção de uma nova infra-estrutura, indispensável à prestação de cuidados de qualidade às populações de Barcelos e Esposende, a sua gestão pública e a contratação dos profissionais clínicos e não-clínicos em falta.
De resto, na semana passada, foram votadas na Assembleia da República alterações ao Orçamento do Estado respeitantes ao distrito de Braga, apresentadas pelo PCP, entre as quais a construção do já referido novo Hospital Santa Maria Maior e a expansão das instalações do Hospital de Braga, bem como a concretização da linha ferroviária directa entre Braga e Guimarães. Todas foram chumbadas pela maioria PS com a cumplicidade de PSD, Chega e IL.
Recorde-se que no dia 17, a ORB promoveu uma iniciativa com o intuito de alertar para a urgência de concretizar a ligação de comboio entre as duas maiores cidades do Minho. João Oliveira, cicloturista, partiu da estação de Braga à mesma hora que Bárbara Barros e Torcato Ribeiro, eleitos do PCP nos municípios de Braga e Guimarães, e chegou mais de uma hora adiantado em relação àqueles. Isto porque não existe linha directa entre as cidades, o que obriga a transbordos e eleva o tempo de viagem para quase duas horas e vinte minutos.
Também para alertar para a escassez de transportes e reivindicar soluções, o Organismo de Direcção do PCP para os Concelhos do Oeste promoveu, dia 4 de Novembro, no terminal do Campo Grande, em Lisboa, uma acção de contacto com utentes de Mafra, Sobral Monte Agraço, Torres Vedras, Lourinhã e Cadaval, iniciativa na qual participou a deputada comunista Alma Rivera.
Já no dia 8, a Comissão de Freguesia da Baixa da Banheira reiterou a sua preocupação com a situação da prestação de serviços de saúde, designadamente quanto ao abandono da obra do novo centro de saúde, que há quase um ano aguarda diligências da Câmara Municipal, com claros e graves prejuízos para a população.